i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Estratégia

Distribuidora de gás ajusta contas e blinda clientes para sobreviver à pandemia

  • 04/10/2020 08:00
Distribuidora de gás ajusta contas e blinda clientes para sobreviver à pandemia
| Foto: Divulgação

Se a pandemia fez indústria, comércio e até certos segmentos do agronegócio apertarem o cinto, a situação exigiu ainda mais jogo de cintura de quem depende de todos esses segmentos para seu próprio negócio. Na Gaslog, uma empresa paranaense de implantação e distribuição de gás GLP (o tipo mais comum) para fábricas, lojas, restaurantes e condomínios, a estratégia foi ajustar as contas ao máximo e oferecer condições mais amigáveis aos clientes para manter as operações e colher frutos no futuro.

LEIA MAIS sobre empresas do Paraná

Deu certo. Embora admita perdas no período, a empresa planeja a retomada das atividades a níveis pré-pandemia em seis meses.

De acordo com Wolney Pereira, CEO da distribuidora, o impacto foi sentido principalmente nos setores de comércio e serviço. “Nos condomínios houve aumento de 15% na demanda, por as pessoas estarem mais em casa. A indústria teve queda, mas uma recuperação mais rápida. A média [de redução de vendas] foi de 20%. Já o setor de comércio e serviços foi onde a perda foi a mais acentuada de todas, uma vez que vários restaurantes fecharam as portas, hotéis não puderam funcionar. A redução foi de 30%”, explica o executivo.

Para não perder clientes, a Gaslog optou por uma gestão low fare/low cost, ou seja, de reduzir custos para se tornar mais atrativa. “Adotamos três grandes iniciativas. Flexibilizamos os pagamentos em todos os clusters [segmentos] desde o início da pandemia. Dessa forma, parcelamos abastecimentos que estavam atrasados, sem cobrar juros, e não fizemos corte com a primeira nota fiscal em aberto. Depois, como segunda iniciativa, fizemos um projeto para flexibilizar o custo, embora o preço do GLP esteja atrelado à política da Petrobras. A estatal fez aumentos no GLP, mas a Gaslog não repassou na totalidade [ao cliente]”, descreve Pereira.

A terceira iniciativa, diz o empresário, foi de oferecer um combo de serviços. Como a Gaslog pertence ao Grupo Ergon, dono da empresa de soluções em geração de energia distribuída Gedisa, a companhia conseguiu criar programas de desconto na energia e no gás para empresários de diversos segmentos que buscavam qualquer respiro em suas contas.

Segundo Wolney Pereira, a empresa conseguiu oferecer esse alívio aos clientes por conta de um reestruturação de processos. “Essa parte do não repasse [do aumento no GLP] a gente consegue absorver pela eficiência da logística. Remanejamos as rotas, mudamos as datas de entrega, reorganizamos os roteiros. A economia de combustível que tivemos, por causa da redução de consumo, revertemos em descontos para o cliente. Tinha clientes que eu ia duas vezes por semana e passei a ir uma vez a cada 15 dias”, exemplifica.

A Gaslog afirma que pretende retomar o volume de distribuição que tinha antes da pandemia até março de 2021 – um período que até poderia ser mais curto, mas o fim do ano traz uma redução no consumo de gás nos principais mercados em que a empresa atua. Hoje, a distribuidora está operando com 85% de sua capacidade.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.