A fábrica de Fazenda Rio Grande da Sumitomo Rubber do Brasil, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, destinou mais de mil toneladas de resíduos para diversos processos de reutilização durante o primeiro trimestre deste ano. Os resíduos gerados são reutilizados para fabricação de outros produtos de borracha e reciclados aumentando o ciclo de vida dos materiais.
Em 2022, a fabricante de pneus atingiu a meta de Aterro Zero, ou seja, 100% dos resíduos gerados são reutilizados, reciclados e tratados. Essa conquista segue a estratégia de desenvolvimento sustentável em alinhamento com as diretrizes globais do grupo Sumitomo Rubber no mundo.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A maior geração de resíduos são os de borracha, pois está ligado diretamente ao processo produtivo de pneus e representa 60% de todo o resíduo produzido na fábrica na Região Metropolitana de Curitiba. O coprocessamento é a alternativa com maior relevância para o destino final dos resíduos de borracha, entretanto há novas rotas de reutilização desses resíduos em outros produtos compostos por borracha, como peças, tapetes e lonas. O desafio da empresa é retornar todo o resíduo de borracha em outras aplicações e aumentar a circularidade do material.
Até mesmo o carbono, que é uma das principais matérias primas para produção do pneu, também é reutilizado por uma empresa terceirizada no processo de produção de tintas. Além da reutilização dos resíduos sólidos, a empresa também trata os efluentes produzidos, inclusive o efluente doméstico e está investindo em novos equipamentos que estão em testes para aumentar ainda mais eficiência deste sistema e garantir maior reuso de água.
"Desde o início das operações da fábrica, buscamos as melhores práticas para destinação de resíduos e estamos empenhados em gerar valor na economia, e aumentar a vida útil desses materiais”, afirma o gerente de GA (General Affairs) e HSE (Health, Safety & Environment) da Sumitomo Rubber do Brasil, Rafael Janiski.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião