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Antiga unidade do Extra na Avenida Presidente Kennedy, em Curitiba| Foto: Daniel Derevecki/Arquivo/Gazeta do Povo

Fechadas desde o final do ano passado, as duas lojas do antigo hipermercado Extra em Curitiba – nos bairros Guaíra e Cristo Rei – vão reabrir sob a bandeira Assaí Atacadista. O anúncio, que põe fim à indefinição quanto ao destino dos espaços, foi feito nesta terça-feira (05). No processo de reabertura, o atacarejo dará prioridade para contratação dos ex-funcionários do hipermercado.

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A data de reinauguração ainda não foi definida, já que as lojas de Curitiba compõem um “pacote” de 70 unidades do Extra vendidas ao Assaí no ano passado e que terão de passar por reformas para atuarem como atacarejo. Os novos donos informaram que 40 unidades em todo o país serão convertidas para a marca Assaí Atacadista em 2022 e as outras 30 em 2023. A meta do grupo é alcançar 300 lojas em 2023. Atualmente, o Assaí tem 216 unidades e inaugurou quatro lojas orgânicas (projeto construído totalmente do zero) no primeiro trimestre.

Segundo o Assaí, a conversão trará benefícios para as economias locais, porque uma loja do atacarejo demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, estima-se em média a criação de 350 empregos na construção civil para reforma de cada espaço. Ao final do processo, cada loja deverá gerar, entre empregos diretos e indiretos, cerca de 500 vagas de trabalho.

Lojas do antigo Extra têm localização privilegiada

O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, destaca a localização das lojas herdadas do Extra: “Estamos falando de alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje em razão da densidade imobiliária nessas regiões”. O acordo para venda de lojas da rede supermercadista Extra ao Assaí foi anunciado em outubro do ano passado. A negociação foi calculada em R$ 5,2 bilhões.

Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí. Segundo a empresa, que emprega 60 mil pessoas no país, uma unidade convertida, além de apresentar maturação acelerada, proporciona faturamento três vezes superior ao obtido no formato hipermercado.

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