

Bacalhau do Ninho – posta de bacalhau grelhada, acompanhada de arroz com lentilhas e cebola crocante, legumes salteados e azeitonas.

Karam Abou Saab e Angelina Braz, os proprietários do restaurante Ninho.

Salada New York – folhas, mussarela de búfala e uma fatia de carpaccio.

Compota de frutas e sorvete.
O João Felipe Radloff tem um dom para descobrir novos restaurantes e novos sabores da cidade. Ele é On Trade Paraná (responsável pela venda para restaurantes) da Épice Importação e também cuida da “key account” (os clientes chaves da empresa, tanto lojas quanto restaurantes). E por essas e outras, Radloff frequentemente organiza jantares e eventos para promover alguns dos vinhos que a importadora nos traz.
Lembro-me de ter descoberto através dele a Carnaroli Risotos & Mignon, do jovem casal Diego & Flávia Mello, num jantar especial um dia antes da inauguração oficial da casa – para uma harmonização com os vinhos argentinos da Bodega Tamarí, da região de Mendoza, que registrei aqui no blog.
Pois agora tive a chance de conhecer o restaurante Ninho – Cozinha Contemporânea e Eventos, convidado que fui para o jantar com os produtores de vinho que estiveram em Curitiba para a Épice Road Show, importante evento realizado na Adega Brasil.
O Ninho é a concretização de um sonho gastronômico do médico Karam Abou Saab e de sua mulher, Angelina Braz, chef de cozinha, que havia algum tempo já vinha trabalhando com eventos e se aperfeiçoando na gastronomia até se sentir capacitada para tomar conta de uma casa de tal gabarito.
O lugar é muito bonito, o restaurante ocupa o andar térreo de um pequeno edifício recém-construído. Amplo, de bela e discreta decoração, salão principal bem grande e outras dependências para eventos menores, inclusive para confrarias e grupos gourmets. Está aberto há pouco mais de um mês, a princípio em soft open e dali em diante sem muito alarde, apenas para dar conta das pessoas que vão chegando das redondezas e do ouvir falar. Como está situado em uma rua muito sossegada, a Padre Camargo (que fica atrás do Hospital de Clínicas), ainda não foi descoberto por muita gente.
Mas vale a pena descobrir. No almoço, diariamente, é servido um buffet completo, com opções de carnes e massas. Para o jantar, o atendimento é mediante reserva, com um cardápio bem enxuto, com duas opções de bruschettas para começar, duas de saladas, quatro de mar (bacalhau, linguado, salmão e camarão) e um pouco mais de carnes, com mignons, costelinha de porco, pato (magret), pernil agridoce, frango e uma surpreendente rabada, que não é muito comum em restaurantes desse tipo. Assim como os strogonoffs, que são dois, de camarão e de mignon. Há também algumas massas completando o menu.
Nosso jantar começou com dois tipos de bruschetta (napolitana e funghi) e em seguida veio a Salada New York (R$ 26), um mix de folhas com tomate, mussarela (eu sei que o correto é muçarela, mas não dá) de búfala e carpaccio. Sabores delicados e bem interessantes. A ideia de incluir o carpaccio entre as folhas e o queijo foi muito bem-vinda.
Havia duas escolhas para o prato principal e a opção de todos em volta foi a de Bacalhau (R$ 83) – uma posta de bacalhau grelhada, acompanhada de arroz com lentilhas e cebola crocante, legumes salteados e azeitonas. Aprovado. Tostadinha por fora e macia por dentro, a posta alta de bacalhau pôde ser apreciada sem ameaças de molhos ou outros artifícios que desviam os sabores do prato. Tudo na medida, completando os sabores.
De sobremesa, uma Compota de frutas frescas da estação, acompanhada de sorvete de creme.
Evidentemente que os vinhos da noite foram aqueles que os próprios produtores se encarregaram de levar. Mas pedi para dar uma olhada na carta de vinhos, que é bem equilibrada, com alguns nacionais (principalmente os bons espumantes) e de resto dividida entre escolhas pinçadas de diversas importadoras, o que dá um equilíbrio nas opções oferecidas.
(Ah, sim, um detalhe que já ia me esquecendo: o pianista é muito bom, não fica naquelas musiquinhas tipo piano romântico e passeia por todos os gêneros, da MPB a alguns clássicos de Chopin, Beethoven e Rachmaninoff.)
Ninho – Cozinha Contemporânea e Eventos
Rua Padre Camargo, 435 – Alto da Glória
Fone: (41) 3079-1204

Fachada do restaurante Ninho, nova opção em boa gastronomia de Curitiba.
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br



