• Carregando...
Positivo
Lucas Guimarães, presidente da Positivo Educacional: grupo quer ampliar cobertura do Aprende Brasil nas regiões Norte e Nordeste| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Dois anos após vender seu sistema de ensino privado para a Arco Educação, o Grupo Positivo intensifica sua aposta no sistema voltado ao ensino público e quer avançar pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Negociado com as prefeituras, o Aprende Brasil já é oferecido por mais de 200 municípios (a maioria nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e chega a cerca de 300 mil alunos.

O mais recente deles é Pato Branco, no Oeste do Paraná. Neste segundo semestre, a rede municipal passará a oferecer o sistema de ensino a 7 mil alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O acordo foi orçado em R$ 2,3 milhões.

“A gente tem no sistema de ensino público um grande orgulho. Nosso maior impacto social em escala é o Aprende Brasil. Manter isso é um motivo de orgulho”, destaca Lucas Guimarães, presidente da Positivo Educacional.

O gestor indica, no entanto, que quer avançar com o sistema por estados onde o Aprende Brasil tem pouca ou nenhuma presença. "Estamos voltando a olhar para o Norte Nordeste. Até temos clientes em Rondônia, assim como no Brasil todo. Mas no Nordeste, por exemplo, não temos quase nada”, avalia Guimarães.

Das duas centenas de municípios atendidos pelo Aprende Brasil, apenas cinco ficam em uma das duas regiões -- e só um é do Nordeste: a cidade de União, no Piauí.

O gestor evita, no entanto, falar em projeções de investimento e ganhos ou meta de número de alunos. “[Nossas metas são] Fazer aumentar o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] dos municípios, fazer aumentar o desempenho [dos alunos] nas provas do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], que são métricas de qualidade para o ensino público. A gente tem se desdobrado para ver o que a gente pode fazer nesse sentido. Crescimento é consequência disso. O boca-a-boca é o que vende”, diz.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um conjunto de soluções educacionais que inclui, por exemplo, materiais didáticos, ambientes virtuais de aprendizado e gestão pedagógica, pacote de avaliações e assessoria pedagógica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]