Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Uma Taverna Italiana em Curitiba

Taverna Italiana 3

Na fachada da Taverna Italiana, as boas vindas do chef. (Foto/ Anacreon de Téos)

Enzo Ambrosetti 1

O chef Enzo Ambrosetti agora comanda sua própria casa. (Foto/ Anacreon de Téos)

Taverna Italiana 1Uma taverna italiana como deve ser. A começar pela alegria contagiante do chef, não por coincidência italianíssimo. Romano, como faz questão de dizer Enzo Ambrosetti, que, depois de algum tempo aqui por Curitiba, depois de uma rápida passagem pela Osteria Amaranto, decidiu abrir sua própria casa, para produzir e apresentar os sabores de seu país. A propósito, o restaurante se chama Taverna Italiana e funciona no Hugo Lange, onde a nutricionista Lenice Bussolotto, a nova sócia do chef, já mantinha um restaurante com buffet de almoço.

Enzo Ambrosetti, professor do curso de Chef de Cuisine e Restaurateur do Centro Europeu, é graduado em gastronomia pelo Instituto Profissional de Hotelaria de Fiuggi Terme, na Itália, e possui especialização em culinária regional e confeitaria pelo Instituto de Hotelaria Maggia, na Suíça. Pertence à Federação Italiana de Cuochi (FIC–Itália) e tem experiência internacional em países como Inglaterra, Alemanha, China e França.

Com a nova proposta, a taverna apresenta um cardápio bem distribuído, dividido entre Entradas frias, Entradas quentes, Saladas, Sopas, Massa fresca recheada, Massa de grano duro, Risotos, Peixes e Carnes. São poucas opções de cada, permitindo que o cliente consiga montar sua sequência de pratos de acordo com o paladar.

Degustação especial

Terrina di montagna

Terrina di montagna. (Foto/ Anacreon de Téos)

Sorrentine di buffala noci pere

Sorrentine di buffala, noci i pere. (Foto/ Anacreon de Téos)

Cestello di gamberoni e fighi 2

Cestello di gamberoni e fighi. (Foto/ Anacreon de Téos)

Dias atrás Ambrosetti recebeu alguns convidados para apresentar sua proposta e alguns de seus pratos. Foi show. A começar pelo imóvel, embora esteja numa esquina um tanto escura, com certa dificuldade de localização. Tem um enorme rosto de chef pintado na parede externa, como que anunciando boas vindas à casa hospitaleira.

Risotto di funghi con fundue di formagio 2

Risotto di funghi con fundue di formagio. (Foto/ Anacreon de Téos)

Na degustação que apresentou, tudo começou com uma Terrina di montagna, uma terrina de pato com vagens e cogumelos sobre uma rodela de abacaxi caramelado. Um bom sinal do que viria pela frente. Em seguida chegou um Cestello di gamberoni i fighi, como se fosse uma cesta de purê de batatas, acomodando em cima um belo camarão grelhado e ao lado um molho de figos caramelados, reduzido com caldo de peixe e vinho do porto.

Passamos para os primeiros pratos, que eram dois. Começando com a Sorrentine de buffala, noci e pere – a massa recheada com muçarela de búfala e tomate seco, com molho cremoso de damasco e cointreau. O próximo foi o Risotto di funghi con fundue di formagio, com passagem pelo forno, em papel alumínio, o molho de queijo derretido e um toque final de azeite de trufas brancas.

Peixe e carne, para encerrar a sequência de pratos. Do mar, Salmone incrosta con salsa al’arancio – uma peça se salmão grelhada, com crosta crocante, alguns grãos de soja, uma ponta de aspargo e um agridoce molho de laranja. O Medaglione al burro aromatizado também veio com um toque agridoce, com pedaços de peras caramelizadas em molho aveludado de vinho marsala reduzido.

Nas duas opções de sobremesa, o contraste de sabores entre o Soufle caprese allo zabaglione (um suflê de amêndoas e chocolate com calda de fruta vermelha sobre um macio zabaione) e Ravioli di manga al frutti di bosco, pequena e delicada massa com uma geleia de frutas e uma espuma de limão glacê.

Uma boa amostra do que comporta o cardápio da casa, que ainda anuncia novidades para os próximos dias: a inauguração de uma grelha externa para poder oferecer o que se possa imaginar de grelhados.

O restaurante é bem dividido em salões aconchegantes e dispõe de espaço para eventos e para clubes gourmets. Funciona no sistema à la carte de terça-feira a domingo para o almoço e também, para jantar, nas noites de terça, quarta e quinta-feiras.

Salmone in crosta con salsa al arancio 2

Salmone in crosta con salsa al arancio. (Foto/ Anacreon de Téos)

Medaglione al burro aromatizado

Medaglione al burro aromatizado. (Foto/ Anacreon de Téos)

Dolci Taverna Italiana

As sobremesas: Soufle caprese allo zabaglione e Ravioli di manga al frutti di bosco. (Foto/ Anacreon de Téos)

Taverna Italiana

Rua Rodrigo Otávio, 1810 – Hugo Lange

Fone: (41) 3088-3707

 

=-=-=-=-=-

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.