Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os sabores brasileiros nos pratos de Ivan Lopes e nas cervejas artesanais

Paleta de cordeiro

Paleta de cordeiro com mini-batatas e brócolis grelhados ao molho do assado, o prato principal que o chef Ivan Lopes preparou para o jantar harmonizado dessa quinta. (Foto/ Anacreon de Téos)

Pastelzinho carne de onça

Pastelzinho de carne de onça, uma das novas atrações do cardápio do Mukeka, abrindo o jantar harmonizado com cervejas. (Foto/ Anacreon de Téos)

Harmonização tem sido a palavra-chave de muitos encontros gastronômicos dos últimos tempos. Acho que não requer muita explicação, pois aqueles que circulam aqui por esse blog já são, digamos, um tanto iniciados nessa arte de comer bem. Mas vá lá que alguém ainda possa ficar na dúvida ou até desdenhar a expressão, entendendo ser mais um modismo ou algo assim.

Harmonizar é combinar sabores em busca de um terceiro, valorizando cada um deles e chegando a um melhor ainda. Por essas e outras não se recomenda abrir um vinho tinto encorpado para acompanhar um filé de peixe branco, por exemplo. Ou acompanhar uma carne com molho pesado com um vinho branco de pouca estrutura. E é isso que se tem dito de sempre até hoje, mas somente de uns tempos para cá começa a ganhar mais guarida entre os consumidores comuns.

Pelo puro prazer de provar e descobrir que é assim, que funciona. E os tempos modernos estão aí a explicar que isso vale não apenas para os vinhos, mas também para outras bebidas, como a cerveja. E aos poucos vai caindo aquela tendência de se beber pelo volume, quantas e quantas possíveis, hoje na troca pela qualidade de cervejas se assinaturas próprias, de sabores distintos, fabricadas quase que de maneira artesanal.

Com a disseminação dessas cervejas de personalidade, chegar à harmonização com pratos foi um passo automático. Os sommeliers de cerveja ganharam espaço e hoje os apreciadores da combinação entre a boa comida e a boa bebida se abrem completamente às novas informações que a harmonização com cervejas traz.

Nessa quinta-feira, no Mukeka – Cozinha Brasileira, mais uma boa oportunidade de desafiar as papilas gustativas na composição entre os dois elementos, comida e bebida. O restaurante está promovendo uma harmonização de alguns dos novos pratos criados pelo chef Ivan Lopes para o cardápio da casa com algumas opções da nova carta de cervejas artesanais brasileiras e certamente terá uma noite de sucesso entre os apreciadores da boa refeição.

Tudo começa com um Pastelzinho de carne de onça, a ser harmonizado com a cerveja Coruja Viva, uma lager não pasteurizada, com 4,5% de álcool. Em seguida, Costela de tambaqui com couscous de farinha “ovinha” e molho de limão galego, que terá a companhia da cerveja Colorado Appia, 5,5%, que apresenta um sabor levemente adocicado, por receber mel de laranjeira em sua composição.

O prato principal será uma Paleta de cordeiro com mini-batatas e brócolis grelhados ao molho do assado. A cerveja escolhida a Coruja Alba Weinzenbock, 6,8%, uma escura com leves aromas de cravo e banana.

De sobremesa, Mousse de chocolate (70%), cumaru e geleia de cupuaçu, harmonizada com uma Amazon Stout Açaí, 7,2%, que me deixou muito curioso para conhecer. Consta que tem aroma e sabor de café, chocolate e malte torrado e que, por isso mesmo, casa muito bem com o chocolate.

A harmonização de cervejas será conduzida pelo expert Elcio Appel, sommelier de cervejas da Beer Company e o valor, por pessoa, será de R$ 95.

Essa não dá pra perder, não é?

 

Restaurante Mukeka – Cozinha Brasileira

Rua Machado de Assis, 417 – Juvevê

Fone: (41) 3156-3028

 

=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.