Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Soluções de alto impacto

Fiep lança Parque Tecnológico da Indústria em Curitiba

Fiep
Sistema Fiep quer reunir profissionais, startups e poder público para buscar novas soluções para a indústria. (Foto: Divulgação/Fiep)

Ouça este conteúdo

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) inaugurou no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, o Parque Tecnológico da Indústria, um espaço de colaboração entre indústria, academia, startups e poder público, com foco em transformar ideias em soluções de alto impacto.

Idealizado pelo Sistema Fiep e impulsionado pelo Senai Paraná, com apoio do Sesi, IEL e parceiros como Finep, UFPR, IPPUC e Senai SC, o Parque nasce como um dos maiores polos de inovação industrial do Brasil.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O espaço terá a função de oferecer ativos tecnológicos, centros de pesquisa e o caráter prático da inovação, além de reunir pesquisadores, startups e profissionais das iniciativas pública e privada para pensar novas soluções para a indústria.

“A Fiep tem o compromisso de oferecer ativos tecnológicos, centros de pesquisa e estruturas como esta para apoiar os empresários na busca por inovação e competitividade. Sabemos que muitas vezes isso não é palpável no dia a dia do setor produtivo, e é nossa missão tornar esses ativos acessíveis e aplicáveis”, afirmou Edson Vasconcelos, presidente do Sistema Fiep.

Já a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, reforçou o caráter prático e já em operação do ecossistema de inovação que o Parque representa. “Nosso diferencial é que já somos um ecossistema de inovação em operação. Temos o Habitat Mobilidade, o Habitat Corporações, nossa aceleradora, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e parcerias com a do MIT de Boston. Tudo isso está à disposição da indústria paranaense para gerar produtividade e crescimento”, destacou Fabiane.

E quem articula a visão técnica do projeto é Fabiano Scheer Hainosz, gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná. “O Parque Tecnológico da Indústria tem papel de articulação. Ele conecta governo, ciência, tecnologia, empresas e cidades, funcionando como um agente facilitador do ecossistema. Foi concebido ao longo de uma jornada de amadurecimento do Sistema Fiep e hoje entregamos uma estrutura que já nasce relevante, com soluções acessíveis para indústrias de todos os portes e com potencial de gerar novos produtos, negócios e desenvolvimento para o Paraná.”

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros