• Carregando...
Animal Clinic lança 1º serviço de hemodiálise para pets dentro de UTI veterinária
| Foto: Divulgação

O Hospital Veterinário Animal Clinic montou uma central de hemodiálise altamente equipada, com maquinários de última geração, para tratamento dos pets, e passa a ser o único hospital veterinário do país a oferecer o tratamento completo para cães e gatos com problemas renais crônicos, dentro de uma UTI veterinária.

Coordenado por uma equipe multidisciplinar, a central recebeu investimentos superiores a R$ 100 mil e fica dentro da UTI da unidade do Bacacheri.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“A hemodiálise em animais é um procedimento médico imprescindível que ajuda a manter a saúde de animais que apresentam falência renal e estão severamente intoxicados com as impurezas que os rins não conseguem expelir. Ela funciona de maneira semelhante à hemodiálise em humanos, em que uma máquina especializada ajuda a filtrar, purificar e equilibrar diversas substâncias no sangue do animal”, explica a médica veterinária e proprietária da Animal Clinic, Ana Paula Ferreira Castro.

“Entre os benefícios da hemodiálise em animais, estão a melhoria da qualidade de vida ao remover toxinas e excesso de fluidos, prolongando a vida dos animais, controlando a pressão arterial e estabilizando o equilíbrio corporal. Além disso, reduz náuseas e vômitos associados ao acúmulo de toxinas e facilita o suporte nutricional, ajudando os animais a manterem um peso saudável e obterem os nutrientes necessários”, completa.

O procedimento começa com a inserção de um cateter em uma veia central do animal, permitindo que o sangue seja direcionado para a máquina de hemodiálise. Nesse equipamento, o sangue passa por um filtro que remove substâncias indesejadas e excesso de fluidos e minerais, imitando a função dos rins saudáveis. A tecnologia utilizada é avançada, com monitores que controlam a pressão sanguínea, o fluxo sanguíneo e a composição do sangue durante todo o processo. Isso garante a segurança e eficácia do tratamento.

A equipe da Animal Clinic recebeu o treinamento para aplicar a hemodiálise com a nefrologista veterinária Patrícia Mosko, pioneira no segmento e a primeira brasileira a possuir um certificado internacional, da Universidade de Davis - Hemodialysis Academy. São, ao todo, três médicos intensivistas, dois nefrologistas e uma enfermeira especializada. “Esse tratamento em animais é um avanço importante na medicina veterinária, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os animais. Ela requer cuidados especializados e equipamentos modernos, sala climatizada e uma equipe altamente capacitada”, finaliza Ana Paula.

E ainda como diferencial, possui uma UTI móvel equipada que pode fazer os transportes de animais para as sessões de hemodiálise de toda região Sul do país. "A Animal Clinic possui a primeira UTI móvel do sul do Brasil, que pode transportar animais de Santa Catarina e do interior do Paraná para Curitiba. Nesta unidade, o animal pode, além de ser internado, ser transportado por grandes distâncias porque é uma reprodução real da UTI física", conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]