• Carregando...
Nasa
O NASA Space Apps Challenge acontece em Curitiba entre os dia 18 e 20 de outubro. Na capital sã0 500 vagas e é possível se inscrever gratuitamente até quinta-feira (10).| Foto: divulgação.

Curitiba recebe entre os dias 18 e 20 de outubro o NASA Space Apps Challenge 2019 - competição internacional realizada simultaneamente em 200 cidades do mundo, 40 delas são brasileiras. No evento, um Hackathon de 48 horas, os participantes têm acesso ao banco de dados da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço do Governo Federal dos Estados Unidos) - colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas - e são desafiados, em equipe, de maneira inovadora, a criarem soluções para problemas globais reais.

No conceito "O mundo precisa das suas ideias", o NASA Space Apps Challenge 2019 é um evento decentralizado. "Curitiba teve um projeto ganhador que se destacou na final global em 2017. Foi o único projeto brasileiro que foi finalista global até hoje. Nossa missão é levar o Space Apps para todo o Brasil e, desta forma, originar mais projetos globais made in Brazil", explicou Marina Beraz, representante do Space Apps Challenge Brazil.

Na capital paranaense são 500 vagas. As pré-inscrições para o Hackathon já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de outubro no site oficial. O evento acontecerá no CRIA (Campus Rebouças de Inovação e Aceleração). A mobilização e a realização está sendo feita através do Jupter - plataforma que impulsiona a criação e aceleração de startups - e do Founder Institute.

Outros municípios estão participando, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Manaus (AM), entre outras.

Desafios

Os desafios são separados em 25 categorias que envolvem os temas Oceanos da Terra (como entender e proteger melhor os oceanos da Terra), Nossa Lua (vai ser preciso pensar criativamente e interpretar os dados da Nasa para encontrar soluções), Planetas Próximos e Distantes (como explorar), Para as Estrelas (sobre ciência e exploração espacial), Vivendo em Nosso Mundo (uma história, um jogo, um vídeo ou outro produto que capture como é viver na Terra) e Invente seu Desafio (o candidato poder criar uma solução própria para um desafio qualquer. Nesta categoria os projetos não são elegíveis para o julgamento global ou prêmios da NASA).

Hackateen

Na edição de Curitiba, além do Hackathon, o evento tem na programação o Hackateen, feira de inovação, praça de networking, workshops e palestras. O NASA Space Apps Challenge Curitiba também terá workshop gratuito de robótica e cultura maker, aberto para crianças de 8 a 13 anos, além de oficinas de criação de games para todas as idades, ambos realizados em parceria com o projeto WAAS – We are All Smart e a empresa Microduino. Ainda na programação, vão participar nomes importantes que atuam com inovação no Brasil para painéis de discussão e palestras.

Na ultima edição, em 2018, foram 18 mil participantes, em mais de 200 cidades em 75 países. A primeira edição do evento aconteceu em 2012 nos Estados Unidos e esta é a terceira vez que acontece em Curitiba.

Além disso, as possibilidades se estenderão ao Pós-Hackathon, onde os participantes terão a oportunidade de aplicar as soluções criadas durante a competição em projetos reais e oportunidades exclusivas de recrutamento nas empresas parceiras do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]