• Carregando...
Fábrica de refrigerante sem Almirante Tamandaré é segunda unidade da Ambev no Paraná com emissão zero de carbono.
Fábrica de refrigerante sem Almirante Tamandaré é segunda unidade da Ambev no Paraná com emissão zero de carbono.| Foto: Divulgação Ambev

A Refrigerantes Curitibana, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, é a segunda fábrica da Ambev no Paraná a neutralizar a emissão de carbono em sua produção. A unidade produz bebidas das marcas Pepsi, Guaraná Antarctica, entre outros. Antes, a multinacional de bebidas já havia conquistado o título carbono zero na cervejaria de Ponta Grossa, nos Campos Gerais (leia abaixo).

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

Também neutralizaram a emissão nesse mês de julho as plantas Arosuco, em Manaus (AM), e a Cervejaria Minas Gerais, em Juatuba. Juntas, as três fábricas deixam de emitir 4,8 mil toneladas de gases prejudiciais à camada de ozônio em comparação ao que era produzido em 2017.

A Paraná S/A entrou em contato com a Ambev para saber qual a quantidade que somente a fábrica de Almirante Tamandaré emitia de carbono. Porém a multinacional não informou o montante. O valor investido na neutralização também não foi informado pela companhia de bebidas.

Na descarbonização, a Refrigerantes Curitibana e as outras duas unidades tiveram os processos industriais aperfeiçoados. Entre eles, instalação de novos motores e equipamentos de alta eficiência, além de recuperação térmica para reuso de energia.

Em outubro do ano passado, a Ambev já havia escolhido o Paraná para um projeto pioneiro da companhia de redução de gases estufa. As cervejarias de Ponta Grossa e a de Passo Fundo (RS) foram as primeiras unidades da marca a atingir o patamar de carbono zero no Brasil. O aporte foi de R$ 137 milhões para reduzir 90% da emissão de CO2 e neutralizar os 10% restantes com investimentos no plantio de árvores. Dessa forma, as duas fábricas juntas deixaram de emitir 9,7 mil toneladas de CO2 ano, o equivalente a retirar 1,3 mil carros de circulação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]