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Organnact investiu R$ 2 milhões no lançamento da linha de alimento natural para cães e gatos.
Organnact investiu R$ 2 milhões no lançamento da linha de alimento natural para cães e gatos.| Foto: Laura Villar / Divulgação Organnact

Com 30 anos no mercado de suplementação animal, a Organnact lançou no começo de junho seus primeiros alimentos para animais domésticos. Feita com produtos naturais, sem corantes nem conservantes, a linha Be Nature Food é voltada para cães e gatos.

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Com investimento de R$ 2 milhões, a empresa paranaense pretende dobrar de faturamento em dois anos com os novos produtos. Além do lançamento da linha alimentar, o plano inclui a ampliação dos atuais 22 mil pontos de vendas para 45 mil em todo Brasil até 2024. O que deve dobrar já no prazo de um ano o número de consultores de vendas, alcançando o total de 600 em 2023.

"Acreditamos que com a linha de alimentação podemos dobrar nosso faturamento em dois anos", enfatiza a gerente de Produtos da Organnact, a médica veterinária Marina Tiba, sem citar o lucro da empresa.

O aumento da exportação também está em foco com a linha de alimentos naturais. A meta é sair dos atuais 16 países para 22 países ainda em 2022.

O lançamento da Be Nature Food vai na onda do crescimento no consumo de alimentos para animais domésticos. O pet food hoje representa 75% de todo o mercado de produtos para animais domésticos. Sozinho, o segmento cresceu 24% em 2021.Enquanto que que o pet vet (atendimento veterinário) cresceu 18% e o pet care (cuidados com o animal, como banho e tosa) cresceu 9%.

O aumento no consumo, que já era tendência, ganhou ainda mais força na pandemia. Com as pessoas mais tempo em casa, quem já tinha um animal pôde dedicar mais tempo à saúde dele, buscando uma alimentação mais saudável. Quem não tinha, viu no isolamento social a oportunidade de adotar um bichinho como companhia. "A pandemia nos elevou a vários patamares na empresa, como no marketing, com ações no Big Brother Brasil ano passado", complementa a gerente de Produtos.

Donos de pets decidiram os sabores

A Organnact também apostou no marketing para buscar bons resultados com a Be Nature Food. A linha tem a apresentadora Angelica e sua cadela Gringa, da raça golden doodle que é sucesso de seguidores no Instagram, como garotas-propaganda. E antes de lançar a linha mês passado, a empresa ouviu donos de cães e gatos para saber quais proteínas eles queriam na composição dos alimentos.

A partir da pesquisa com os tutores, a Organnact lançou os alimentos naturais no sabor frango para os filhotes, carne bovina para os animais adultos e sabor peixe para os pets idosos, todos misturados com legumes nas composições. Com uma curiosidade: os tutores descartaram na pesquisa o uso de proteínas de carnes exóticas, como javali, jacaré ou coelho.

"Fazendo um paralelo entre o filhote e um bebê, quando os pais pensam em proteína geralmente optam pelo frango. Com os adultos, a carne bovina é mais convencional. Já para o idoso se recomenda o peixe por ser mais leve, o que facilita a digestão", compara Marina. "A alimentação dos animais domésticos é muito semelhante a dos próprios tutores. Por isso as pessoas também estão buscando alimentação saudável para os pets", complementa a gerente de Produtos.

Mais produtos naturais

A linha alimentar da Organnact já nasceu com plano de expansão. A empresa pretende até o ano que vem fornecer os três sabores - frango, carne e peixe - para as três faixas etárias de pets - filhote, adulto e idoso. A empresa também já está desenvolvendo outros 31 alimentos para pets que devem ser lançados nos próximos anos.

A produção dos alimentos saudáveis da Organnact não será no Paraná, e sim em uma indústria parceira no interior de São Paulo. Todas as matérias primas serão de fornecedores locais paulistas, inclusive a proteína de peixe usada na comida para cães e gatos idosos.

Vendas nas clínicas veterinárias

As clínicas veterinárias são o foco da expansão dos pontos de vendas a Organnact com a linha de alimentos saudáveis. Marina explica que a marca já tem grande participação nas vendas em pet shops e outras redes varejistas. Mas até então não tinha entrada forte nas clínicas, o que deve mudar com os novos produtos.

"Agora temos uma linha que atende muito bem esse segmento de clínicas veterinárias, porque o veterinário pode não só utilizar o nosso alimento para os animais internados, como também prescrever para os tutores darem para seus pets em casa", explica a gerente de Produtos.

A Organnact mapeou a existência de aproximadamente 35 mil clínicas veterinárias no Brasil. A meta, aponta Marina, é de que a empresa chegue a 70% delas em um ano.

Para isso, a Organnact começou semana passada parceria com 500 médicos veterinários que vão participar de palestras sobre a importância da alimentação na saúde dos animais. Essas rodadas serão mensais, sempre com profissionais referência na área nutricional, além do envio de amostras para testagem dos veterinários. O plano é expandir essa capacitação para mais profissionais.

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