Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paulo Briguet

Paulo Briguet

“O Paulo Briguet é o Rubem Braga da presente geração. Não percam nunca as crônicas dele.” (Olavo de Carvalho, filósofo e escritor)

Briguet Sem Medo

O que Franz Kafka tem a dizer ao Brasil

Cem anos! Quem diria? Como o tempo passa rápido. Pois há 100 anos morria Franz Kafka, um dos autores fundamentais da literatura ocidental. E morreu na esperança de não deixar registro de sua existência. Logo ele que, com "O Processo", seria tão fundamental para escancarar a mentalidade totalitária dos séculos 20 e 21.

"O Processo", por sinal, começa com uma das frases mais emblemáticas da literatura mundial: "Alguém certamente havia caluniado Joseph K., pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum".

A realidade de Joseph K. foi a mesma de milhões de pessoas que viveram sob regimes totalitários na União Soviética, na Alemanha nazista e na China de Mao. E, agora, essa parece ser a realidade de milhares de brasileiros que vivem sob o regime PT-STF. Brasileiros que foram detidos e estão sendo condenados a penas absurdas sem terem feito mal algum.

VEJA TAMBÉM:

Pedro Vaca

Essa é a aula de realidade e literatura que o representante da Comissão Interamericana de Diretos Humanos, Pedro Vaca, está tendo no Brasil de Alexandre de Moraes: a de que o Brasil é, hoje, um país kafkiano onde o povo é detido sem fazer mal algum, vitima da calúnia oportunista do Estado - e com a justificativa mentirosa de estar defendendo a democracia, ainda por cima.

No caso brasileiro, contudo, o processo começou a seis anos, com a instauração do chamado Inquérito do Fim do Mundo. Aonde isso vai dar? O relatório de Pedro Vaca, apesar de todo o ceticismo que o cerca, talvez aponte um caminho.

O fato é que vivemos, sim, num país kafkiano. Um país em que parlamentares são presos por crime de fala. Um país em que foi criada uma máquina de censura com financiamento de instituições estrangeiras, que persegue os próprios cidadãos.

Aquilo que o Kafka profetizou no seu livro há 100 anos está se realizando no Brasil hoje.

Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados

Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Canal Briguet Sem Medo

Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos pelo link https://t.me/briguetsemmedo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.