• Carregando...
Divulgação
Maria Cristina Muggiati, diretora da Oficina do Sorvete, recebe o prêmio nacional de inovação| Foto:

O Paraná foi o estado com mais vencedores na 7° edição do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Três empresas e dois ecossistemas de inovação paranaenses foram escolhidos entre mais de 2,1 mil instituições de todo o Brasil.

Receba as principais notícias do PR em seu celular

As premiações foram entregues na última terça-feira (8), em uma solenidade realizada em São Paulo. A Oficina do Sorvete foi a vencedora da categoria Inovação e Sustentabilidade entre as micro e pequenas empresas. Na mesma categoria, mas entre as empresas de grande porte, a vencedora foi o Grupo Boticário. A TecnoSpeed foi a mais bem colocada entre as empresas de médio porte na categoria Gestão da Inovação.

Entre os ecossistemas, o Paraná teve dois destaques: o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná foi o escolhido entre as iniciativas em estágio inicial de implantação; e o Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, primeiro lugar entre os ecossistemas em estágio consolidado.

Oficina do Sorvete aposta em energia limpa e ações para conter a extinção

A Oficina do Sorvete criou uma linha de sorvetes com frutas nativas da região do Parque Nacional do Iguaçu. Dessa forma, a empresa conecta os consumidores com sabores da floresta ameaçados de extinção. Essa conexão se dá por meio dos produtores rurais de agroflorestas, estimulados a cultivar essas frutas nativas tanto para atender à nova demanda quanto para evitar o processo de extinção das espécies.

A empresa divulga, por meio de QRCode instalados nos pontos de venda, curiosidades sobre os sabores dos produtos, além de curiosidades e peculiaridades das culturas gastronômicas típicas da tríplice fronteira. Gerida por mulheres, a Oficina do Sorvete reduziu o consumo de plástico nas embalagens de picolés, passou a usar potes de materiais biodegradáveis para os sorvetes de massa e adotou o uso de painéis solares para a produção de energia limpa.

Destaque da TecnoSpeed é a inovação em processos

Ser a casa do desenvolvedor de software é uma das metas da TecnoSpeed. Esse objetivo está sendo alcançado por meio de mudanças na estrutura de processos e ritos utilizados durante o desenvolvimento dos programas de computador. Para os avaliadores, a empresa acertou ao usar a inovação como uma ferramenta de crescimento e diversificação, para assim manter os colaboradores engajados em programas de incentivo.

Outro destaque aprovado pelo prêmio é o SpeedLab, um laboratório de inovação criado para que seja mantido na empresa o bom histórico de mudanças em processos lançadas nos últimos anos. A adoção constante de inovações vem sendo responsável por grande parte do faturamento da empresa.

Grupo Boticário está no top 10 das companhias de beleza mais sustentáveis do mundo

Presente em 16 países com 7 marcas próprias, o Grupo Boticário foi premiado pela gestão eficiente na inovação da sustentabilidade. A empresa tem o maior programa de logística reversa do Brasil, com índices de 87% de reciclagem em algumas de suas linhas de produtos. O Boticário ganhou destaque no prêmio ao ser apontada como a 7ª companhia de beleza mais sustentável do planeta.

Entre as ações do grupo no setor de Proteção à Natureza, foram destacadas iniciativas como a destinação de 1% das receitas da empresa para o Movimento Viva Água, que entre outras atividades colabora na recuperação da Bacia do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais. O Grupo Boticário também reforçou a iniciativa de se tornar uma empresa totalmente vegana até 2025. Para tanto, deve tornar mais presentes ações como o lançamento do primeiro protetor solar brasileiro certificado como tendo segurança para os recifes de corais.

SRI do Norte Pioneiro promove inovação e empreendedorismo

O Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná se estruturou a partir de um planejamento estratégico concluído em 2019. Apesar de não contar ainda com ambientes de inovação bem estruturados – e por isso ter sido premiado na categoria Ecossistemas em Estágio Inicial – o SRI do Norte Pioneiro consegue articular atores e integrar múltiplas cidades sob uma gestão central de forma a promover um impacto em toda a região.

SRI Iguassu Valley foi reconhecido por favorecer a adoção de políticas públicas

O Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, consolidado sob o nome de SRI Iguassu Valley, atua em Cascavel, Foz do Iguaçu, Santa Helena e Toledo. Sua atuação nos últimos dois anos, com foco na integração e desenvolvimento de atores regionais foi reconhecida pelos avaliadores. Entre os destaques estão a governança bem definida e atuação constante do SRI por meio de projetos, ações, negócios e políticas públicas, entre outras iniciativas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]