• Carregando...
A chef Bel Coelho no espaço do Restaurante Pop-Up, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, no Pátio Batel. Ela é a primeira famosa a cozinhar no local. Outros virão. (Fotos/ Valterci Santos)
A chef Bel Coelho no espaço do Restaurante Pop-Up, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, no Pátio Batel. Ela é a primeira famosa a cozinhar no local. Outros virão. (Fotos/ Valterci Santos)| Foto:

Meu filé Oswaldo Aranha, a homenagem da chef Bel Coelho ao seu avô, na recomposição do prato que leva seu nome.

Salada de cogumelos, uma das entradas a escolher.

Surgiram já há bom tempo (tendência do início da década de 2000, como happenings em países como Austrália e Inglaterra.), e se espalharam pelo mundo. E assim, tomando conta, os restaurantes Pop-Up marcaram como a nova convergência no mercado gastronômico.

Salada vermelha, outra entrada.

São mini restaurantes temporários, que funcionam em armazéns, lojas, galerias, shoppings, centros de eventos e até mesmo em restaurantes maiores (um restaurante dentro de outro). Sempre com tiro curto, apresentando um chef de cozinha para um determinado período e aí – quem sabe? – sendo substituído por outro.

Aqui no Brasil há alguns exemplos bem conhecidos e exitosos. A começar pela chef Roberta Sudbrack, que fechou seu badalado e estrelado restaurantes, para agir em pop up, o Sud Dog, um bar de cachorro-quente lançado em São Paulo em meados de 2016.

Além dela, passaram pela experiência Claude e Thomas Troisgros, Alberto Landgraf, Morena Leite e Bel Coelho, esta com o restaurante Clandestino, no Beco do Batman, também em São Paulo. Que é um restaurante normal em sua estrutura, mas nasceu com a ideia de funcionar apenas uma semana por mês. E deu certo assim, sem maiores problemas.

Pois é justamente a chef Bel Coelho quem está em Curitiba para lançar o modelo pop up entre nós, que começa a funcionar com ela, a partir desta quinta-feira (12).  O exclusivo espaço está localizado no mezanino do piso L4 do Pátio Batel (onde funcionou por um bom tempo o Estúdio Bom Gourmet) e traz uma proposta de cozinha itinerante de alto padrão, em que um chef assinará o cardápio do restaurante por um período variável.

Bel Coelho, cozinheira conhecida por ser a apresentadora do programa “Receita de Viagem”, do canal TLC Discovery, é jovem e polêmica. No ano passado criticou abertamente a vencedora do programa Masterchef Brasil, Michele Crispim, de ter vencido com uma sobremesa copiada exatamente dela. Depois, após a repercussão, desculpou-se e também Michele, por ter copiado a receita sem ter dito nada.

Mas o que importa é que ela cozinha muito e apresenta para nós o Pop-Up, proposta que projeta Curitiba juntamente aos grandes centros gastronômicos mundiais. O novo restaurante chega para complementar o projeto do Pátio Gastronômico do Pátio Batel, com diferentes áreas de convivência e um novo olhar sobre a gastronomia.

O primeiro menu

O objetivo do Pop-Up é, portanto, proporcionar uma experiência exclusiva com o cardápio assinado por chefs de renome. Nesta primeira operação, a proposta da chef é valorizar a brasilidade com um toque de ingredientes conhecidos dos paranaenses. Para a entrada, duas opções de salada: Salada Vermelha (beterraba assada, tomatinhos, queijo feta, amêndoas e ar de melancia) ou Salada de cogumelos (creme de cogumelos, farofa de milho, pinhão e cogumelos grelhados).

Para o prato principal, três opções: Pescada amarela com pupunha assada e molho de castanha de caju, Risoto de Paio e o Meu filé Oswaldo Aranha, uma releitura da cozinheira do tradicional prato brasileiro (e principalmente carioca), que leva filé mignon grelhado, chips de batata calabresa e purê de alho assado (o original tem alho frito e batatas portuguesas), além de farofa e purê de batatas. É, também, uma homenagem ao seu avô, neta ela que é do diplomata Oswaldo Aranha.

A sobremesa virá com duas versões: Tartare de abacaxi com tapioca e coco brûlée e Espuma de chocolate com doce de cupuaçu, creme de cumaru e farofa de castanha do Pará.

O preço por pessoa será de R$ 120, com o cardápio fechado. Haverá carta de vinhos, cervejas e bebidas sem álcool, para serem cobrados à parte, conforme o desejo de cada um.

O menu assinado pela chef será servido por um período específico, posteriormente dando lugar para as criações de outro cozinheiro ou até algum evento relâmpago que poderá surgir.

Para contatos ou reservas com o Pop-Up, o e-mail é popupctba@gmail.com.

Risoto de paio com abóbora e couve, escolha entre os pratos principais.

Restaurante Pop-Up

Avenida do Batel, 1868 – (Shopping Pátio Batel) Batel

Fone: (41) 3069-8301

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]