
Uma semana de comemoração pelo terceiro aniversário do Hai Yo.
O restaurante de comida asiática, que funciona no hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, abriu nos dias finais de 2018 e, em poucos meses começou a acumular prêmios, destacando-se como a principal referência da cozinha oriental (não apenas japonesa) em Curitiba.
Na ocasião, o comando da cozinha estava a cargo do chef Kazuo Harada, que saiu em julho passado para abrir seu próprio restaurante, em São Paulo. Mas o Hai Yo manteve o mesmo pique, após a reabertura pós pandemia, sob comando do chef português Hélio Martins na cozinha e um renovado balcão de sushimen.
Para marcar os três anos da casa, uma programação especial foi elaborada, contando com a parceria de chefs convidados, que dividirão os menus apresentados com os profissionais da casa, Hélio Martins e Lucas Coelho na cozinha de quentes e Adriano Dias – com o pessoal – no balcão de sushis.
O primeiro deles será um velho conhecido do Hai Yo, o chef Rodrigo Tristão, que, até meados do ano passado, fazia parte da brigada da casa, como sous chef de Harada e responsável pelo Bentô Box, lançado com sucesso para o almoço (leia aqui). Hoje Tristão comanda com propriedade a cozinha do restaurante C La Vie, mas estará novamente junto aos seus ex-companheiros para cozinhar na noite deste sábado, dia 11.
O cardápio está tentador, com Amuse-bouche de Gyoza de legumes e Wonton de camarão, seguido de Olivo carpaccio (carpaccio de polvo com tapenade de azeitonas pretas), Hako de atum com maionese de toban djan (tartar de atum), Capuccino de foie gras e Tara confit com purê de mandioquinha – batata-salsa - (Bacalhau).
Aí virão os pratos de Rodrigo Tristão, primeiro a Cavaquinha Char Siu, com ovas de tobiko, aspargos e velouté de baunilha, seguida de um Cupim curado, com pimenta sansho, molho de shiitake, cogumelo eryngui, mil-folhas de batata e puré de berinjela com missô
De sobremesa, Okashi Trio, composto de Mochi de arroz doce, Tofu cheese cake e sorvete de amarena e Pastel de nata com yuzu.
A segunda noite especial será no dia 14, terça-feira, com uma presença inusitada: Carlos Bertolazzi, um marco da cozinha italiana em São Paulo, sucesso com seu Zena Caffe há muito tempo e com alguns novos empreendimentos mais recentemente. E o mais interessante da história foi que ele aceitou o convite para migrar, à sua maneira, para os preparos asiáticos. E o cardápio da noite, então, ficou completo.
Para começar, o Amuse-bouche será Ostra Haiyo, com uni e gema de ovo de codorna (Tokubetsuna kake) e Tempurá de ostra com texturas de maçã.
Em seguida, Hotategai (vieira) com caviar de quiabo, Tataki de wagyu, Dumpling de pato e Barriga de porco ao glacê de wasabi e texturas de pipoca. Abrindo espaço para os pratos do chef convidado, que serão Massa udon, tamago e uni e Gyudon com kale crocante (gyudon é o prato de carne bovina japonês).
De sobremesa, Okashi em três sabores - Pudim de Priscos, Farófias e Bolo de chocolate com sorvete de Amarena.
Na terceira noite, que será no dia 18, no outro sábado, o chef convidado será Luan Honorato, hoje à frente do restaurante Nomade, do Nomaa Hotel. E um dos indicados na categoria “Fique de olho”, na recente noite dos laureados pelo Prêmio Bom Gourmet, como indicação promissora para o ano que vem.
O cardápio composto pelas partes anuncia o início, o Amuse-bouche novamente com a Ostra Haiyo (Tokubetsuna kake) e o Tempurá de ostra com texturas de maçã.
Começam as etapas com o Hagakure (Salmão selado na manteiga com crudos orgânicos e molho vinagrete de óleo de semente de uva). Dando sequência, Shinjin shiromi (Peixe branco com pó de missô ao molho de saquê, shoyu e mostarda), Merluza ao molho de peônias e lichia e Yaki Denver Steak – yakiniku é uma espécie de churrasco japonês.
O primeiro prato de Luan Honorato será um Snack de gohan frito, tartare de atum e maionese de abacate, seguido de Purê de cenoura braseada com missô, peixe grelhado, sunomono e picles de mostarda.
De sobremesa, Mochi Trio: Tradicional, Arroz doce e com Sorvete de canela.
Todos os menus têm custo de R$ 360 por pessoa, passando a R$ 510 com harmonização.
Três noites tentadoras pela frente – uma para cada ano do Hai Yo -, a mexer com o desejo e o paladar de cada um. É só escolher a data ou o menu e aproveitar.
As reservas podem ser feitas pelo fone: (41) 99961-1599.
Hai Yo
Grand Mercure Curitiba Rayon
Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro
Fone: (41) 3532-0150
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
-
Palanques e empresários: quais são os principais entraves na campanha de Lula
-
Com 30 assinaturas, senadores protocolam pedido de abertura da CPI do MEC
-
Como o PT deve se comportar nas votações do Auxílio Brasil e do voucher caminhoneiro
-
O que a lei diz sobre os benefícios que Bolsonaro quer criar e ampliar em ano eleitoral