
Ouça este conteúdo
O Great Place to Work reconheceu 110 organizações na edição de 2026 do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná. A relação foi dividida em três categorias: 15 pequenas, 80 médias e 15 grandes empresas.
A Cresol conquistou a primeira colocação entre as grandes empresas. O Sicoob Metropolitano ficou no topo da categoria de médias empresas, enquanto a Monetali liderou o grupo das pequenas.
A cerimônia da 17ª edição do GPTW Paraná foi realizada em 22 de setembro, no Restaurante Madalosso, em Curitiba. A programação reuniu lideranças, equipes e representantes das organizações reconhecidas, com recepção, cerimônia de premiação e confraternização. A Gazeta do Povo participou como parceira oficial da premiação e da divulgação do ranking.
Mais do que uma relação de empresas, o levantamento ajuda a compreender as transformações pelas quais passam os ambientes de trabalho paranaenses. Os dados demográficos fornecidos pelas organizações premiadas abrangem mais de 112 mil profissionais e mostram mudanças na composição das equipes, no tempo de permanência e na diversidade das lideranças.
Serviços financeiros e tecnologia ganham espaço
Serviços financeiros e seguros formam o setor mais presente no ranking, com 18 organizações. Outras 18 empresas foram classificadas em atividades diversas. Em seguida aparecem tecnologia da informação, com 15 representantes, e produção e manufatura, com dez.
Agricultura, silvicultura e pesca somam oito premiadas. O varejo aparece com sete organizações, seguido pelos serviços de saúde, com seis, e por educação e treinamento, com cinco.
A distribuição reflete a diversidade da economia paranaense. Cooperativas financeiras, indústrias, empresas de tecnologia, agronegócios e prestadoras de serviços dividem espaço em um ranking no qual a experiência dos próprios funcionários tem peso central.
O modelo do GPTW considera a percepção dos profissionais sobre aspectos como confiança nas lideranças, orgulho de pertencer, respeito, credibilidade, imparcialidade e relacionamento entre colegas. Dessa forma, a certificação não depende apenas da existência formal de políticas de recursos humanos, mas de como elas são percebidas no cotidiano.
Cresol, Sicoob Metropolitano e Monetali lideram categorias
Com sede em Francisco Beltrão, a Cresol ficou em primeiro lugar entre as grandes empresas. O sistema cooperativo, nascido no Paraná, tem no relacionamento próximo com cooperados e comunidades uma de suas características. Na base demográfica do ranking, a organização aparece com mais de 6,1 mil profissionais.
Entre as médias empresas, o primeiro lugar foi conquistado pelo Sicoob Metropolitano, de Maringá. A cooperativa repetiu o resultado alcançado em 2025 e manteve no centro de sua estratégia temas como desenvolvimento profissional, bem-estar e cultura da felicidade.
A Monetali, sediada em Pinhais, liderou a categoria de pequenas empresas. A organização atua com soluções tributárias e reúne profissionais de áreas como contabilidade, direito, gestão e administração.
Mulheres são maioria em algumas equipes, mas ainda minoria no topo
As mulheres representam aproximadamente 42% dos profissionais identificados na base demográfica das empresas premiadas. A participação feminina, no entanto, diminui conforme aumenta o nível hierárquico.
Elas ocupam 38,6% das posições de supervisão e primeira liderança, 31,9% dos cargos de gerência intermediária e 25,6% das funções executivas ou de C-Level. Entre os CEOs informados pelas empresas, apenas 7,1% são mulheres.
O retrato mostra que ampliar a presença feminina no quadro de funcionários não resolve, isoladamente, a desigualdade nas posições de decisão. Programas de desenvolvimento, sucessão, mentoria e critérios transparentes de promoção permanecem como temas importantes para as organizações.
Metade dos profissionais tem menos de 35 anos
O ranking também apresenta um ambiente de trabalho marcado pela presença das gerações mais jovens. Pouco mais da metade dos profissionais, 50,8%, tem até 34 anos. Pessoas entre 35 e 44 anos representam 28,3% da base, enquanto 20,8% têm 45 anos ou mais.
Em relação ao tempo de casa, 40,9% dos profissionais estão nas empresas há menos de dois anos. Outros 29,4% têm entre dois e cinco anos. Somadas, essas duas faixas representam 70,3% dos trabalhadores.
O cenário aumenta a importância de processos de integração, formação de lideranças e transmissão da cultura organizacional. Atrair profissionais é apenas uma parte do desafio. As empresas também precisam criar condições para desenvolver, engajar e manter equipes que ainda estão construindo sua trajetória dentro das organizações.
Nesse contexto, confiança, oportunidade de crescimento, qualidade da liderança e coerência entre discurso e prática passam a ser diferenciais competitivos. O ranking GPTW Paraná 2026 mostra que as empresas reconhecidas avançaram nessa direção — e também evidencia os desafios que ainda precisam enfrentar para transformar bons ambientes de trabalho em uma cultura sustentável.
Confira o ranking completo do Great Place To Work (GPTW) Paraná 2026

O blog Paraná S/A é atualizado pelo time de Negócios da Gazeta do Povo. Sugestões de pauta podem ser enviadas no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br




