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Imagem da fachada do Sky, um dos lançamentos de 2021 da A. Yoshii.
Um dos lançamentos de 2021 da A. Yoshii foi o Sky Parque do Ingá, em Maringá.| Foto: Divulgação

O aquecimento do mercado imobiliário de luxo em todo o país - as vendas no segmento cresceram 23,8% de janeiro a julho de 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) - está deixando as empresas do setor otimistas para o próximo ano. A construtora paranaense A. Yoshii, por exemplo, que atua no segmento e viu suas vendas saltarem 56% em 2021, pretende lançar 15 novos empreendimentos em 2022, com valor geral de vendas (VGV) em torno de R$ 2 bilhões.

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“O mercado tem vindo numa crescente de consumo e tem se mostrado bastante consistente. O segmento de luxo foi o mais resiliente ao atravessar esse período de pandemia”, avalia o presidente do grupo A. Yoshii, Leonardo Yoshii.

Em 2021, o motivo para o aquecimento foi a busca por moradias que oferecessem mais qualidade de vida aos moradores em decorrência da pandemia. “As pessoas passaram a buscar não só as casas de luxo, mas apartamentos também, porque os empreendimentos verticais oferecem áreas de lazer completas que atendem a demanda de qualidade de vida das pessoas”, diz Yoshii.

A construtora aproveitou o momento para lançar nove empreendimentos nas quatro praças em que atua. Foram três em Londrina, três em Maringá, dois em Curitiba e um em Campinas, no estado de São Paulo. O VGV total foi de aproximadamente R$ 1,4 bilhão.

Para o próximo ano, o presidente do grupo acredita que o cenário de incertezas deve fortalecer o setor imobiliário, mantendo o segmento de luxo em alta. “Na nossa experiência, sempre que houve cenário de incerteza, o investidor foi para o investimento imobiliário. Em 2022, temos eleições, uma bolsa de valores volátil, um cenário de incerteza. Além disso, há uma demanda reprimida para esses produtos e um bom espaço dentro das taxas de financiamento, que ainda estão atrativas”, afirma.

Segmento tem espaço para crescer no estado

Apesar de a A. Yoshii atuar em três praças no Paraná - Curitiba, Londrina e Maringá -, o presidente do grupo avalia que o segmento de luxo tem espaço para crescer em diversos pontos do estado.

A verticalização dos municípios, principalmente de cidades-polo, como Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel, é um dos fatores que possibilitam esse crescimento. Outro é a demanda por praticidade aliada à qualidade de vida. “Muitas vezes, num empreendimento vertical de luxo, você tem muito mais atributos do que numa casa e isso tem atraído bastante o público de alta renda”, diz.

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