• Carregando...
Londrina
Vista geral da cidade de Londrina, no Norte do estado| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo/ Arquivo

Além de estarem entre os 12 municípios do Paraná que ficaram no top 100 do Ranking de Competitividade dos Municípios, Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina se destacaram na análise feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e o SEBRAE. As três cidades tiveram boas notas nos indicadores relacionados ao funcionamento da máquina pública, tornando-se as três primeiras colocadas neste pilar.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em primeiro lugar, ficou Londrina, repetindo o resultado de 2020. O município teve desempenho excelente nos indicadores que tratam da transparência municipal e da qualificação dos servidores, além de ter evoluído nos que tratam de tempo para abertura de empresas e custo da função administrativa.

O ponto de atenção, conforme os organizadores, é o indicador que trata da qualidade da informação contábil e fiscal - justamente aquele em que Curitiba se destaca.

A capital, aliás, aparece em segundo lugar. Ela também apresentou desempenho razoável no âmbito do custo da função administrativa e evoluiu no tempo de abertura de empresas - embora este seja seu principal desafio.

Em terceiro está Francisco Beltrão, cujo desempenho foi melhor no que diz respeito ao custo da função legislativa. Ainda assim, houve evolução nos resultados relacionados ao custo da função administrativa e à transparência. O ponto de atenção, conforme os organizadores, é o tempo para abertura de empresas.

De acordo com o relatório do Ranking de Competitividade dos Municípios, o pilar que trata do funcionamento da máquina pública é decisivo para a melhoria da competitividade municipal, pois mede os custos de transação no município e a capacidade que ele tem de identificar seus problemas e corrigi-los.

“A atividade econômica requer um ecossistema positivo ao investimento e à inovação. Quando as instituições governamentais reduzem o custo da transação econômica, a energia dos agentes econômicos se volta para tarefas que reforçam o dinamismo da  economia”, diz o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]