A Revista Timeline, lançada em setembro do ano passado pelos jornalistas Luís Ernesto Lacombe e Allan dos Santos, teve os perfis no X, Instagram e YouTube suspensos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada por Lacombe na terça-feira (28).
"A conta da Revista Timeline na rede social X foi bloqueada no Brasil… A ordem partiu do Supremo Tribunal Federal. Por quê? Não informaram. Que bela democracia nós temos…", informou Lacombe pelas redes sociais.
Em nota divulgada no site da revista, que segue no ar, a Timeline disse que tomou conhecimento da suspensão no X, por meio de um aviso da plataforma enviado na noite de segunda (27).
Ao justificar o bloqueio da conta da Revista Timeline, a rede X informou que segue as "obrigações aplicáveis aos provedores de aplicação de internet nos termos da Lei 12.965/2014". "Nós estamos aqui para lhe informar que a sua conta no X, @redeTimeline, é objeto de ordem de bloqueio integral proferida no âmbito de um processo em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal", diz o X, em um email divulgado por Lacombe.
Na sequência, o X ainda alega que não pode fornecer "informações adicionais sobre o processo e nem dar conselho legal sobre como você pode proceder". Por fim, a plataforma sugere que entrem em contato com um advogado para esse fim.
De acordo com informações da revista, as contas no Instagram também estão inativas assim como o canal da Timeline no YouTube. O aviso sobre o YouTube ocorreu durante a transmissão ao vivo do programa "Conversa Timeline". "Gostaríamos de informar que recebemos uma reclamação legal sobre sua conta do YouTube. Após análise, seu canal foi bloqueado no (s) site (s) do (s) país (es) listado (s) abaixo: Brasil”, diz o comunicado da rede social.
Não há descanso para a censura imposta pelo STF
Quem pensava que o Supremo Tribunal Federal poderia ter mais parcimônia em 2025 ao aplicar a censura, enganou-se. Janeiro nem terminou, mas a corte já está ativa.
Leia o editorial completo da Gazeta do Povo aqui.
Assista ao Briguet Sem Medo às terças, quintas e sábados
Uma análise sem amarras sobre os fatos da política e do cotidiano em formato de crônica, com o jornalista Paulo Briguet. Todas as terças, quintas e sábados, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.




