Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Sistemas de gestão educacional

Para acelerar crescimento, empresa de Medianeira compra concorrente curitibana

Tela de um dos sistemas desenvolvidos pela SWA Sistemas
(Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Buscando acelerar seu processo de crescimento, que vem acontecendo a uma taxa de 30% ao ano, a SWA Sistemas, empresa de sistemas de gestão educacional de Medianeira, no Oeste do estado, decidiu comprar a concorrente curitibana Matheus Soluções. A aquisição foi consolidada em novembro, fazendo com que a SWA se tornasse uma das grandes empresas do ramo.

“A Matheus foi a nossa primeira aquisição e, com ela, elevamos o nosso patamar e ficamos entre as cinco maiores de sistemas de gestão educacional. A compra acelerou em quase dois anos a expansão que vínhamos fazendo comercialmente”, diz o CEO da SWA, Leandro Scalabrin.

Juntas, SWA Sistemas e Matheus Soluções passam a atender 500 mil estudantes de instituições de ensino de diversos níveis e tipos de 22 estados do país. Porém, ambas as marcas devem ser mantidas, com suas respectivas linhas de produtos.

No caso da SWA, que é especialista nos ensinos fundamental, médio e superior, as soluções envolvem ERP acadêmico, secretaria digital, aplicativo do estudante, plataforma para pagamento on-line, etc. Já a Matheus continuará trabalhando com sistemas de gestão para escolas e bibliotecas, inclusive com aqueles voltados para escolas de idiomas e esportivas - que não eram atendidos pela SWA.

Conforme Scalabrin, além de possibilitar que a SWA trabalhe com outros tipos de instituição de ensino, a aquisição também vai permitir que a empresa, que vende suas soluções principalmente para a rede privada, trabalhe com a rede pública de ensino. Isso porque a Matheus já tem alguns contratos com instituições públicas.

Empresa quer manter crescimento de 30%

Para os próximos anos, a expectativa da SWA é manter o ritmo de crescimento da empresa em 30% ao ano.

“Chegando a 500 mil estudantes sabemos que o desafio é um pouco maior. Mas criamos um time de expansão e desenhamos estratégias para manter isso - e olhamos para o mercado de educação como um que oferece essa possibilidade. Neste segundo semestre, já percebemos uma retomada muito forte no setor”, afirma Scalabrin.

Para alcançar os objetivos, a empresa pretende, além de conquistar novos clientes, seguir fazendo aquisições, embora nenhum outro negócio esteja encaminhado. “Por enquanto, estamos flertando com algumas empresas”, explica o CEO.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.