• Carregando...
Senai moderniza laboratórios de Metalmecânica em Londrina
| Foto: Gelson Bampi

O Sistema Fiep entregou a modernização da área Metalmecânica do Senai em Londrina. Além R$ 4,2 milhões para a realização de obras de adequação na estrutura da unidade, foram investidos outros R$ 4,2 milhões para a aquisição de 72 equipamentos.

Os novos laboratórios permitirão ao Senai ampliar o portfólio de cursos que a instituição oferta para capacitar profissionais para a indústria de Londrina e região. Com base na metodologia de estações de aprendizagem, a estrutura está alinhada às tecnologias da Indústria 4.0, possibilitando ainda maior qualidade nas capacitações ofertadas.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Entre os aparelhos adquiridos, estão dez bancadas para o Laboratório de Manutenção Mecânica, que também recebeu equipamentos de tecnologia de Manutenção Preventiva. Já o Laboratório de Solda teve sua estrutura completamente revitalizada, também sendo adquiridas novas máquinas de solda multiprocesso.

Outros equipamentos instalados foram uma retífica cilíndrica, uma serra fita e uma fresadora. Os investimentos também atenderam a área de robótica, tendo sido adquiridos dois robôs colaborativos.

O principal destaque é a implantação de um Sistema Flexível de Manufatura (SFM). Também conhecido como fábrica inteligente, o sistema está alinhado com o conceito de Indústria 4.0. O SFM instalado é projetado para introduzir a capacidade de fabricação avançada em ambientes de aprendizagem.

O sistema permite que sejam emuladas em sala de aula as aplicações de automação e produção industrial do mundo real encontradas em fábricas modernas. Assim, os programas educacionais do Senai podem treinar trabalhadores para estarem prontos para a indústria, por meio de um ambiente de aprendizagem voltado para o ensino de tecnologias habilitadoras e aplicações da Indústria 4.0.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]