

Bentana, a tilápia à moda africana. Uma das atrações da Tabanca do Portuga.
Estou curioso para conhecer alguma coisa a mais da cozinha africana. As referências que temos por aqui são muito escassas, limitadas ao norte do continente, dos países muçulmanos e pratos de origem árabe. Do Marrocos, principalmente, à base de carne de cordeiro, com suas tagines, combinando as carnes com grão de bico, açúcar, cominho, canela, gengibre, cúrcuma, páprica, frutas secas, numa fusão de sabores admirável.
Tirando isso, apenas as informações que dizem terem vindo de lá, com os escravos, a raiz da cozinha baiana, a começar pela utilização do leite de coco e do azeite de dendê. Mas é claro que, pelo imenso continente que é, a África tem uma incrível variação de combinações culinárias. A algumas delas o curitibano terá acesso nos próximos dias. As quais, aliás, estou muito curioso para conhecer já na noite de hoje, em pré-inauguração, numa apresentação para convidados do que será o restaurante Tabanca do Portuga, que se propõe a apresentar pratos típicos da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e da Ilha da Madeira.
Tabanca significa tenda no idioma crioulo e a área externa do novo restaurante terá duas grandes tendas cobertas de palha. No interior, máscaras, esculturas e adereços africanos multicoloridos, além de camisas de times portugueses fazem parte da decoração. Isto pelas ligações do empresário Márcio Câmara – Portuga, para os mais próximos e agora também para toda a futura freguesia – com a terra-mãe, ele que por anos e anos morou entre o Brasil e a Europa.
Além dos ingredientes já citados, o novo restaurante também vai utilizar outros produtos comuns na cozinha africana e também bem difundidos por aqui, como feijão, o grão de bico, a mandioca, o leite de coco, o azeite-de-dendê, o amendoim, farinha de milho, o couscous, o gengibre, as pimentas, o açúcar mascavo, o leite condensado, a folha de bananeira, o quiabo, a manga e o mamão. Pratos como a Cachupa, Feijoada de marisco, Peixe ou Frango na mancara, Espetada e Papa de cogumelos são algumas das especialidades que farão parte do cardápio.
A casa também terá comida portuguesa com a proposta de mostrar que vai muito além da bacalhoada. Além disso, oferta pratos preparados no forno à lenha, instalado na área externa e ainda um tanque de peixe, que vai fornecer pescados frescos para cozinha. O tanque tem sete mil litros e capacidade para 300 kg de peixe.
Com capacidade para atender cerca de 300 pessoas – 100 em área fechada e 200 na área externa -, a Tabanca do Portuga começa a atender oficialmente na próxima segunda, abrindo todos os dias, com almoço executivo servido no fogão à lenha, café colonial no período da tarde e jantar à la carte. Na carta de vinhos, rótulos de Portugal, África do Sul e Espanha.
Vou lá experimentar e depois conto aqui.

Pirão à moda africana, com temperos e ingredientes típicos do continente.
Tabanca do Portuga
Rua Amintas de Barros, 1050 – Alto da Rua XV
Fone: (41) 3203-8909
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br



