• Carregando...
O Bentô Itamae na linha de preparo. Almoço executivo com nove “pratos” frios.
O Bentô Itamae na linha de preparo. Almoço executivo com nove “pratos” frios.| Foto: Divulgação

Após alguns dias entre testes e soft open, começa a funcionar oficialmente nesta segunda-feira (18) o Hai Low, novo restaurante do Grand Hotel Rayon. A proposta é ter um local de pratos rápidos e de bom preço, para atrair o cliente com pouco tempo para o almoço. Traduzindo: almoço executivo.

Só que não é um almoço executivo qualquer, como nada é simplório das criações do chef Kazuo Harada. E a expectativa de resultado é das mais altas, como tudo que tem ocorrido na casa desde a inauguração do Hai Yo, o restaurante de cozinha asiática do hotel, que em menos de um ano de funcionamento já acumula prêmios e prêmios – incluindo o de Chef 5 Estrelas do Bom Gourmet para Harada. O Hai Low funciona logo na chega do hall, no andar de baixo. Daí a alusão à palavra “low” (baixo).

A comida é servida em bentôs, que são, por assim dizer, como marmitas, que os orientais levam para casa ou para o trabalho, separando os itens das refeições pelas divisões internas. A “caixinha” do Hai Low é de madeira, tem nove divisões e chega ao cliente coberta, para ser aberta somente para o início da refeição.

Bentô Itamae, nove diferentes itens de pratos frios compondo o almoço executivo.
Bentô Itamae, nove diferentes itens de pratos frios compondo o almoço executivo. | Foto: Anacreon de Téos

São dois tipos de combinações, a Bentô Itamae (somente frios) e a Bentô Shun (alternada com preparos quentes). Tanto uma quanto outra custa R$ 59 e ambas são antecedidas por um potinho de Missoshiro (como eu gosto disso!) e outro de Salada crispy de folhas.

Estive lá duas vezes (como cobaia) durante esse período de testes. Provei primeiro a Bentô Box Itamae e depois voltei para a Shun. Não consigo dizer qual a melhor, ambas são sensacionais, fora do que se pode imaginar para uma proposta assim. E se pensar que se enquadram no preço do almoço executivo, ainda mais.

Começando pela Bentô Itamae, a experiência inicial. Primeiro, Salada crispy e Missoshiro, como já disse. Daí, na caixinha, na Bentô, vieram Sunomono, Tartare coreano, Salmão no missô, Sashimi de sororoca, Momiji e molho ponzu, Tirashi de enguia, molho teriaki, pimenta herbácea, Sobá Kinilaw de peixe branco, Tirashi de Ikura (ovas) e Salada de repolho japonês, cenoura e alga fresca.

Era de se perder na caixinha, beliscando aqui e ali, sentindo sabores, texturas e o carinho da casa lá atrás do balcão.

Bentô Shun, a combinação entre itens quentes e frios compondo o almoço.
Bentô Shun, a combinação entre itens quentes e frios compondo o almoço.| Foto: Anacreon de Teos

Mas tem a combinação com os quentes – disse-me alguém. Precisa voltar pra sentir a diferença. Não houve necessidade de ouvir duas vezes, já me programei e dali uns dias estava lá de volta. Só que desta vez sem a presença do chef Kazuo Harada, cumprindo compromisso profissional no Rio de Janeiro.

Sem problemas, Rodrigo Tristão (também importado do Rio), seu imediato, o sous-chef, fez as honras da casa, coordenando a preparação da Bentô Box Shun – com a inclusão de alguns quentes. E o que veio, nas nove divisões da caixinha encantada? Hirashi wakame (salada de algas), Tartare coreano de atum apimentado, Ussuzukuri de robalo com vinagrete, Sunomono de pepino com kani, Carpaccio de kobe com yakiniku, laminas de alho e cebolinha (esse estava divino!), Bardana e cenoura salteadas com shoyu, açúcar e óleo de gergelim, Barriga de salmão no misso, Barriga de porco prensada com tonkatsu e Anchova grelhada na pele com limão siciliano e flor de sal. De sobremesa, Creme de gengibre com merengue e caramelo e Creme brûlée de cardamomo.

Missoshiro e Salada Crisp, abrindo qualquer refeição do Hai Low.
Missoshiro e Salada Crisp, abrindo qualquer refeição do Hai Low. | Foto: Anacreon de Teos

O almoço foi servido e consumido no prazo de uma hora, bem a caráter do executivo. Precisaria mais? A R$ 59, qualquer uma das duas caixinhas se encaixaria nos limites do prazer. Pois são as duas opções disponíveis a partir desta segunda-feira no almoço.

É de voltar sempre e sempre.

O Hai Low funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 15h

Chef 5 Estrelas Kazuo Harada em ação, montando o Bentô do novo Hai Low.
Chef 5 Estrelas Kazuo Harada em ação, montando o Bentô do novo Hai Low. | Foto: Anacreon de Teos

Hai Low

Grand Hotel Rayon

Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro

Fone: (41) 3532-0150

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]