• Carregando...
cartório-digital-aripar-gabriel-amaral-ritalks
Lançamento do serviço digital aconteceu na última quinta-feira (22), durante o evento RITalks, que reuniu profissionais do ramo imobiliário.| Foto: divulgação.

Está disponível para o público desde a última sexta-feira (23) os novos serviços eletrônicos dos cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Paraná. Através do site oficial do Registro de Imóveis, agora os cidadãos poderão fazer online a solicitação de certidões, pesquisa de bens, visualização da matrícula de imóvel e envio de escrituras públicas e contratos particulares para registro, eliminando assim a necessidade de ir presencialmente até os cartórios.

Os 200 cartórios paranaenses de Registro de Imóveis unem-se aos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e Rondônia, que já disponibilizavam o atendimento digital.

Custo

Para certidões digitais online - que têm a mesma validade jurídica dos documentos impresso - o cidadão poderá escolher entre matrícula do imóvel, pacto antenupcial ou de outro ato registral, como transcrição, vintenária e propriedade ou negativa de propriedade. Os cartórios têm até quatro horas para enviar os valores para emissão do documento e entre 24 horas a cinco dias úteis para emitir a certidão, após a quitação do débito.

Para consultar online os dados da matrícula, o interessado desembolsará R$ 10 para acessar por 24 horas um documento virtual, tal qual está no cartório de origem. O mesmo valor é cobrado para cada busca de bens registrados em nome de pessoas físicas ou jurídicas.

Já o processo de envio de documentação para análise e abertura de processos custará R$ 2,50, mais o valor de execução do serviço.

Lançamento

O lançamento da novidade aconteceu durante o Seminário “RI Talks: Reflexões para o Futuro do Registro de Imóveis”, evento que reuniu registradores, advogados, construtores, corretores e especialistas do mercado imobiliário.

“É muito animador para nós, registradores de imóveis, avançarmos na integração de todos os nossos serviços em um portal online, disponível a qualquer interessado conectado à internet”, destacou o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Gabriel Amaral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]