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Foto da Cristiane Mateus, coordenadora editorial d Editora Maralto
De acordo com a coordenadora editorial da Maralto, o principal objetivo da editora é trabalhar com escolas e grupos educacionais, mas os livros também serão vendidos no varejo.| Foto: Pith Haiducki/Divulgação

Dois anos depois de comprar a Editora Positivo como parte da aquisição do Sistema Positivo de Ensino (SPE) - e, posteriormente, fechá-la -, o grupo Arco Educação decidiu oficializar a fundação de uma editora própria com sede em Curitiba, a Editora Maralto.

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“Quando o grupo Arco comprou a Editora Positivo, começou a avaliar o catálogo e descobriu que ele era muito forte em literatura infantil e juvenil, e que essa força começava a se estender para livros para o público adulto. Tinha autores representativos, variedade de gêneros, e isso era muito interessante”, conta a coordenadora editorial da Maralto, Cristiane Mateus.

Mirando primeiramente escolas e grupos educacionais, que precisam de livros para o ensino de literatura e para abastecerem suas bibliotecas, o grupo decidiu aproveitar o que tinha em mãos, mas sem usar marca Positivo. A ideia era quebrar a resistência de escolas que não integram o SPE.

“A Editora Positivo vendia para os Colégios Positivo e as escolas conveniadas. Hoje, vendemos para praticamente todos os sistemas de ensino do grupo Arco, mas as chances de negócio são maiores. Já temos redes de colégios grandes que compram nossos livros, mas não usam os sistemas de ensino”, explica Cristiane.

Também focado neste público, o selo criou um programa de formação leitora que envolve produtos e serviços relacionados às obras vendidas para as escolas. A ideia é usá-los para incrementar o trabalho desenvolvido em sala de aula e estreitar a relação dos estudantes com as obras, incentivando a leitura.

Gestação do projeto começou em 2020

Apesar do anúncio oficial sobre a entrada da Maralto no mercado ser feito agora, os trabalhos para a fundação da editora começaram em 2020. Inicialmente, eles envolveram a reforma de livros, a compra de novos títulos e a organização do programa de formação leitora. Em 2021, veio a impressão de 1,5 milhão de livros - número que deve chegar a 2 milhões até o fim do ano.

As cópias vão abastecer escolas de todo o país, mas também serão vendidas no varejo. Inicialmente, a comercialização será feita por parceiros, como livrarias e a Amazon, mas, mais tarde, haverá um e-commerce próprio do selo. O foco da editora não é o varejo, mas a empresa entende que a abertura das vendas para o público em geral contribui para o fortalecimento da marca.

Atualmente, a Editora Maralto conta com 150 títulos, de autores como Luiz Ruffato, Adriana Lisboa, Luiz Henrique Pellanda, Mariana Ianelli, Odilon Moraes, Ruy Espinheira Filho, Marilda Castanha, Carlos Dala Stella, Jacques Fux, João Anzanello Carrascoza, Nelson Cruz e Raquel Matsushita. Sete lançamentos estão previstos para as próximas semanas, com eventos a serem realizados em Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

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