• Carregando...
Pontal do Paraná receberá novo porto privado
Pontal do Paraná receberá novo porto privado| Foto: Divulgação

Envolto em uma série de polêmicas, o projeto do Porto Pontal, um novo terminal portuário privado no Litoral do Paraná, tem novo dono, de acordo com o jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, o fundo de investimento Vinci Partners comprou o projeto do grupo paranaense JCR, do empresário João Carlos Ribeiro, e irá investir R$ 3 bilhões para viabilizá-lo.

Idealizado para ser um dos mais modernos terminais de contêineres da América do Sul, o Porto Pontal, em Pontal do Paraná, é um projeto de mais de 20 anos e que, há cerca de 10, vem brigando por licenças ambientais que o viabilizem. Um dos pontos mais críticos para a instalação do terminal é a construção de uma nova rodovia responsável pela sua ligação, um projeto chamado de Faixa de Infraestrutura.

Como a via (incluindo ferrovia e gasoduto) cortaria uma extensa área de Mata Atlântica em Pontal do Paraná, seu projeto tem sido fruto de uma longa discussão entre ambientalistas, poder público e empresariado local.

Segundo o Valor, a Vinci está disposta a escalonar os investimentos para fazer o projeto avançar. “O projeto tem mérito de localização estratégica e de calado relevante, sem amarras de terminal em porto público”, disse ao jornal o sócio do fundo e head de infraestrutura José Guilherme Souza.

Caso consiga fazer o porto sair do papel, a Vinci terá em mãos uma estrutura com capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs (contêineres de 20 pés) por ano na primeira fase e 3 milhões de TEUs na segunda.

O valor da compra não foi revelado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]