As micro e pequenas empresas (PMEs) do Paraná movimentaram R$ 38 milhões com vendas digitais no terceiro trimestre de 2023, valor 16% superior em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
De julho a setembro, houve um aumento de 15% sobre o volume de pedidos online no estado, passando de 133 mil para 152,5 mil. Os setores que mais faturaram foram Moda (R$ 10 milhões), Saúde & Beleza (mais de R$ 5 milhões) e Joias (R$ 2,5 milhões).
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“O comércio online tem sido um poderoso aliado para aumentar o faturamento desses negócios, seja pela facilidade de criar um e-commerce e fazer a sua gestão, assim como por demandarem menores custos operacionais em comparação com uma loja física”, explica o gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal.
Um estudo realizado pela Nuvemshop aponta dados sobre o perfil dos empreendedores brasileiros e como eles atuam no comércio online. A maioria começou a comercializar no ambiente virtual utilizando o Instagram (56%). Cerca de metade deles começaram vendendo pelo site próprio da sua marca (50,5%) e 46% iniciaram também pelo WhatsApp.
A pesquisa também mostra que os lojistas estão em diferentes fases da sua jornada empreendedora. Cerca de um terço deles tem a loja virtual há menos de um ano. Por outro lado, 25% dos empreendedores online já têm o e-commerce da sua marca há mais de três anos.
Em relação aos segmentos, Moda é o mais explorado pelas PMEs online, representando 30% dos negócios. Em seguida estão Acessórios (17%) e Casa & Decoração (10%). Além disso, o levantamento também indica os tipos de produtos vendidos online: 41,5% dos lojistas preferem trabalhar com revenda de produtos nacionais, enquanto 35% têm fabricação artesanal própria.
Os dados foram levantados com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop entre julho e setembro de 2022 e 2023.
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