Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
O ST444 Wine foi aberto há pouco tempo e marca pela harmonização entre vinhos e carne de parrilha.
O ST444 Wine foi aberto há pouco tempo e marca pela harmonização entre vinhos e carne de parrilha.| Foto: Divulgação

Vinhos e carnes, melhores amigos. Foram feitos um para o outro e é assim que são tratados em qualquer mesa de Argentina ou Uruguai, onde, tradicionalmente, a carne reina soberana sobre outros pratos.

Aqui no Brasil esse hábito ainda não está tão arraigado, por mais que também se consuma muita carne na brasa. Mas, aos poucos, vai ganhando adeptos e, a partir do instante que se inicia nessa harmonização, ninguém mais quer sair.

Algumas churrascarias de ponta já dispõem de cartas de vinho muito bem elaboradas, mas a grande maioria ainda é deficiente nesse quesito, tendo as cervejas como bebidas mais oferecidas e, consequentemente, mais consumidas.

Quando o empresário Marcelo Santana decidiu abrir uma segunda casa do Street 444 (a primeira funciona no Batel, confira publicação aqui), voltada prioritariamente para a carne, sabia que, mais cedo ou mais tarde, teria de servir vinhos e propor harmonizações com o que saía do braseiro. Porque o Street 444 Patagônia foi aberto no fim do ano passado, como um gastrobar com culinária simplificada e três torneiras de chopes, com área ao ar livre e espaço interno, para curtir qualquer hora do dia. O lugar foi inteiro ambientado para que os clientes se sentissem na Patagônia.

Só que a Patagônia também é terra de vinhos. De belos vinhos, diga-se. Sob esse foco, Santana inaugurou agora o ST444 Wine – um bar de vinhos com mais de 400 rótulos, com preços extremamente atrativos. Entre as sugestões estão rótulos de 14 diferentes países, entre tintos, brancos e rosés.

O ST444 Wine tem espaço próprio, em madeira rústica e ambiente agradável.
O ST444 Wine tem espaço próprio, em madeira rústica e ambiente agradável. | Foto: Divulgação

Funciona lá dentro do restaurante, num espaço exclusivo para a exposição e o consumo dos vinhos. Para tanto, a casa fechou uma parceria exclusiva com a Meritage - inspirada nas melhores empresas do mundo no segmento em que atua, a distribuidora vem atuando há alguns anos como especialista na distribuição de vinhos no canal on e off trade no Paraná. Conta com a consultoria integral do enólogo Alcioni Dümes, formado na Alemanha e com experiência de mais de 20 anos no mercado brasileiro. Além dos vinhos, os espumantes também têm vez no menu da casa.

E espumante vai muito bem com carne, sim senhor, sim senhora. Quando fui conhecer a casa, Dümes estava lá e me sugeriu provar essa harmonização. Perfeita, principalmente para carnes mais gordas, quebrando a escrita de carnes vermelhas exigirem sempre vinho tinto de acompanhamento.

Jean Marcos Antonello, o sommelier do ST444 Wine, sempre disposto a sugerir a melhor harmonização.
Jean Marcos Antonello, o sommelier do ST444 Wine, sempre disposto a sugerir a melhor harmonização. | Foto: Anacreon de Téos

Para o contato direto com os clientes, sugestões e recomendações, está sempre presente o jovem sommelier da casa, Jean Marcos Antonello, que, na noite em que lá estive, fez uma seleção de três bons vinhos, muito adequados para o que foi servido sob cuidados do chef Adriano Sadowick (o mesmo da casa do Batel, que supervisiona as ações de cozinha e parrilha do local).

Provoleta a la plancha, para começar a noite.
Provoleta a la plancha, para começar a noite. | Foto: Anacreon de Téos

Começou, é claro, com uma Provoleta a la plancha (com tomate seco, azeite e orégano, acompanhada de pão de fabricação própria), enquanto Antonelli começava a abrir os vinhos. Primeiro, até para justificar o pedigree da casa, um Pinot Noir da Patagônia, um Malma Essência, de aroma frutado, com evidências de cereja, mirtilos e amoras, mais uma lembrança de baunilha e coco. Bem interessante, anunciando noite promissora pela frente.

Dali a pouco chegou o French Rack (carré de cordeiro acompanhado de batata canoa frita e de molho pesto de hortelã), prato que no cardápio custa R$ 140 e dá pra duas pessoas. E veio ainda o Asado de tiras black angus (tiras de costela acompanhadas de e farofa e chimichurri) – 350g de carne, no menu, a R$ 79.

French Radk, o carré de cordeiro ao melhor estilo.
French Radk, o carré de cordeiro ao melhor estilo. | Foto: Anacreon de Téos
Asado de tiras Black Angus.
Asado de tiras Black Angus. | Foto: Anacreon de Téos

E os outros dois vinhos também chegaram, praticamente juntos. Primeiro, o Casa Silva Los Lingues (Gran Terroir de Los Andes), um Cabernet Sauvignon 2018 de taninos suaves e final elegante e picante. E em seguida uma explosão de sabores no Piantelli Reserva 2019, uma bem-sucedida combinação das uvas Malbec e Tannat. É vinho de altitude, que vai evoluindo à medida que se consome. De tom violeta, notas de figo no aroma, taninos maduros e intensos, com um final persistente, a partir do equilíbrio entre a estrutura e a acidez. Fiquei encantado com esse vinho.

Rústico e confortável

O ambiente do Street 444 Patagônia é todo feito em madeira de demolição e traz uma decoração rústica, com espaço confortável e aconchegante para confrarias, degustações, encontro casual entre amigos ou até para curtir aquele vinho após um dia intenso de trabalho.

Os clientes podem aproveitar as opções, tanto para consumo imediato ou para levar para casa. E são todos vendidos a preço de distribuidora, mesmo quando consumidos no local.

Além do que provei, o vasto cardápio da casa oferece opções para todos os paladares. Os assados são feitos na parrilla que fica exposta para apreciação do público – de onde saem ainda Ojo de bife, Vazio, Bife de chorizo ou Bife de Lomo (mignon), que podem ser acompanhados de salada de tomate e cebola, salada de maionese, legumes a la plancha, batatas-rústicas ou fritas, farofa de bacon e molho chimichurri.

Para comer com a mão, o tradicional Choripan (pão com linguiça e chimichurri) ou Hamburguesa com queijo e salada.

Confira o cardápio completo e os vinhos disponíveis neste link.

Como se pode perceber, o local é muito agradável, o acesso agora é prático, depois de terminadas as obras da Avenida Mário Tourinho, e a comida boa combina com os vinhos criteriosamente escolhidos para serem servidos.

Vale a visita.

O restaurante funciona de terça a sábado, das 12h às 22h. Aos domingos, das 12h às 18h.

Os vinhos selecionados pelo sommelier da casa e servidos com as carnes.
Os vinhos selecionados pelo sommelier da casa e servidos com as carnes. | Foto: Anacreon de Téos

ST444 Wine

Rua Mário Tourinho, 573 – Seminário

Fone: (41) 3149-0444

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]