Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os sabores do mundo na cozinha do Ayza – Sabores de Origem

Anacreon de Téos
A brigada de trabalho do Ayza, de cozinha e salão. Bem treinada e pronta para a abertura oficial da casa.

A primeira impressão é a melhor possível. Fui ontem conferir a proposta do Ayza – Sabores de Origem, o novo restaurante que começa a funcionar amanhã, em Curitiba (hoje tem a inauguração festiva, apenas para convidados).

Quem acompanha esse blog certamente viu a nota publicada na semana passada, descrevendo a proposta e apresentando o cardápio completo da nova casa. E o que desde então alimentava minhas dúvidas seria a capacidade de a cozinha do restaurante poder manter um padrão de qualidade em comidas de origens tão diversas, variando entre as cozinhas japonesa, peruana, italiana, norte-americana, portuguesa, húngara, árabe, espanhola e francesa – das que me ocorrem agora.

Anacreon de Téos
Edna Trindade, Claudio Corvera e Jenny Amorim, os proprietários do Ayza.

O chef Helton Camargo Costa é o responsável pela concepção dos pratos e seguiu apenas uma recomendação: todos deveriam ser absolutamente como os originais de cada país em questão. Nada, por exemplo, de toque personalizado do chef no Caldo verde português. No Ayza vai à mesa com os mesmos ingredientes lá da santa terrinha. Helton treinou pessoalmente toda a equipe da cozinha do Ayza, que será comandada no dia a dia pelo chef Carlos Eduardo Rohrsetzer – ambos têm base firmada na cozinha de importantes restaurantes de Santa Catarina. Com eles, a pâtissiere Renata Giuliani.

Conversei ontem por um bom tempo com o Cláudio Corvera, um dos sócios do novo empreendimento. Argentino, Corvera já estava estabelecido em Curitiba, proprietário da importadora de vinhos e a loja Reserva Austral, que durante anos funcionou em anexo à Simões de Assis Galeria de Arte, no Batel. No início deste ano, já com conhecimento do mercado gastronômico no Brasil, iniciou o projeto do restaurante Ayza, em sociedade com Jenny Amorim (também da Austral) e Edna Trindade, que ontem apresentaram oficialmente o novo espaço.

O diferencial do Ayza em relação a outros restaurantes que funcionam acoplados a lojas de vinhos é que a carta não oferece apenas os vinhos importados pela Austral e sim de todas as gamas de importadoras disponíveis no mercado. E, aí tanto quanto as outras, cobra na mesa o mesmo preço do balcão da loja.

Na apresentação oficial da casa, o desfile de alguns pratos de origens diversas, para mostrar a versatilidade da cozinha. Vieram em pequenas porções, no formato de menu-degustação, mas na rotina diária serão servidos à la carte, em pratos normais. Acompanhe a sequência das criações do Ayza.

Anacreon de Téos
Gaspacho, a sopa fria espanhola para começar a noite.
Anacreon de Téos
Seleção de entradas para degustação: Lascas de presunto cru com azeitonas negras e azeite espanhol (Espanha), Ceviche (Peru) e Tempurá de legumes com camarões, molho de ostras e endívias marinadas (Japão).
Anacreon de Téos
O Caldo Verde, com sotaque português.
Anacreon de Téos
A suíte da água: Camarão Dijon, refogado com mostarda Dijon e mel e servido com purê de castanhas (França); Lombo de bacalhau à moda do Porto, imerso em azeite português com alho confit blocos de batatas e tomates frescos (Portugal) e Robalo à Porto dos Casais, grelhado com ragú de aipim e camarões e molho de extrato de camarão (Brasil).
Anacreon de Téos
A suíte da terra: Cabritinho de Coimbra, ao forno com batatinhas da terra e esturgido português (Portugal); Carré de Cordeiro com crosta de hortelã e purê de raízes (Árabe)e Ossobuco com polenta (Itália).
Anacreon de Téos
Cheesecake com calda de frutas vermelhas (Grécia).
Anacreon de Téos
Espuma de manga com sorvete de coco e calda de gengibre (Brasil), uma sobremesa deliciosa, da lavra de Renata Giuliani.

A responsabilidade de manter no pique uma cozinha tão diversificada quanto a proposta do Ayza é muito grande. Mas a turma da casa, entusiasmada pelo início da jornada, garante que a brigada está preparada para segurar as pontas. É o que se espera, pois Curitiba agradece pela oferta de mais uma bela opção de gastronomia na cidade.

A partir de amanhã, portanto, o Ayza – Sabores de Origem estará aberto diariamente para almoço e jantar, oferecendo um espaço agradável e muito bem decorado aos seus clientes.

Ayza – Sabores de Origem

Avenida Sete de Setembro, 6355 – Seminário
Fone: (41) 3039-8400

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.