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Aceleradora de youtubers movimentou R$ 3 milhões em 2018

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Os sócios Lucas Coelho, Virgina Crema e Ricardo Almeida estudam expansão internacional da agência. (Foto: divulgação. )

Se teve algo que plataformas online como o Youtube ofereceram no ramo dos negócios, foi a chance de se produzir conteúdo e gerar renda, em qualquer parte do país. Prova disso é a agência curitibana Coletive, que no ano passado chegou ao seu primeiro R$ 1 milhão de faturamento, focando apenas em desenvolver e orientar a carreira de influenciadores digitais e youtubers.

Fugindo de qualquer bairrismo possível,  a agência mantém na cartela figurinhas nacionais populares, como a filha do comediante Renato Aragão, Livian Aragão, o escritor paulista Fred Elboni e a finalista do The Voice Kids, Rafa Gomes. A maior estrela, no entanto, é internacional. A holandesa Nienke Helthuis foi uma das aquisições mais importantes para o casting da empresa, já que sozinha mantém engajamento de cerca de 3,3 milhões de inscritos em seu canal online.

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“Ela nos abriu muitos contatos, sem dúvida, mas também nos fez adquirir uma experiência com contratos internacionais, envio de pagamentos, que nos encorajou a tentar uma expansão”, explicou Virginia Crema, uma das três sócias do empreendimento.

“O Brasil é o segundo país que mais consome Youtube no mundo. Passamos a enxergar que existem produtores de conteúdo lá fora, como a Nienke, interessados em entender nosso país e o que é interessante produzir para esse público”, explica.

youtuber-Nienke-HelthuisA youtuber holandesa Nienke Helthuis conquistou o público brasileiro mostrando como reagia a músicas, pratos e ícones culturais do nosso país. (Foto: Arquivo Pessoal/ Nienke Helthuis)

Novos caminhos

Com a recente abertura de uma filial em São Paulo, a empresa espera crescer, no ano que vem, até 10%. É na capital paulista que os sócios Lucas Coelho e Ricardo Almeida cuidam de perto da aquisição de novos clientes e gerenciamento da carreira dos 15 youtubers, clientes fixos da agência.

“ Consideramos que fazemos um atendimento estilo boutique, personalizando o que cabe a cada youtuber produzir e entregar, dentro de suas características e de sua personalidade. Fazemos a ponte entre marcas, empresas e influenciadores, mas também orientamos o conteúdo, entendendo que é a identidade e a criatividade de cada um deles que torna o canal atrativo”, resume a empresária.

Criada em 2015, a empresa iniciou as tratativas com youtubers oferecendo um modelo de vendas online de produtos que carregavam a marca do influenciador. Foi o caso, na época, de Kéfera Buchmann, um dos maiores nomes brasileiros na plataforma de vídeos. De lá para cá, o formato de trabalho mudou, as vendas online ficaram para trás e o agenciamento também foi estendido a empresas.

“Ano passado fizemos consultorias de conteúdo para empresas como a Positivo, Sebrae e até Uber, como uma forma de orientação do que seria interessante produzir”, completa Virginia Crema.

Trabalhando com o formato de cobrança de comissões por eventos e ações de marketing, a Coletive estima que somente em 2018 os influenciadores em sua carteira tenham movimentado mais de R$ 3 milhões.

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