• Carregando...
Equipe do Coletiza.
Na foto as empresárias Ticiana Martinez e Patricia Backes, que estão à frente da Coletiza; e os arquitetos do Solo, escritório responsável pelo projeto.| Foto: Perini.

O Coletiza, espaço colaborativo que reúne moda, gastronomia e design em Curitiba, e funciona desde 2018, reabriu, oficialmente, no último sábado (21). O local, que funciona como um celeiro de novas ideias e empreendimentos locais, estava fechado para uma reforma. Nesta nova configuração, o negócio é capitaneado pelas empresárias Ticiana Martinez, da Ôda Design Club, e Patricia Backes, a criadora do Coletiza.

"Mais do que um espaço compartilhado, queremos proporcionar um estilo de vida. E que conecta pessoas e propósitos", explicou Patricia.

E essa conexão fica clara já na entrada da nova cara que tem o Coletiza. A porta de vidro convida os clientes a entrar, dando luz a um amplo corredor que expõe os produtos. O galpão de 300 metros quadrados que abriga a comunidade de lojas é totalmente interligado e quase não dá para saber onde termina um negócio e começa o outro. O projeto de arquitetura é assinado pelo Solo Arquitetos.

"A curadoria dos empreendimentos que dividem casa no Coletiza foi pensada na intenção que os negócios que aqui coabitam têm. Queremos incentivar um compra com mais certeza, trazer leveza a vida das pessoas e aproximar projetos autorais do público", disse Ticiana.

A <em>Ôda Design Club</em>, que antes ficava na Rua Prudente de Morais, integra agora o <em>Coletiza</em>. A nova loja terá também curadoria de design voltada ao mobiliário. Foto: Amanda Lavorato.
A Ôda Design Club, que antes ficava na Rua Prudente de Morais, integra agora o Coletiza. A nova loja terá também curadoria de design voltada ao mobiliário. Foto: Amanda Lavorato.

O Coletiza também vai receber eventos e cursos itinerantes. A edição da Feira Rosenbaum - um encontro que reúne artistas e designers independentes - é um exemplo desse movimento que o espaço vai apresentar. A Feira acontece no local em outubro.

A nova fase do Coletiza reúne cinco operações fixas. Conheça quais são.

Australis

 Foto: Amanda Lavorato.
Foto: Amanda Lavorato.

A Australis é a porta de entrada do Coletiza. Da empresária Patrícia Belz, também proprietária da Borealis Plantas - que fica no Botanique Café - é uma pequena loja de chás e plantas desidratadas focada no conceito de slow living – que envolve desacelerar, aquietar, dar atenção ao presente.

O local também oferece uma experiência de infusões para o dia a dia. Os blends selecionados podem ser degustados no local, na opção to go ou embalados para preparar em casa.

| Amanda Lavorato/ Divulgação.

Outfit4You

A Outfit4You é uma loja multimarcas que existe há oito anos. Com olhar diferenciado sobre a moda, faz questão de contar a histórias das marcas que complementam o seu mix. O objetivo, segundo a sua fundadora, é trazer movimento e alegria naquilo que as pessoas vestem. "Busco mostrar que a moda pode transformar o humor e trazer bem-estar", explica Patricia.

 A <em>Outfit4You </em>é a loja de roupas e acessórios do Coletiza. Foto: Amanda Lavorato.
A Outfit4You é a loja de roupas e acessórios do Coletiza. Foto: Amanda Lavorato.

ÔDA Design Club

Inaugurada em setembro de 2016, na Rua Prudente de Morais, a ÔDA introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar e lançar marcas de artistas e designers locais que tinham pouco espaço para expor e vender seus produtos. Agora, no Coletiza, o olhar da empresária Ticiana Martinez está expandido e, além do garimpo de objetos contemporâneos e originais de todos os lugares do Brasil, também procura por peças de mobiliário.

 Espaço da <em>Ôda </em>dentro do <em>Coletiza</em>. Foto: Amanda Lavorato.
Espaço da Ôda dentro do Coletiza. Foto: Amanda Lavorato.

MADÁ

O Madá é o espaço gastronômico do Coletiza e tem a assinatura do chef Beto Madalosso. No novo empreendimento, ele é sócio do publicitário Renan Vargas. Segundo os empresários, o restaurante foi concebido "para ser um ambiente informal, descontraído e moderno".

Para o almoço haverá sempre um menu fixo, mais o prato do dia. Para atender os clientes que circulam durante à tarde, o local terá algumas opções de sanduíches autorais e doces típicos italianos, como o cannoli e o tiramisú.

À noite, o Madá traz a exclusividade do "beco" Coletiza para jantares com pizza e comida italiana simples e uma carta de vinhos enxuta e acessível. O Bom Gourmet falou em primeira mão sobre a novidade.

 Foto: Amanda Lavorato.
Foto: Amanda Lavorato.

A Grande Escola e a Humans at Work

Desde 2012, A Grande Escola promove cursos e eventos com foco absoluto na´vida´. Assuntos como felicidade, tempo, relacionamentos, meditação, consumo consciente, sentido de vida, impacto e saúde ganham espaço e formatos divertidos.

A Humans at Work, desde 2017, faz parte do mesmo grupo empresarial e promove o desenvolvimento humano nas organizações, além de realizar uma pesquisa que estabelece índice de felicidade em empresas de todo o Brasil.

Ambos os negócios dividem os fundos do Coletiza.

Foto: Amanda Lavorato.
Foto: Amanda Lavorato.

O Coletiza funciona na Rua Saldanha Marinho, 1.230, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 13h, e nos sábados das 11h às 18h. O Madá tem horário especial, de terça a sábado, das 11h às 23h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]