• Carregando...
A Torta Banoffee da doceria Nanica Brasil, inaugurada no último sábado (18), em Curitiba.
A Torta Banoffee da doceria Nanica Brasil, inaugurada no último sábado (18), em Curitiba.| Foto: Divulgação

Inaugurada no fim de semana a primeira unidade da Nanica Brasil em Curitiba. A loja, que é especializada nas tortas Banoffee (da tradicional combinação massa, banana, toffe e creme) e todas variações de criações próprias, como a Uvoffee (uva e a torta com nutella, em vez de doce de leite) ou Monoffee (morango), já está funcionando na Rua Coronel Dulcídio, 540, no Batel.

E a inauguração foi um sucesso, com uma enorme fila à frente e mais de duas mil tortas vendidas.

São três sócios conduzindo o negócio, que fez o maior sucesso em São Paulo, onde tudo começou. Leonardo Macedo e Tito Barcelos saíram de Curitiba dispostos a levar para lá um sabor que, no Brasil, era exclusivo da capital paranaense, a torta de banana com toffee (caramelo), que arrebata paixões.

Abravanel, Barcelos e Macedo na Nanica Brasil de Curitiba.
Abravanel, Barcelos e Macedo na Nanica Brasil de Curitiba.| Foto: Divulgação

E lá, novidade total, deu muito certo, estourou, a ponto de novas e novas lojas terem sido abertas em curto espaço de tempo, tanto na cidade como em outras no estado, como Campinas, por exemplo.

E agora chegou a vez de se estabelecer no campo do adversário (se é que se pode dizer assim, onde a loja Banoffi é imperatriz). Banoffi, aliás, onde Tito Barcelos trabalhou por três anos – na área de salgados -, mas o suficiente para aprender os truques de execução de tão querida torta.

Leonardo, de seu lado, que trabalhou no Cerimonial do governo estadual, mas fez curso de gastronomia e queria ser cozinheiro, abriu um bar, Bendito Boteco, no Bigorrilho, caprichando no chope e os hambúrgueres. Até o dia que resolveu tentar a vida fora daqui.

Os dois se uniram e, com uma receita um pouco diferente da torta, se estabeleceram em São Paulo, em 2018, levando para lá o sucesso de sabor tão querido pelo curitibano. Deu muito certo. Num espaço minúsculo na Rua Augusta surgia o Nanica Brasil. Nanica, da banana, e também da pequena área disponível para o empreendimento.

Entre os clientes estrelados da casa estava o ator Tiago Abravanel (que já conhecia a Banoffee, que ganhou no camarim de uma apresentação em Curitiba, feita por Leonardo, que de vez em quando servia em seu bar) e que, entusiasmado, tornou-se sócio do negócio desde o início deste ano.

E aí, claro, além dos sabores, a presença de um artista famoso na sociedade, catapultou o Nanica Brasil para as nuvens. Sucesso total, que agora chega a Curitiba, justamente para competir com aquela já estabelecida e consagrada na cidade.

Depois da inauguração do último sábado, a doceria já estará em pleno funcionamento nesta semana que começa. Está localizada dentro de um jardim secreto, no Batel, com capacidade para até 18 lugares e com parceria exclusiva da Rappi para delivery. Funciona todos os dias e tem todos as tortas que conquistaram São Paulo.

A Torta Banoffi, com assinatura de Renatta Ferian, que agrada ao paladar do curitibano há pelo menos 18 anos.
A Torta Banoffi, com assinatura de Renatta Ferian, que agrada ao paladar do curitibano há pelo menos 18 anos. | Foto: Divulgação

Banoffi, a identidade curitibana

Mas Curitiba já é conhecida pela popularidade da Torta Banoffi. Sim, Banoffi com “i” e não com “ee”, como costuma se ver por aí. Tal como foi escrita originalmente, desde sua concepção, pelo chef Ian Dowding (confira aqui, inclusive com a receita dele), e trazida para cá na virada do século pela confeiteira Renatta Ferian, que morou, casou e trabalhou em Londres, onde aprendeu o ofício como ajudante de confeitaria no Balans e depois gerente de uma delicatessen super descolada, a Deli, que ficava próxima à estação de South Kensington e hoje não existe mais – no local, atualmente, funciona uma pizzaria.

Ela e o marido, Délio Canabrava, eram encantados por essa torta, que Renatta já fazia tão bem. E quando chegaram de volta ao Brasil, estabelecidos em Curitiba, ela começou a fazer a Banoffi no próprio apartamento, minúsculo, onde eles moravam. E vendia para fora, com toda a dificuldade para entregar de quem não possuía carro.

Em 2003 conseguiu conquistar seu primeiro ponto de venda, no então badalado Beto Batata (o original, do Robert Amorim, ali no Alto da XV, criador da Batata suíça). Algum tempo depois conseguiram se estabelecer comercialmente e aí a Banoffi brilhou de vez.

De um doce que absolutamente ninguém conhecia por aqui, aquela Banoffi chegou a ser o sabor popular eleito por vários meios de comunicação, em toda Curitiba e região. E ela, Renatta, fazia e ainda faz questão de assinar cada fatia ou cada Banoffi inteira, que sai da sua cozinha.

Foram muitos anos de sucesso, de unanimidade e de pessoas se surpreendendo. E agora, expandiu de tal forma, que há Banoffi até nos postos Ipiranga de Curitiba.

Festival de tortas

Aliás, a propósito, a Banoffi está em plena temporada do Festival de Tortas da Banoffi, que já fez sucesso em uma versão anterior e que agora foi relançado.

São seis sabores de torta: amendoim, morango, Nutella, brigadeiro, abacaxi com coco e, claro, a tradicional, Banoffi, que dá nome à casa e que chegou a Curitiba há 18 anos.

O festival se estende até o dia 14 de outubro e marca o lançamento oficial do aplicativo próprio de delivery da Banoffi, com direito a desconto de 10% no pedido para quem fizer pedido pelo app, que pode ser acessado através do site oficial da doceria (clique aqui). Além disso, também é possível retirar o doce no balcão da confeitaria ou consumir no local, no mesmo endereço (sempre respeitando as regras sanitárias vigentes), na Rua Itupava, 1094,  no Alto da XV.

O valor da fatia é R$ 14 e da torta inteira é R$ 105.

O Festival de Tortas da Banoffi vai até metade de outubro, com seis sabores diferentes.
O Festival de Tortas da Banoffi vai até metade de outubro, com seis sabores diferentes.| Foto: Divulgação

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]