• Carregando...
A massa dourada e o queijo escorrendo de dentro. É o Folhado de Brie, novidade no cardápio da Cantina do Délio.
A massa dourada e o queijo escorrendo de dentro. É o Folhado de Brie, novidade no cardápio da Cantina do Délio.| Foto: Anacreon de Téos

Cozinhar é criar. É estar permanentemente com a antena ligada, conectado às possibilidades de apresentar algo novo e atraente para seus comensais.

Pode ser em casa (embora aí haja mais apego às tradições), mas pode e deve ser, sempre, nos restaurantes e suas variações. O novo atrai o desejo de provar e chama a atenção daqueles que apreciam bons pratos, boa comida.

Foi num insight desses que surgiu o Folhado de brie (R$ 54) no cardápio da Cantina do Délio. Super simples, sem afetações ( obedecendo os princípios da “cucina casalinga” adotado pela casa), mas muito saboroso, seguindo uma fórmula que já existe em outras variações, com queijos camembert e brie. O queijo inteiro é revestido de massa folhada, o pacote é bem selado e vai para o forno, para assar, dourar a crosta da massa e permitir que o queijo derreta por dentro.

Ao servir, aquela gostosa sensação de ver o queijo escorrer pela brecha aberta. O que tem tudo a ver com essas noites mais frias que estamos vivendo. O prato vem com o complemento de uma geleia de pimenta (suave) e serve muito bem duas pessoas. E dá para ser uma entrada de um prato mais consistente como principal.

Como um Tagliatelle com ossobuco (R$ 59), que, curiosamente, estava sendo lançado no menu exatamente na noite em que fomos provar o folhado. Trata-se de um prato de respeito, seguindo todos os princípios da cozinha italiana e com um belo naco de tutano, iguaria a ser apreciada com uma colherinha, que já acompanha o todo.

O ossobuco é, aliás, daqueles mais italianos, com um toque cítrico comumente utilizado por lá: incluindo algumas raspas de limão (no caso da cantina) ou de laranja. Acho sensacional.

Tagliatelle com ossobuco, prato novo na Cantina do Délio, com assinatura da autêntica cozinha italiana de raiz.
Tagliatelle com ossobuco, prato novo na Cantina do Délio, com assinatura da autêntica cozinha italiana de raiz. | Foto: Anacreon de Téos

Os dois pratos estão, também, no menu de delivery do restaurante.

De sobremesa, a escolher entre as tantas saborosas tortas da Banoffi, da Renatta Ferian, que funciona justamente no espaço ao lado da cantina. Ou até um torrone, a novidade lançada por ela no ano passado (confira aqui).

A Cantina do Délio é sempre um refúgio e um afago para o paladar, com as opções da autêntica comida italiana de raiz. Funciona de segunda a segunda, para almoço e jantar, exceto na noite de domingo.

A Torta alemã - uma das tantas opções de tortas da Banoffi, para sobremesa na Cantina do Délio.
A Torta alemã - uma das tantas opções de tortas da Banoffi, para sobremesa na Cantina do Délio. | Foto: Anacreon de Téos

Cantina do Délio

Rua Itupava, 1094 - Alto da XV

Fone: (41) 3078-0010

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]