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New Holland lançou nova linha de colheitadeiras.
New Holland lançou nova linha de colheitadeiras.| Foto: Divulgação/New Holland

Com o agronegócio brasileiro batendo recordes mesmo com a pandemia da Covid-19, um mercado que se mantém em alta é o de máquinas agrícolas. A demanda tem sido tão grande que os fabricantes têm encontrado dificuldade para atender os produtores interessados em renovar ou ampliar o maquinário, conforme revelou nesta sexta-feira (16) o vice-presidente da New Holland na América Latina, Rafael Miotto.

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A empresa, que é uma das principais fabricantes mundiais de máquinas agrícolas e há 27 anos mantém uma fábrica em Curitiba, promoveu nesta sexta-feira (16) o lançamento de sua nova linha de colheitadeiras. Em entrevista coletiva, Miotto disse que a New Holland sofreu uma retração nos primeiros meses da pandemia, quando foi obrigada a suspender as atividades de suas plantas. "O que aconteceu na sequência é que fomos aquecidos com uma demanda muito boa, ainda maior do que no ano passado, fruto de uma agricultura saudável e pujante", destacou.

Segundo o último levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor de máquinas agrícolas e rodoviárias foi o menos prejudicado no mês de setembro, com crescimento de 5% nas vendas, mas quedas de 4% na produção e de 31% nas exportações.

De acordo com o vice-presidente da New Holland, a empresa está operando com capacidade máxima para atender essa alta demanda, porém, esbarra em algumas dificuldades. Uma delas é a paralisação, em outros países, das indústrias que fabricam componentes para as máquinas agrícolas. "Enquanto o Brasil estava trabalhando, a Índia parou, a Europa está voltando a preocupar, a China tem altos e baixos... manter um fluxo de produção fica complicado", observa Miotto. Ele cita ainda a dificuldade para viabilizar fretes aéreos, visto que a aviação comercial encontra-se com a malha reduzida.

Apesar das dificuldades, a New Holland projeta um salto nas vendas com o lançamento das novas colheitadeiras, que contam com recursos inovadores no mercado. Atualmente, a empresa mantém uma rede de 218 lojas revendedoras espalhadas por todo o país, com planos para ampliação em 2021. "Já temos novos projetos em andamento, para continuarmos evoluindo", concluiu Miotto.

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