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Intua Beauty planeja recuperar metade dos R$ 15 milhões investidos pela Herbarium em 12 meses.
Intua Beauty planeja recuperar metade dos R$ 15 milhões investidos pela Herbarium em 12 meses.| Foto: Divulgação Intua Beauty

Produtos de beleza que vão além do creme e venda 100% digital. Dessa forma nasceu em março a Intua Beauty, braço da farmacêutica paranaense de fitoterápicos Herbarium que pretende conquistar o mercado brasileiro de beleza integral - em que leva em consideração o equilíbrio não só do corpo, mas também da mente - e se internacionalizar em três anos.

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Com investimento de R$ 15 milhões, a nova marca foi lançada em março após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento no Ecossistema de Negócios da Herbarium. A maior parte da produção da Intua Beauty é na fábrica da empresa mãe em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, com 30% da produção terceirizada. Apesar disso, a nova empresa tem operação independente da Hebarium.

Tanto que o plano é de que a marca de beleza ultrapasse o faturamento da própria fabricante de fitoterápicos em dez anos. Já nos primeiros 12 meses de operação, a Intua planeja recuperar metade dos R$ 15 milhões investidos pela Herbarium no lançamento da marca em março.

General manager da Intua Beauty, Renato Andreatta.
General manager da Intua Beauty, Renato Andreatta. | Divulgação Intua Beauty

"O mercado de beleza está crescendo muito e nós queremos reformular esse mercado com um conceito ampliado, de que beleza vai além de cremes, é um equilíbrio que vem de dentro para fora da pessoa. Simplificando: queremos trabalhar com beleza e bem-estar", compara o general manager da Intua Beauty, Renato Andreatta.

Beleza integral

Para chegar lá, a nova marca aposta no conceito de beleza integral, não se limitando apenas a produtos cosméticos. E foca não só as vendas, mas também o marketing em plataformas on-line.

Para iniciar a operação, a Intua Beauty lançou 12 produtos em quatro linhas: skincare (cremes de cuidado com a pele), nutricosméticos (cápsulas com suplementos orais), aromaterapia (um blend de óleos naturais) além de infusões (chás com funções relaxantes, energizantes e detox).

Toda a linha é formulada com 80% de matérias-primas naturais, seguindo o conceito clean beauty (beleza limpa): produtos sustentáveis ambientalmente que não causam danos à saúde. A meta é alcançar 100% de substâncias naturais na produção nos próximos anos.

Portfólio

A Intua Beauty planeja até 2025 ter 30 itens no portfólio. Para isso, a empresa já está desenvolvendo novos produtos. "Nesse início de operação, vale atuar com portfólio menor para fortalecer a marca no mercado. Mas temos mais 18 itens em escala de desenvolvimento, sendo que seis novos produtos já serão lançados ano que vem", aponta Andreatta.

O período do início da pesquisa à aprovação de um creme na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de um ano a um ano e meio. No caso dos chás, um ano.

Venda e marketing digital

O general manager da Intua afirma que a empresa já foi planejada com foco no ecomerce, aproveitando a onda das beauty techs - empresas de beleza com base tecnológica.

Mesmo assim, Andreatta reconhece que a pandemia deu dois empurrões importantes nas vendas: o de levar os consumidores para o ambiente de compra virtual e o de estimular o cuidado das pessoas consigo mesmas.

"Há alguns anos atrás não se imaginava vender produtos de beleza pela internet porque são itens que o consumidor gosta de sentir na pele, sentir o cheiro antes de comprar. Só que agora boa parte das vendas acontecem a partir das mídias sociais, principalmente de sugestões de influenciadores", argumenta Andreatta.

Diante desse cenário, a Intua enfatiza a importância do autocuidado em suas campanhas de marketing, conceito que ganhou ainda mais força com a pandemia. "Antes o mercado de beleza era mais simplificado, bastava a pessoa passar um único produto na pele. Agora as pessoas estão mais detalhistas nesse autocuidado, valorizam mais o ritual de dedicar um tempinho para si mesmo", aponta.

Para isso, o plano é destinar 50% do orçamento de marketing para plataformas digitais, em especial os criadores de conteúdos. "Temos planejadas ações de mídia programática e também com influenciadores, que hoje são fundamentais para o setor da beleza", ressalta Andreatta.

Mercado exterior

A Intua Beauty pretende primeiro fortalecer a marca no ambiente doméstico para depois avançar ao mercado exterior. A expectativa é de que as vendas para outros países comecem em 2025, aproveitando a onda das marcas brasileiras que vêm conquistando consumidores lá fora.

"A ida ao mercado exterior está no nosso radar. Até porque há um movimento de empresas independentes daqui indo para fora do país, principalmente os Estados Unidos, dentro do brazilian beauty", avalia Andreatta, citando a onda de empresas de beleza do Brasil que estão pegando carona no conceito de clean beauty lá fora.

"O Brasil é o quarto maior mercado de beleza no mundo. Somos vanguarda no lançamento de diversos produtos. Por isso a partir de 2023 vamos estudar a nossa ida o mercado exterior", complementa o diretor da Intua Beauty.

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