i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Maringá

De PCs a painel solar: Aldo se reinventa e fatura R$ 1 bi com energia renovável

  • PorMariana Ceccon
  • 20/09/2019 18:01
energia-solar-aldo-maringa
Empresa viu o faturamento crescer 120% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.| Foto: divulgação.

Surfar a onda do mercado pode ser um termo popular entre empresas que acabaram de abrir as portas, mas para a maringaense Aldo, reinventar os negócios é praticamente uma marca registrada. Isso porque nos 38 anos em que a empresa está ativa já receberam a alcunha de maiores distribuidores de monitores, chegaram a ser os líderes em venda de componentes para computadores e, acredite, até foram referência no ramo de antenas.

Mas hoje, 90% do seu faturamento bilionário–- até o final de 2019 a cifra deve ultrapassar o R$ 1,1 bilhão - vem da venda de painéis solares e itens relacionados a geração de energia renovável.

A mudança foi tão impactante para os negócios que no ano passado, os mais de 150 funcionários do local, chegaram a receber como participação nos lucros da empresa o equivalente a 14 salários extras, algo que os executivos brincam dizendo ser um “gordo” bônus.  Poderia parar por aí.

Mas o que impressiona é que praticamente 9 em cada 10 compras feitas na Aldo são fechadas pela loja virtual da empresa, um detalhe que revela exatamente  a forma como os empresários tratam o negócio.

“Em 1995 a Aldo já tinha um site. Era pioneiro na cidade”, comenta o diretor comercial da empresa, Joaquim Fernandes. “Era uma questão estratégica. Os revendedores parceiros vendiam durante o dia e acessavam o nosso site a noite, para encomendar tudo de uma só vez. Dessa forma ganhavam isenção de frete. Era quase educativo”, explica o profissional.

Esse caráter de "escolarizar os clientes", explica os números. Desde 2015 sem atuar diretamente com o varejo, a Aldo dedicou os últimos anos a estreitar a relação com revendedores e explorar o mercado inédito de energia solar. Descobriu que os ramos não estavam assim, tão distantes.

"Quem compra componentes eletrônicos, investe na área de TI, acaba naturalmente também necessitando de equipamentos com baixo consumo de energia. Então porque não oferecer o sistema fotovoltaico? Se abrimos um inversor, veremos que ele por dentro é um computador", garante o diretor comercial.

energia-renovável-solar-aldo-maringá
São mais de 150 mil painéis em estoque e 6,5 mil modelos de geradores disponíveis. Empresa também vende drones e itens para TI. Foto: divulgação.| divulgação.

Diante da lucrativa alteração no foco de negócios, os executivos da empresa admitem que, apesar da flexibilidade ser uma das raízes do seu negócio, ainda há uma longa jornada a ser percorrida no segmento de energia renovável.

"Hoje o Brasil tem por volta de 70 milhões de unidade consumidoras de energia e só 105 mil funcionam com fonte fotovoltaica. É para esse tamanho de mercado que estamos olhando", diz Fernandes.

"O importante é que temos claro que não importa o ramo onde entramos, mas quando entramos é para fazer bem feito. O mercado no Brasil e o de tecnologia muda em uma velocidade que nos motiva a fazer essas adaptações, no entanto entendemos que o segmento fotovoltaico é um segmento em que devemos permanecer por muito tempo", arremata.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.