A Sumitomo Rubber do Brasil, fabricante dos pneus Dunlop, Falken e Sumitomo, conquistou o selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, uma certificação que reconhece o compromisso das empresas em medir e gerenciar suas emissões de CO2, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
O Programa Brasileiro GHG Protocol, gerido pela Fundação Getúlio Vargas, é uma ferramenta que adapta o cálculo de emissões de CO2 global à realidade brasileira. O selo Ouro, a mais alta certificação do programa, destaca as empresas que reconhecem suas emissões e estão ativamente engajadas em iniciativas de sustentabilidade. Para a Sumitomo Rubber do Brasil, essa conquista reforça seu compromisso com os princípios de ESG.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
As principais iniciativas realizadas pela área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE) da empresa em conjunto com o time de Projetos, incluíram:
- Inventário de emissões: um levantamento detalhado das emissões de CO2 do escopo 1 e 2 da unidade fabril em Fazenda Rio Grande e do escritório comercial em São Paulo, incluindo o consumo de combustíveis, gases refrigerantes e energia elétrica.
- Auditoria externa: para garantir a veracidade das informações, um auditor visitou a unidade fabril e o escritório para confirmar os dados.
- Conscientização dos colaboradores: foram realizadas ações para sensibilizar os funcionários sobre a importância do tema.
- Redução de emissões: implementação de projetos específicos visando a redução das emissões de CO2.
- Aquisição de I-REC: a compra de certificados de energia renovável (I-REC) para a fábrica e o escritório comercial em São Paulo.
“Receber uma certificação de gestão de emissões de CO2 vai além de uma simples conformidade. Ela posiciona a empresa como protagonista na luta contra as mudanças climáticas e fortalece sua sustentabilidade a longo prazo, impactando positivamente o meio ambiente, a sociedade e o próprio sucesso do negócio”, comenta Karina Fujino, Gerente de Engenharia de Projetos da Sumitomo Rubber do Brasil.
"Acreditamos que o primeiro passo para qualquer melhoria é saber onde você está, para em seguida definir aonde quer chegar e, por fim, elaborar estratégias claras para alcançar seus objetivos. O selo Ouro é a certeza de onde estamos, permitindo-nos olhar para nossos targets e desenvolver a melhor estratégia para a neutralidade de carbono em 2050", acrescenta Kassielle de Souza Barichello, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sumitomo Rubber do Brasil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião