
Ouça este conteúdo
A discussão sobre o futuro da liderança empresarial, os impactos da inteligência artificial e os desafios da gestão de pessoas estará no centro de uma série de encontros que movimentam Curitiba a partir desta terça-feira (27). A programação começa com o Fórum de CEOs e Heads de RH, encontro reservado a executivos e dirigentes de Recursos Humanos, e continua nos dias 28 e 29 de outubro com o 19º Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH 2026), no Viasoft Experience. A edição tem expectativa de reunir cerca de 5 mil participantes e mais de 60 palestrantes.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR), o congresso terá como tema "O insubstituível: humanidade e liderança em tempos de incerteza". A proposta é discutir como as organizações podem incorporar novas tecnologias, aumentar sua eficiência e desenvolver lideranças sem perder de vista o papel das pessoas nas decisões empresariais.
A Gazeta do Povo participará do CONPARH 2026 com uma estrutura própria de imprensa e produção audiovisual. Por meio do Paraná S.A. e do projeto Presença PRSA, o veículo realizará entrevistas com executivos, especialistas e lideranças, além de acompanhar a Feira de Negócios, palestras, painéis e atividades paralelas, com conteúdos voltados ao ambiente empresarial e às transformações do mercado de trabalho.
Fórum de CEOs abre debates sobre liderança e inteligência artificial
Antes da abertura oficial do congresso, o Fórum de CEOs e Heads de RH reunirá, nesta terça-feira (27), das 18h30 às 21h30, executivos e responsáveis pela gestão de pessoas para discutir os desafios da liderança em um cenário de transformação tecnológica e incertezas econômicas.
Um dos destaques será a apresentação de uma pesquisa realizada pela ABRH Brasil com CEOs de diferentes regiões do país. O levantamento busca trazer a perspectiva de dirigentes empresariais sobre questões relacionadas à liderança e à gestão das organizações.
O encontro também contará com a participação de Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup, grupo especializado em recrutamento e seleção de profissionais. O executivo fará uma apresentação sobre liderança e conduzirá um painel com três CEOs, no qual serão debatidas competências humanas consideradas essenciais para as decisões corporativas, como julgamento, empatia e capacidade de assumir responsabilidades.
A programação oferece uma oportunidade de observar como os principais dirigentes das empresas estão avaliando mudanças que já afetam processos de contratação, desenvolvimento de talentos, produtividade e modelos de gestão.
Congresso terá mais de 60 palestrantes e programação voltada aos negócios
A partir de quarta-feira (28), o CONPARH reunirá executivos, gestores e especialistas para dois dias de palestras, debates e experiências práticas. A programação terá mais de 60 palestrantes e 30 painéis simultâneos, além de atividades imersivas e espaços de discussão sobre tendências da gestão empresarial.
Entre os convidados estão Alexandre Pellaes, que abordará a autonomia no trabalho; Ricardo Basaglia, com reflexões sobre liderança e retenção de talentos; Ana Minuto, que discutirá a relação entre inteligência artificial e capacidades humanas; e a jornalista Izabella Camargo, com foco na produtividade sustentável e na saúde mental.
Outro destaque será a presença de especialistas e executivos que discutirão temas como desenvolvimento de lideranças, cultura organizacional, aprendizagem contínua, bem-estar e transformação digital.
Para as empresas, os assuntos ultrapassam o universo tradicional do departamento de Recursos Humanos. A capacidade de atrair e manter profissionais, utilizar tecnologias para melhorar processos e preparar lideranças para ambientes de maior complexidade tem relação direta com custos operacionais, competitividade e resultados.
Feira de Negócios aproxima empresas e fornecedores de soluções para RH
Além da programação de palestras, o CONPARH terá uma Feira de Negócios destinada à apresentação de tecnologias, produtos e serviços voltados à gestão de pessoas.
O ambiente reúne fornecedores e empresas que atuam em segmentos como benefícios corporativos, recrutamento, educação, desenvolvimento profissional, saúde organizacional e ferramentas de gestão.
A proposta é aproximar tomadores de decisão de soluções que possam contribuir para o funcionamento das organizações e criar oportunidades de relacionamento comercial.
A programação também inclui arenas de conteúdo, atividades imersivas e debates sobre experiências práticas de gestão, ampliando as possibilidades de conexão entre profissionais, executivos e empresas participantes.
No primeiro dia, o congresso também realizará a cerimônia do Prêmio Ser Humano Paraná 2026, reconhecimento a iniciativas de gestão de pessoas desenvolvidas por organizações.
Gazeta do Povo terá espaço de imprensa e entrevistas durante o CONPARH
A cobertura da Gazeta do Povo contará com um espaço dedicado à realização de entrevistas e gravações de videocast dentro da área do evento.
A estrutura será utilizada para receber executivos, palestrantes, representantes de empresas e especialistas, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre negócios, liderança, tecnologia e mercado de trabalho.
A atuação editorial será conduzida pelo Paraná S.A., que acompanhará não apenas os principais painéis do congresso, mas também as novidades apresentadas na Feira de Negócios, os encontros com lideranças empresariais e as atividades que integram a programação do CONPARH.
As entrevistas poderão dar origem a matérias especiais, vídeos e conteúdos para os canais digitais da Gazeta do Povo, ampliando o alcance das informações e dos debates realizados em Curitiba.
A proposta é identificar, entre as discussões do evento, tendências, dados, exemplos e experiências que ajudem empresários e executivos a compreender os desafios e as oportunidades da gestão de negócios.
Serviço — CONPARH 2026
Fórum de CEOs e Heads de RH
Data: 27 de outubro de 2026, das 18h30 às 21h30.
Local: Universidade Positivo, Curitiba, conforme página de inscrição. Participação voltada a CEOs e lideranças de Recursos Humanos, com vagas restritas.
19º Congresso Paranaense de Recursos Humanos — CONPARH 2026
Data: 28 e 29 de outubro de 2026.
Horário: das 8h às 18h.
Local: Viasoft Experience — Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Curitiba (PR).
Programação e informações: https://conparh.com.br/

O blog Paraná S/A é atualizado pelo time de Negócios da Gazeta do Povo. Sugestões de pauta podem ser enviadas no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br




