i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

Trilhas e carpaccio de surubim para o jantar feito em casa

  • Por
  • [24/03/2012] [13:34]
Trilhas e carpaccio de surubim para o jantar feito em casa
| Foto:
Anacreon de Téos
Trilha mediterrânea, acabando de sair do forno. Com alho, salsinha e azeite de oliva. E uns camarões, de quebra.

As trilhas me atraíram. Estavam lindas.
A ideia era mesmo fazer um peixe para o jantar. Ou algum fruto do mar. Tudo dependeria da oferta, do que estivesse à disposição da clientela. Mas quando dei de olho com as trilhas, não tive dúvida. Era aquilo mesmo. Também porque fazia um bom tempo que não fazíamos em casa.

Como os camarões estavam também bem bonitos, pedi uma meia dúzia daqueles grandões de Itajaí apenas para completar o prato das trilhas, já que a entrada já estava decidida: eu iria fazer um test drive da entrada do próximo jantar da nossa Confraria do Armazém: Carpaccio de surubim ao vinagrete de limão e ovas de capelin. A fonte de inspiração foi o lançamento do novo cardápio do restaurante Terra Madre pelo chef Ivan Lopes, que tem nesse prato uma das novidades dentre as entradas.

A sobremesa foi escolhida por força das circunstâncias. Abri um litro de leite sem notar já haver outro aberto na geladeira. O que fazer, então? Um pudim, que já vai um bom bocado de leite e é muito fácil – mas fácil mesmo – de fazer. Escolhemos um de licor de cacau e ficou tudo de bom.

Anacreon de Téos
Carpaccio de surubim com vinagrete de maracujá e ovas de capelin – inspiração em Ivan Lopes.

Para a entrada, o carpaccio de surubim já vem pronto e só é preciso fazer o vinagrete de maracujá, apurando primeiro a polpa para separar as sementes, depois quebrando a acidez com melado – conforme recomendação do Ivan Lopes. Daí finaliza com as ovas e tudo bem. A diferença do que ele nos apresentou para o que fizemos em casa foi a quantidade de vinagrete na montagem do prato. Pus um pouco demais e, embora não tenha afetado o paladar, ficou com uma aparência mais carregada, como se fosse uma sopa fria.

Para o prato principal a escolha foi uma receita já várias vezes executada por aqui, a Trilha mediterrânea, também muito fácil de fazer e que passa um ótimo sabor final. A única complicação é encontrar um vinho que se harmonize com o alho, mas sempre se encontra um jeito. À receita original acrescentei os camarões cozidos ao bafo nos instantes finais – já sem o papel-alumínio -, apenas para incorporar-se ao prato.

=-=-=-=

Anacreon de Téos

Trilha mediterrânea

Ingredientes:

10 dentes de alho cortados em lâminas
folhas de 1 maço de salsinha
12 trilhas limpas
1 xícara de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer

Aqueça o forno à temperatura média (180º.). Em uma tigela misture o alho, a salsinha, sal e pimenta. Abra as trilhas pela barrigada limpa até o rabo, quase dividindo em duas. Recheie cada uma delas com a mistura e coloque-as em uma assadeira refratária.
Regue com o azeite de oliva, cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 15 minutos – ou até o peixe ficar macio. Retire o papel-alumínio e deixe mais 10 minutos, para dourar.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=

Anacreon de Téos
Pudim de licor de cacau, para fechar a refeição em alto estilo.

Pudim de licor de cacau

Ingredientes

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
A mesma medida de licor de cacau
3 ovos

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador. Despeje em uma forma de buraco no meio, caramelizada, e leve ao forno pré-aquecido (170º), em banho-maria, por 40 minutos (ou até que uma faca saia limpa quando espetada na massa).
Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira.

Rendimento: 10 porções.

=-=-=-=

Uma noite bem curtida, de comida simples e saborosa. Pra que querer mais?

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.