• Carregando...
O primeiro cardápio do novo chef do restaurante C La Vie
| Foto:
Fabiano Camargo
Lenin Palhano está assumindo o comando do C La Vie e prepara um jantar de sotaque francês para sua estreia oficial na nova casa.

Nem bem assumiu o comando das panelas e o jovem Lenin Palhano já tem seu primeiro grande momento como chef do restaurante C La Vie. É o responsável pela concepção e será o executor do cardápio a ser apresentado no jantar harmonizado que traz novamente a Curitiba o produtor francês Philippe Pacalet, um dos mais respeitados enólogos da região da Borgonha. Será na quinta-feira que vem (11), ocasião em que Pacalet apresentará alguns de seus vinhos mais expressivos.

Philippe Pacalet é uma das maiores expressões dos chamados vinhos naturais ou orgânicos, criados sem uso de defensivos agrícolas e adições de elementos químicos alheios ao processo tradicional. Formado em enologia, biologia e química, é um profundo conhecedor dos solos da Borgonha. Estará pela segunda vez em Curitiba, pois em 2008 havia passado por aqui, realizando um evento no restaurante Terra Madre.

Fabiano Camargo

E é com um produtor desse gabarito que Lenin Palhano vai fazer a primeira parceria de sabores. Premiado como “Chef Revelação – Talento Jovem” pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, Palhano vem de quatro anos no próprio Terra Madre, onde trabalhava com o chef Ivan Lopes. E agora, aos 25 anos, assume sua primeira chefia.

Londrinense, Palhano se mudou para Curitiba com o objetivo de estudar gastronomia. Começou a carreira há cinco anos, lavando pratos numa rede de massas fast food. Depois passou pela Expand e então ingressou no Terra Madre, onde iniciou como auxiliar de cozinha, passou pela função de garge manger (o responsável pelas saladas e comidas frias) e nos últimos dois anos era o sous-chef da cozinha. Nesse meio tempo, além da atuação prática, também se formou em gastronomia nas faculdades Opet.

Assim como o Terra Madre, o C La Vie faz parte do grupo Vino!, que conta com lojas de vinhos e restaurantes, com unidades em Curitiba, Londrina, Ribeirão Preto, São Paulo e Florianópolis. O desenvolvimento do trabalho de Palhano e as qualidades apresentadas trabalhando em sua bancada fizeram com que o grupo lhe dedicasse o comando completo de uma das casas da rede, para a expansão de sua criatividade gastronômica.

O jantar francês

Num primeiro momento da rotina do C La Vie Lenin Palhano atuará no comando da equipe, com a manutenção do menu já existente, criado em sua maioria por pratos assinados pelo consagrado e premiado chef francês Erick Jacquin (do La Brasserie, de São Paulo), responsável pela consultoria na estruturação do restaurante. Aos poucos deverá encaixar seu estilo à nova cozinha.
Mas já nesse próximo evento terá a oportunidade de apresentar suas primeiras criações, elaborando um cardápio adequado para a harmonização com os vinhos Pacalet. A degustação terá entrada, dois pratos principais e sobremesa, em quatro momentos combinados com vinhos diferentes.

Para entrada, o jovem chef anuncia um Camarão rosa salteado com musseline de cará ao molho de moqueca e farofinha de pistache, que será acompanhado de um vinho Chablis 1er Cru Beauroy 2008.

Em seguida, o primeiro prato, que será uma Paleta de leitão ao forno com nhoque de batatas trufado, speck crocante e espuma de foie gras, para fazer parceria com o vinho Chambolle-Musigny 2006.

Um Lombo de cordeiro em crosta de parmesão com risoto de arroz selvagem ao molho rústico será o segundo prato, escoltado pelo vinho Pommard 2006.

De sobremesa, o Dueto de doce de leite, de par com o vinho doce Muscat de Beaumes de Venise 2007 – Perrin.

O jantar de estreia do chef Lenin Palhano está marcado para começar às 20h, ao preço de R$ 180 por pessoa.

Restaurante C La Vie
Rua Comendador Araújo, 970 – Batel
Fone: (41) 3029-9988

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]