i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paulo Cruz

Foto de perfil de Paulo Cruz
Ver perfil

A liberdade é um direito radical. Coluna semanal

Parem de nos matar

  • Paulo CruzPor Paulo Cruz
  • 24/11/2020 15:09
Manao Tupapau, de uma série de gravuras de Paul Gauguin.
Manao Tupapau, de uma série de gravuras de Paul Gauguin.| Foto: Wikimedia Commons

Sabe, meu caro Taunay, para não chorar, dia e noite, recorro às mais difíceis equações do cálculo diferencial e integral. É o único meio de vencer a obsessão da guerra civil e dos bombardeamentos. (André Rebouças, em 1893)

Mais uma uma vez um ser humano foi transformado em palanque político; mais uma vez o racialismo ganha mais destaque que a dignidade humana; mais uma vez o sentimentalismo tomou lugar da racionalidade objetiva; mais uma vez a virtude deixa de ser uma qualidade moral para se tornar uma bandeira a ser hasteada por todos aqueles cuja vida se mede pelo engajamento; mais uma vez o evangelho da violência – que, na verdade, é um dysangelium, para usar o termo nietzschiano – foi pregado e suas consequências não são a salvação das almas doentes, mas a condenação sumária de inocentes.

João Alberto de Freitas, morto por espancamento de forma absolutamente brutal, na última quinta-feira, num supermercado Carrefour, em Porto Alegre – ouça meu comentário aqui –, para a imprensa brasileira perdeu a sua humanidade e foi transformado no homem negro. O Carrefour, diante da impessoabilidade das acusações de racismo, se transformou numa empresa racista, mesmo tendo em seu quadro de funcionários, segundo seu vice-presidente de recursos humanos, 57% de funcionários negros e mais de um terço de gestores negros, e de ter criado, ainda em 2013, um Comitê de Diversidade, e ter encabeçado, em 2015 – a partir da fundação do Instituto Carrefour e da realização de um fórum de discussão sobre diversidade e inclusão –, a criação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, com investimento de dezenas de milhões de reais, da qual foi suspensa após o horripilante evento da última quinta. Ainda assim, irresponsáveis vandalizaram lojas da rede e – como sói acontecer em casos como esse – funcionários negros pagaram pelo ocorrido. Ou seja, como diz o ditado: a corda sempre estoura do lado mais fraco; e, parafraseando a música – contraditoriamente sempre usada em favor de tais protestos violentos –, a carne mais barata do mercado continua sendo a carne negra.

Saber se houve racismo ou não na ação dos assassinos deixa de ser uma busca pela verdade, mas apenas uma disputa narrativa que confirme visões previamente estabelecidas

Tudo isso é muito lamentável, pois, para além do assassinato e da selvageria absurda perpetrada por Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva – que devem receber condenação exemplar, de acordo com todo o rigor da lei –, e da total inércia de todos aqueles que foram testemunhas oculares – cúmplices? – do assassinato a sangue frio sem nada fazer, somos levados não a uma reflexão profunda sobre os aspectos reais de todo o ocorrido, desde seu início até o seu trágico desfecho, mas cada um escolhe qual parte enfatizar, a fim de marcar uma posição política diante de sua audiência e de seus pares.

Some-se a isso a total irresponsabilidade de grande parte da imprensa, cujo papel primordial deveria ser informar, mas, ao contrário, induz a população a conclusões que brotam das preferências político-ideológicas de seus redatores e jornalistas, provocando mais ruídos em vez de esclarecimentos. Isso acaba obrigando toda a sociedade a reagir imediatamente, construindo uma imensa Torre de Babel de opiniões e a perda total da realidade e objetividade dos fatos. Diante de tal situação, sabermos se houve racismo ou não na ação dos assassinos deixa de ser uma busca pela verdade, mas apenas uma disputa narrativa que confirme visões previamente estabelecidas. Resultado: mais divisão, mais animosidade, mais esgarçamento de nosso frágil tecido social.

Entretanto, há ainda algo que nos escapa enquanto sociedade nesse debate, capturado politicamente e marcado por ideologias secularistas da modernidade: nossa natureza e nossa dignidade foram totalmente pulverizadas num coletivismo que nos descaracteriza e nos transforma em meras peças num xadrez de poder que nos foge à compressão. A ideia rousseauniana de que “o ser humano é bom, mas a sociedade o corrompe” nos torna, todos, ao mesmo tempo, inocentes dentro de um sistema que, por si só, nos aprisiona e oprime, e também culpados pela reprodução desse sistema. A responsabilidade individual passa a dividir espaço com acusações de caráter abstrato – embora materialista – em relação a instituições, estruturas etc. Desse modo, categorias como Poder Econômico e Poder Político passam a ser a origem de todos os nossos males. Ou seja, é a morte do ser humano como indivíduo autodeterminado (e espiritual) e a absolutização do homem social.

Daí para uma divisão dicotômica, maniqueísta e reducionista da realidade não precisamos de muito esforço, como nos mostra Karl Marx no Manifesto do Partido Comunista: “Nossa época – a época da burguesia – caracteriza-se, contudo, por ter simplificado os antagonismos de classe. Toda a sociedade se divide, cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diretamente opostas: a burguesia e o proletariado”. Não há mais determinações individuais, não há mais, como diziam os filósofos da antiguidade, a tensão da alma ante seu fundamento divino, não há mais natureza humana. O que há são opressores e oprimidos.

Toda a realidade humana foi reduzida a duas categorias sociais abstratas, e suas contradições não são mais fruto de uma natureza cosmicamente corrompida, cujos desdobramentos se caracterizam, também, por opressões sociais. A realidade social foi absolutizada e é considerada a única a ser analisada e transformada, de acordo com um ideal utópico que considera possível algum tipo de controle objetivo da natureza humana que não seja o reconhecimento de sua imperfeição e a prudência como virtude política e social. Tudo isso gera o que o filósofo Gustave Thibon chamou, em seu magnífico O olhar que se esquiva à luz, de mistificação materialista:

O positivismo marxista denuncia, sob o nome de “mistificação idealista”, o nada dos valores espirituais e religiosos, e não admite como causas autênticas dos atos humanos senão as necessidade de ordem econômica. É certo que esta mistificação existe, mas deduzir deste estado, de fato, uma lei geral, constitui uma nova mistificação mil vezes mais grosseira que a precedente. Que é que esses espíritos chamados positivos encontram nos valores espirituais e religiosos para os considerarem ilusórios? O fato de serem espirituais e inverificáveis – o que, numa concepção materialista do mundo e para espíritos aferrados à verificação científica, equivale a não ser. Mas, excetuando algumas situações extremas, em que os instintos biológicos como que abafam todas as outras tendências, os nossos atos mais comuns e cotidianos são ditados por motivos de ordem espiritual e religiosa.

A análise de Thibon nos ajuda a compreender por que conceitos materialistas como racismo estrutural são amplamente aceitos, pois essa realidade secularizada há muito tomou conta do imaginário social – inclusive do imaginário religioso, como procuro demonstrar em meu curso gratuito oferecido por esta Gazeta do Povo –, produzindo uma doutrina secular correspondente à doutrina do pecado original, que, segundo o eminente teólogo Emil Brunner em sua Dogmática, seria “o pecado como uma força dominante, e o fato de que todos os homens estão associados na solidariedade do pecado”. Já o conceito de racismo estrutural, de acordo com o professor Sílvio Almeida em seu livro, para além de dizer que a “reprodução sistêmica de práticas racistas está na organização política, econômica e jurídica da sociedade”, também afirma que os indivíduos são “parte integrante e ativa de um sistema que, ao mesmo tempo que torna possíveis suas ações, é por eles criado e recriado a todo momento”. Ou seja – e aqui vai meu recado aos cristãos –, não há como aceitar a teoria do racismo estrutural sem ferir uma das principais doutrinas do cristianismo.

Mas ainda que não sejas cristão, caro leitor, fica aqui o meu questionamento: será que a reação apressada e emocional a um dos nossos mais profundos problemas sociais, o racismo, não nos turva a razão e nos torna presa fácil de armadilhas conceituais que podem, em vez de nos ajudar a solucionar os problemas, intensificá-los ainda mais? Penso que sim. A morte do que há de espiritual (racional) em nós tirou-nos a humildade de reconhecermos nossas próprias limitações, transformando-nos em juízes sumários uns dos outros e da própria história. É por isso que o imenso André Rebouças, tão logo percebeu os descaminhos da Revolução Francesa – pela qual se entusiasmou na juventude –, a abandonou em favor da moderação. Em seu autoexílio na Ilha da Madeira, ao receber notícias da tragédia republicana no Brasil, investia em racionalidade objetiva – como demonstra o trecho da carta ao amigo Visconde de Taunay, em epígrafe – a fim de não sucumbir a sentimentos revolucionários. Urge ressuscitar em nós o homem racional; mas, para isso, é preciso que parem de matar o nosso espírito.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LSB

    02/12/2020 3:48:08

    Artigo excelente! Parabéns mais uma vez!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Júlio

      27/11/2020 17:15:08

      Parabéns! Pela brilhante análise!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudio Marcio

        25/11/2020 22:13:29

        Comentário perfeito. Já li várias correntes de abordagem do assunto e todas com muita propriedade destacam o olhar enviesado do fato com objetivos alheios a solução da questão. O Paulo mostra uma visão que explica algo mais abstrato na minha capacidade de leitura do fato. O que era abstrato virou conhecimento. Muito bom.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudio Marcio

          25/11/2020 22:09:47

          Comentário perfeito. Já li várias correntes de abordagem do assunto e todas com muita propriedade destacam o olhar enviesado do fato com objetivos alheios a solução da questão. O Paulo mostra uma visão que explica algo mais abstrato na minha capacidade de leitura do fato. O que era abstrato virou conhecimento. Muito bom.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Renato Fonseca do Amaral

            25/11/2020 20:59:25

            Sou carioca e já fui assaltado 03 vezes no Rj, todas as vezes por homens negros. A este fato, caso haja reação da vitima, podemos classifica-la como racista?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MARCO

              25/11/2020 20:54:48

              Paulo de Deus!! Teu texto acalma e esclarece. Tua coluna sozinha já vale a assinatura. Parabéns

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MARCO

                25/11/2020 20:54:48

                Paulo de Deus!! Teu texto acalma e esclarece. Tua coluna sozinha já vale a assinatura. Parabéns

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Renato Ramos Martini

                  25/11/2020 20:45:34

                  Excelente!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renato Ramos Martini

                    25/11/2020 20:45:34

                    Excelente!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Renato Ramos Martini

                      25/11/2020 20:45:34

                      Excelente!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Celestino

                        25/11/2020 18:51:48

                        Espetacular!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Celestino

                          25/11/2020 18:51:48

                          Espetacular!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Celestino

                            25/11/2020 18:51:48

                            Espetacular!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • W

                              wilmar scoz

                              25/11/2020 16:01:30

                              Quando brancos são vitimas, como o caso Allam, em Minas, não há repercussão. Basta ser negro que ai vem julgadores para atribuir tudo a racismo. E as cotas? É racismo legal. E ai não nenhum barulho. Os casos são selecionado por interesses identitários. A estrutura que vemos é de perseguição e ódio aos brancos por uma ideologia socialista.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Nelson Souza Sarinho

                                25/11/2020 15:47:40

                                Parabéns, Paulo Cruz, excelente texto. Faço apenas uma observação que julgo importante: a esquerda-caviar gramscista pretendeu transformar uma violente briga de rua, um caso de polícia, em uma "luta de classe"; o objetivo dessa gente é, para mim, muito claro: pretende rasgar o tecido social para facilitar uma tomada de poder.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  MBP

                                  25/11/2020 16:08:02

                                  Perfeito!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcio Machado

                                25/11/2020 15:42:28

                                Excelente artigo. Precisamos todos deixar de ser juízes uns dos outros para sermos juízes de nós mesmos. Uma sociedade cujos integrantes não reconhecem individualmente a própria falibilidade tem poucas chances de progredir. Vejo com total ceticismo os rumos da humanidade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                  25/11/2020 15:14:01

                                  Excelente artigo , como sempre. Parabéns. A divisão da sociedade recente começou com Coxinhas e Mortadelas , agora são Negros e Brancos. O que inventarão amanhã para dividir novamente?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    L. Luz

                                    25/11/2020 14:41:00

                                    Os artigos do Paulo sempre me inspiram nesses momentos, em que a fantasia dos interesses mais sórdidos - queria acreditar que não - parece subjugar a realidade... A quem interessa transformar um homicídio absurdo, cometido por “seguranças” totalmente despreparados, num caso de racismo? RACISMO é você não deixar alguém com uma determinada COR DE PELE entre na sua loja, ou utilize o mesmo banheiro que o seu grupo étnico. A MOTIVAÇÃO do crime nitidamente não foi racista, então por que acender mais uma fogueira????

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Meg Litton

                                      25/11/2020 14:38:05

                                      Perfeito!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Fabio NL

                                        25/11/2020 13:57:19

                                        Texto excelente e digno de aplausos.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcos Liboni

                                          25/11/2020 13:45:03

                                          Paulo, você é um Professor e um Mestre por excelência! As suas palavras iluminam este vale escuro onde a humanidade se encontra, presa na dialética materialista da realidade reducionista, manipulada ao extremo para que o essencial do ser humano e a sua tríade fundamental (corpo, mente e espírito) sejam progresivamente pressionados a se verem como um mero predador na existência. Estamos sendo predadores uns dos outros na forma como estamos nos conduzindo. Estamos nos lançando uns contra os outros sem nos enxergarmos como uma só casa. Não está fácil viver nesta distopia que se mostra no melhor estilo da trilogia "The Matrix"... Força e Fé, meu querido irmão! Que Deus continue te iluminando!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Ricardo Maia

                                            25/11/2020 13:32:48

                                            Este artigo foi a grande análise sobre o terrível fato ocorrido no Carrefour, bem como o mais profundo diagnóstico da postura de nossa mídia e intelectualidade acerca do racismo no Brasil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Ricardo Maia

                                              25/11/2020 13:28:53

                                              Excelente texto

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                Welynton

                                                25/11/2020 13:25:02

                                                A melhor análise e interpretação que li até o momento. A questão da brutalidade e bestialidade da ação dos seguranças e de todos os que estavam a volta do acontecido, filmando ao invés de fazer algo prático para evitar o assassinato, foi deixada de lado, e a sociedade preferiu não fazer justiça ao homem assassinado, mas sim torná-lo um mártir, deixá-lo como moelo, fazendo-o servir a um interesse político escuso. Uma pena que nossa sociedade tenha se transformado nisso que estamos vendo. O horro que aconteceu vai muito alem do racismo, Deveríamos estar na rua protestando contra este posicionamento radical, violento e sem precedentes defendido por um governo corrupto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  antonio sergio ferreira baptista

                                                  25/11/2020 12:53:43

                                                  ...”irresponsáveis vandalizaram lojas da rede e – como sói acontecer em casos como esse – funcionários negros pagaram pelo ocorrido”. Sr.Paulo, os funcionários brancos não pagaram pelo ocorrido? Será que o senhor não sabe que grande parte dos irresponsáveis que vandalizaram as lojas da rede eram negros? Será que o senhor não sabe que em um país como o nosso com uma enorme miscigenação o racismo (que evidentemente existe) NÃO é “um dos nossos mais profundos problemas sociais” ? Morrem 60 mil pessoas (NEGROS E BRANCOS) por ano e os níveis de miséria, fome e analfabetismo atingem NEGROS E BRANCOS. Estes são os verdadeiros problemas sociais do país. O resto é mimimi racialista.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • L

                                                    LSB

                                                    02/12/2020 3:44:49

                                                    O destaque para funcionários negros foi para ressaltar a contradição da ação: em nome da defesa do negro, prejudica-se o negro!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  João Martins Donizete

                                                  25/11/2020 12:38:27

                                                  Os fatos, o racional, a ponderação e a empatia sumiram do radar. Os pseudos humanistas, virtuosos chinfrins dominaram a "somente narrativa". Narrativas essas que só aceitam as próprias narrativas. O termo racismo estrutural é somente mais uma destas falsas narrativas. Narrativa essa cunhada pela esquerda aqui e acolá encantam os idiotas úteis a causa da desinformação. O resultado é essa divisão entre, em regra, branco opressor e preto oprimido. Rico mal, pobre bom. E segue o jogo. Não há indivíduo real e sim o coletivo abstrato bom ou ruim e etc.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luiz

                                                    25/11/2020 12:30:25

                                                    É preciso ressuscitar em nós o homem racional? Concordo professor. Mas antes temos que combinar com as milicias anônimas, tipo, a SGB, a esquerda corrupta e suas pautas asquerosas. Os linchamentos morais, os ditos cancelamentos de indivíduos e empresas pela fúria revanchista e hipócrita desses pseudos humanistas São minorias querendo impor seu autoritarismo velado, sua obsessão em dividir a sociedade. Para isso fazem uso de cizanias, mentiras, do racismo e da pobreza. Moderação? Essa cambada do politicamente correto, esquerdo/progressistas não sabem o que é isso, prezado Paulo?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz

                                                      25/11/2020 12:30:25

                                                      É preciso ressuscitar em nós o homem racional? Concordo professor. Mas antes temos que combinar com as milicias anônimas, tipo, a SGB, a esquerda corrupta e suas pautas asquerosas. Os linchamentos morais, os ditos cancelamentos de indivíduos e empresas pela fúria revanchista e hipócrita desses pseudos humanistas São minorias querendo impor seu autoritarismo velado, sua obsessão em dividir a sociedade. Para isso fazem uso de cizanias, mentiras, do racismo e da pobreza. Moderação? Essa cambada do politicamente correto, esquerdo/progressistas não sabem o que é isso, prezado Paulo?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Mirtão

                                                        25/11/2020 12:11:11

                                                        A rede globolixo estava louquinha para achar um Jorge Floyd para chamar de seu.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          MBP

                                                          29/11/2020 20:13:47

                                                          A verdade atrapalha as falsas narrativas da Esquerda???

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlos

                                                        25/11/2020 11:54:03

                                                        Grande Paulo!! De voce não espero nada menos que reflexões maravilhosas como essa. Mas será que ainda dá tempo de livrar nossos jovens das ideologias coletivista que suprimem nossa humanidade?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          Gustavo Vallesquino Fernandes

                                                          25/11/2020 11:43:34

                                                          Ótimo Texto!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Pzig

                                                            25/11/2020 11:23:50

                                                            Parabéns pelo texto e embasamentos históricos.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              RPM

                                                              25/11/2020 11:17:45

                                                              Quantos políciais negros morrem todos os dias e não tem essa repercussão toda. Infelizmente a esquerdalha foca um caso e o gado de manobra vai atrás.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luiz Cunha

                                                                25/11/2020 11:14:59

                                                                A "galera" está sempre pronta a agir e a sobretudo a bradar até nos doer os tímpanos e a inteligência. Puxam qualquer ponta solta no embaralhado, mas só até onde lhes interessa. Quando o aprofundamento mostra realidade desinteressante a suas causas torpes e sem sentido, criam uma barreira que só crônicas como esta de Paulo Cruz, elucidam

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  MBP

                                                                  25/11/2020 10:15:19

                                                                  Parabéns pelo texto!!! Enfim a lucidez e apenas o bom senso!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    João Paulo Brunelo Miguel

                                                                    25/11/2020 7:39:26

                                                                    Paulo Cruz foi magistral nessa análise... que bom que podemos ter uma voz de ponderação em meio a tantas declarações taxativas sobre o caso!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Marcelo

                                                                      25/11/2020 4:09:53

                                                                      Excelente texto!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Paulo Santos

                                                                        25/11/2020 2:26:21

                                                                        Levante o braço quem desejaria que os dois assassinos fossem punidos com Prisão Perpétua ? Só eu levantei, e os outros eram os "defensores" dos negros ? A lei protege assassinos, mas a ESQUERDA não deseja pena de morte, e nem mesmo a prisão perpétua, POR QUE ? Pergunto aos amigos que são CONTRA, e se fosse seu pai ou filho, continuava contra ? E se os dois monstros entrassem em SUA casa e trucidassem TODA a sua família, continuaria contra uma pena maior ? Ou "com bom comportamento", lhes ofereceria as visitas íntimas, as saidinhas, a diminuição da pena, etc, etc, etc ? Essa "bondade" corrobora com novos assassinatos, igual ao estuprador, sai da cadeia e dois dias após estupra sua filha !

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • A

                                                                          Alexandre

                                                                          25/11/2020 1:53:55

                                                                          Parabéns, impossível haver um melhor texto do que este sobre o caso em questão.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          Fim dos comentários.