Nove cidades do Paraná ficaram na liderança da produção nacional de pelo menos 12 produtos da agropecuária em 2022. Nessa lista estão Toledo, Castro, Cascavel, Arapoti, Nova Aurora, Guarapuava, Tibagi, São Mateus do Sul e Cerro Azul.
O levantamento foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com base na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) e na Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As pesquisas reúnem todas as informações nacionais sobre o tema.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Com um rebanho de 909,8 mil porcos, Toledo, na região Oeste, liderou a produção suína brasileira no ano passado. Também na região Oeste, Cascavel ficou em primeiro lugar na criação de galináceos (aves), somando mais de 21 milhões de animais.
Nova Aurora produziu 24,4 mil toneladas de peixe no ano passado. Castro, por sua vez, produziu 426,6 milhões de litros de leite em 2022. Arapoti, no Norte Pioneiro, está em primeiro lugar na produção de mel de abelha, com 991,7 toneladas produzidas no ano passado.
Guarapuava, na região Central, liderou o cultivo de três culturas no país: cevada, centeio e triticale, os chamados cereais de inverno. Foram 204,8 mil toneladas de cevada colhidas na cidade em 2022.
Já o cultivo de trigo no país é liderado por Tibagi, nos Campos Gerais, que colheu 138,4 mil toneladas do grão em 2022, atingindo um VBP de R$ 216,4 milhões. São Mateus do Sul, no Centro-Sul do estado, se destaca na produção de erva-mate, produto em que o Paraná também mantém a dianteira nacional.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião