• Carregando...
Junta Comercial do Paraná
Junta Comercial de Curitiba: cidade é a segunda mais rápida das capitais no processo de abertura de empresas.| Foto: ANDRE RODRIGUES/Gazeta do Povo/ Arquivo

O Paraná é o segundo estado mais rápido para se abrir uma empresa. Com destaque para as cidades de Curitiba, Pinhais, Foz do Iguaçu e Sarandi.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná

O Mapa das Empresas, ranking do Ministério da Economia que disponibiliza informações a quem quer empreender, aponta que nos quatro primeiros meses de 2022 a abertura de um CNPJ no Paraná levou em torno de 18 horas.

O levantamento calcula o tempo da análise de viabilidade (quando o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e da etapa do registro (fase em que a Junta Comercial fornece o contrato social e o CNPJ gerado pela Receita Federal).

O Paraná empatou com o Distrito Federal e ficou atrás somente de Sergipe, que leva em média 15 horas para a abertura de uma empresa. O estado mais lento é a Bahia, que leva em média 3 dias e 17 horas para emissão de um CNPJ.

Curitiba

Já entre as capitais, Curitiba é a segunda mais rápida na abertura de empresa. A capital paranaense leva em média 11 horas para emitir um CNPJ. A marca é 18 horas menor do que o tempo médio da cidade no primeiro quadrimestre de 2021.

O tempo de abertura de uma empresa em Curitiba é 72% mais rápido do que a média brasileira de 1 dia e 16 horas. A capital paranaense fica atrás apenas de Aracaju (SE), que registrou média de 8 horas para a abertura de uma empresa. A capital mais lenta de todas é Salvador, na Bahia, com média de 4 dias e 18 horas para abertura.

Pinhais

Pinhais ocupou o topo de todos os municípios brasileiros no tempo de análise da viabilidade da empresa. A cidade na Região Metropolitana de Curitiba leva apenas 20 minutos para avaliar se o estabelecimento requerente pode se estabelecer no endereço indicado.

Das cinco cidades mais rápidas nessa fase da abertura de uma empresa, quatro são paranaenses. Além de Pinhais no topo, Curitiba ocupa a terceira posição com média de 35 minutos, Foz do Iguaçu é a quarta com média de 44 minutos e Sarandi, no Noroeste do estado, vem na quinta colocação com 56 minutos. O município com a análise de viabilidade de empresa morosa é é Pirassununga, no interior de São Paulo, com média de 5 dias e 16 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]