• Carregando...
Estudantes do ensino médio do Colégio Sesi de Curitiba desenvolveram spray para proteger plantas da geada.
Estudantes do ensino médio do Colégio Sesi de Curitiba desenvolveram spray para proteger plantas da geada.| Foto: divulgação

Três alunas do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Sesi da Cidade Industrial de Curitiba desenvolveram um spray capaz de proteger plantas da geada. Com o apoio de professores de iniciação científica, Isadora Paulina Leão dos Santos, Isabella Stengrat Garcia e Camile Burda de Lima criaram o spray Lótus feito de biofilme nanopolimérico anticongelante.

Nos últimos dez anos, mais de 200 geadas foram registradas no Paraná pelo Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. Para evitar prejuízos, a agricultura tem utilizado estufas, mas possuem alto valor e não são práticas. “Pensamos em algo que pudesse ser aplicados nas plantas”, conta a estudante Isadora, que participou do projeto.

O biofilme, usado  no desenvolvimento do projeto, foi avaliado numa simulação de ambiente de geada. Depois do tratamento da formação da nanoestrutura, as alunas passam agora a analisar a presença de resíduo do produto na planta.

Para a professora de química do Colégio Sesi, Solange Guindani Coltro, a colaboração dos alunos garantiu o sucesso da iniciativa. “Os estudantes se mostram muito envolvidos e conseguem, com maestria, desenvolver atividades de sala de aula, pesquisar, experimentar e apresentar resultados em eventos de iniciação científica”, ressalta a docente.

O produto deverá ser usado no mercado nos próximos três anos. Para ser utilizado em larga escala, o spray precisa passar por uma série de testes e também por regulamentação governamental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]