i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
Após queda na popularidade

Bolsonaro realmente corre risco de sofrer um impeachment?

  • Pedro MenezesPor Pedro Menezes
  • 19/01/2021 21:11
bolsonaro - presidência - câmara - arthur lira - baleia rossi
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Evaristo Sá/AFP

As conversas sobre um eventual impeachment do presidente da República voltaram a crescer. Não é por acaso. A última pesquisa XP/IPESPE mostra que, nos últimos 30 dias, a popularidade de Bolsonaro desabou. De dezembro para janeiro, a porcentagem que classifica a gestão federal como boa/ótima caiu de 38% para 32%, enquanto a porcentagem que avalia o governo Bolsonaro como ruim/péssima subiu de 35% para 40%.

Dois pontos da pesquisa merecem destaque especial em qualquer análise: (i) a reversão da tendência dos meses anteriores e (ii) a dimensão dessa reversão, bastante brusca. Quanto ao primeiro ponto, a aprovação do governo caiu no início da pandemia, começou a crescer rapidamente a partir de julho de 2020 e aparentemente voltou a cair neste primeiro mês de 2021. Sobre a dimensão, cabe ressaltar que a queda na aprovação equivale a quase duas margens de erro. Coincidência ou não, essa reversão aconteceu justamente no primeiro mês sem auxílio emergencial.

Então o impeachment será aprovado? A princípio, não. A queda de popularidade é, no máximo, uma explicação parcial para a mudança recente no clima de Brasília. São vários os motivos. Primeiramente, apenas como aperitivo, vale lembrar que a análise de uma pesquisa está sujeita a vieses metodológicos – para uma análise política mais convicta, seria preciso reunir vários levantamentos de vários institutos. Mas isto não é o mais importante. Mesmo que a pesquisa XP/Ipespe esteja correta, um impeachment não parece provável neste momento.

Apesar da mudança recente, Bolsonaro ainda conta com 32% da população avaliando seu governo como ótimo ou bom, enquanto 40% avaliam a gestão como ruim ou péssima. O presidente ainda está muito distante dos “impichados”. No fim de 2015, segundo o Ibope, apenas 9% dos brasileiros consideravam o governo Dilma ótimo ou bom, enquanto 70% avaliavam como ruim ou péssimo. Os números de Collor indicariam o mesmo. Temer, por sua vez, conviveu com patamar similar de rejeição sem sair do cargo. Já Bolsonaro supera até a aprovação de FHC no fim do seu segundo mandato. Não há nada anormal com a popularidade do presidente.

Um impeachment também depende da economia e, novamente, o cenário não se parece com o de Dilma ou Collor – nem mesmo com o de Richard Nixon, outro “impichado”. Apesar da recessão em 2020, é provável que a economia volte a crescer em 2021. As expectativas para a inflação de 2021 estão abaixo da meta. Por mais que a situação presente seja muito ruim, o fundo do poço já passou.

Além da opinião pública e da economia, outro fator fundamental para a aprovação de um impeachment é o apoio do presidente junto ao parlamento. E, novamente, Bolsonaro vai bem. A candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara ganhou força nas últimas semanas. A vitória de um candidato governista representaria o melhor momento do governo Bolsonaro no Congresso – e ele nunca esteve tão próximo.

Sob essas condições, um impeachment é politicamente inviável. O cenário só muda se Bolsonaro fizer muito esforço. E, convenhamos, a inacreditável negligência no caso das vacinas mostra que nada é impossível. Bolsonaro vem lidando com as polêmicas em torno da vacinação como se fossem novas tretas do Twitter, restritas a uma bolha distante do brasileiro comum. Trata-se de um erro crasso e desumano. A vacina é a maior esperança dos milhões de brasileiros cansados após quase um ano de pandemia.

Além da saúde, o mercado de trabalho está um horror, assim como as contas públicas, e atrasos na vacinação tendem a machucar ainda mais a economia. Por mais que o crescimento volte em 2021, muitos brasileiros terão menos bem-estar neste ano novo do que tiveram em 2020, especialmente após o fim do auxílio emergencial.

O barco do governo não dá sinais de que vai virar em breve, mas o mar pede cautela e o capitão parece nem saber o que é isso. Hoje, uma análise política desapaixonada me leva a crer que Bolsonaro dificilmente sofrerá um processo de impeachment. A reeleição do presidente por mais 4 anos parece mais provável do que a interrupção precoce do mandato.

Neste caso, seria bom se jornalistas e comentaristas políticos trocassem a referência do que o governo tem a perder com os recentes desgastes em torno da vacina. O que está em jogo não é o processo de impeachment. Cada dia de atraso da vacinação aumenta a probabilidade de assistirmos, em janeiro de 2023, a um adversário do presidente subindo a rampa do Planalto. Não sei se esse adversário será petista, tucano, brizolista ou global, mas sei que ninguém trabalha tanto por ele quanto o ministro Pazuello.

48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • O

    Osvaldo

    21/01/2021 19:42:40

    Isto é o que pensas ...vai perguntar para o povo em quem confiam ? Continue chorando .. 22 é logo ali !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      RICARDO LEITE DOS SANTOS

      21/01/2021 17:16:21

      Acredito que a maioria cega pelo bolsonarismo está com dificuldade de interpretar textos. Ótima coluna pontua a queda da popularidade de Bolsonaro "coincidentemente" ao fim do auxílio emergencial, e a pequena probabilidade de sofrer impeachment, mesmo com tantos erros. Querido Pedro Menezes continue trabalhando...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • J

        Jorge Vallim de Medeiros

        22/01/2021 22:34:06

        Cidadãos serios, comprometidos com seu pais, cegos com tantas obras, reformas e desregulamentacões, destravando as amarras que travam o desenvolvimento do país. Estas muito enganado, meu caro. Você mesmo vai se dar conta.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • F

      Francisco de Carvalho Costa Filho

      21/01/2021 11:38:22

      A gazeta está perdendo credibilidade quando coloca esse menino filho da ditadura ptista para escrever bobagens. Mas mais bobo sou eu, perdendo meu tempo lendo isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        jose luiz fritscher

        21/01/2021 11:09:00

        Perdi meu tempo lendo esta coluna. O colunista considera que "desabou" uma variação percentual de 5% numa margem de erro que deve ser de no mínimo 3 (se não fo 5). E daí tentar colocar na mesa impeachment. É apenas mais um enrustido da esquerda. Falta pouco para cancelar minha assinatura.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • J

          Jorge Vallim de Medeiros

          22/01/2021 22:35:31

          Sinto o mesmo. Mesmo com o pedido de Constantino, esta dificil segurar essa assinatura.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • B

        Beatriz Pacheco

        21/01/2021 4:25:10

        Simplesmente não há base legal para um impeachment, a esquerda pode tirar o cavalo da chuva. Bolsonaro é um dos melhores presidentes que o Brasil já teve. O único que representará a direita em 2022. Estou com ele e não abro!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Caco

          21/01/2021 2:25:42

          Infelizmente perdi meu tempo em ler este artigo. Tá na hora de falarmos a verdade, chega de narrativas que invertem a realidade. Criticar o que está errado é válido, importante, mas construir criticas distorcendo os fatos é abominável. Pedir impeachment de um presidente, que não rouba e não deixa roubar, só porque não gosta dele, é despresível e anti democrático.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Edney

            21/01/2021 1:43:11

            Tirar Bolsonaro agora é ter que confessar a síndrome de abstinência ao roubo tão propalado nas rede sociais, mal negocio para os inimigos. Conformem-se pois...2026 é logo ali.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              SERGIO RODRIGUES MARTINS

              20/01/2021 21:40:46

              Se torcida ganhasse jogo .... Esse negócio de impeachment é coisa de derrotados que não aceitam resultado de eleição! Melhor combinar com a população antes!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Alessio Silva

                21/01/2021 1:21:26

                Esse comentário foi removido pelo usuário

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alexandre Carlos

                  20/01/2021 19:38:52

                  Esse outro assunto que não cola... Incêndio na Amazonia, óleo no litoral do NE, Vacina, Oxigênio, 5TF tirando corpo fora da "meleca" que fez... É só mais uma distração que não dá em nada! O jeito é continuar chorando! KKKK

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    GR

                    20/01/2021 19:22:02

                    Bolsonaro tem feito um governo razoável., não fosse a pandemia seria melhor. O Governo tem um norte. Talvez uma enfermeira pudesse costurar a boca dele. Restante as coisas estão entrando nos eixos, se for reeleito seremos um pais sério.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARISA

                      20/01/2021 18:57:15

                      Eu não acredito no impeachment de Bolsonaro. Ele distribuiu verbas para estados e municípios. Distribuiu Auxílio Emergencial para 60 milhões de brasileiros. Não tem corrupção no ministério dele. Já imaginaram se o PT estivesse no governo durante essa pandemia? Seria somente roubos e desvio de verba. Muito mais brasileiros já teriam morrido. Mais que o dobro. Ele tem feito de tudo para segurar a saúde junto com a economia para evitar que brasileiros morram de fome. Tem muita coisa para acontecer ainda. Essa avaliação positiva dele vai subir muito ainda.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz Carlos

                        20/01/2021 18:53:47

                        Creio que "popularidade" pode até ser um diferencial, mas antes de mais nada é preciso lembrar que é necessário ter um crime. Se popularidade fosse tão representativo, não teríamos nenhum ministro no STF, os presidentes do Senado e Câmara de Deputados estariam presos e o Doria seria obrigado a tomar a própria vacina.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          PTRLC

                          20/01/2021 18:52:11

                          Apesar do Pazuello pisar na bola com vontade, tá matando de vergonha os milicos, não haverá impeachment. Concordo com o autor da matéria, JB está mais próximo da reeleição em 2022 que os demais concorrentes. Ele é carismático e sabe se comunicar com o eleitor. Não são as pesquisas que elegem um PR, mas o eleitor que confia no seu candidato e não trocará o seu voto por nada. As reformas vão sair em 2021 com os novos presidentes da Câmara e do Senado e isso é música para os ouvidos da população, todos os brasileiros patriotas desejam ver a economia decolar e o desemprego despencar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Claudia Aguiar de Siqueira

                            20/01/2021 18:39:10

                            O Bolsonaro é como o Trump: seu pior adversário é ele mesmo. Calado, seria um poeta. Quanto ao Pazuello, um bocado atrapalhado para um expert em logística, não?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              20/01/2021 18:16:26

                              Por que não correria? Outros saíram por muito menos, só a mentiras que esse sujeito espalhou, já seria suficiente para uma punição exemplar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celso Arruda Salomé

                                20/01/2021 18:06:37

                                O ministro da saúde tem que ser trocado imediatamente. Aliás, os generais, menos o general Heleno, tem atrapalhado o Presidente, porque na sua maioria são melancias. Devem ser colocados ministros afinados politicamente com Bolsonaro, e não positivistas esquerdistas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                  20/01/2021 18:02:43

                                  A taxa de desemprego , segundo IBGE , em 2017 , foi de 12,6%. Se agora , com pandemia e a inanição do Congresso , a taxa está em torno dos 14% , foi milagre. Auxílio emegencial obviamente não poderá ser pago ad eternum , sob risco de financiar a informalidade e quebra do Tesouro Nacional.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luca Brasi

                                    20/01/2021 17:30:18

                                    Resumo da Ópera: Não haverá impeachment! A popularidade do PR tende a crescer junto com a economia em 2021. No mais, eu ouvi que o tal "zérueladirceu" juntou-se aos demais cabeças de bagre que querem o impeachment. Aí é que não vai dar em nada mesmo!!! Next, please!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JOAQUIM DIAS

                                      20/01/2021 16:39:19

                                      Bolsonaro é franco, dá nome aos bois, porém é burro em matéria de comunicação e assessoria. Fala demais para um Presidente, o cargo é muito importante, queira ele ou não. Agora não é mais deputado, é Chefe do Executivo Federal, a situação é radicalmente outra e no terceiro ano de governo ainda não se tocou, nem ele nem seus filhos 01, 02 e 03, burros como o pai. A língua dentro da boca é importante, falar e agir são situações diferentes e o Presidente está mais preocupado com a primeira do que com a segunda opção.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • J

                                        Jorge Vallim de Medeiros

                                        22/01/2021 22:39:22

                                        E "burros", serão reeleitos, deixando os criticos inteligentes, sem entender o porque.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      BZ

                                      20/01/2021 16:24:40

                                      Não entendi qual o tal "descaso com a vacina".... e, pelo amor de Deus, não me venha com a cantilena repetitiva enfadonha da esquerda....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Roberto Silva Cruz

                                        20/01/2021 16:12:19

                                        Vai tirar o homem porque,acabou a mamata.A grande imprensa parece prostituta,se vende pro dinheiro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Edilson

                                          20/01/2021 16:09:50

                                          Eu não sei averacidade de todos esses fatos. Mas uma coisa é certa: O povo está com o Presidente, e a força do povo é bem maior que a vontade desses políticos desacreditados. Se precisar o pau quebra, não tenham dúvidas. Não será saudável instigar o povo a tomar uma atitude mais drástica. O pessoal conservador é bem democrático e pacífico, mas tb sabemos jogar o jogo da esquerda.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • S

                                            SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                            20/01/2021 21:44:18

                                            Excelente! A verdadeira popularidade vem das ruas! E aí, Bolsonaro é imbatível! Vão lá os inúteis dória, maia, alcolumbre e ministrinhos do stf testar sua popularidade nas ruas! Se se sairem bem eu dou a mão à palmatória!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcus Pinheiro Machado

                                          20/01/2021 14:42:13

                                          RISCO NÃO,CERTEZA.SÓ AGUARDAR.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlos Roberto

                                            20/01/2021 14:15:00

                                            Impeachment é coisa séria, coisa que o Congresso e STF não são! Não há motivos para isso, a não ser especulação da esquerda e da grande mídia insatisfeita com a teta seca!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Spartacus

                                              20/01/2021 13:49:55

                                              Eu rezo para que esse impeachment aconteça e ele finalmente dê o golpe que vó Brasil tanto precisa fechando essa imundície de congresso nacional

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • J

                                                Jorge Vallim de Medeiros

                                                22/01/2021 22:40:30

                                                Não é por aí.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              20/01/2021 13:51:14

                                              " Coincidência ou não a queda da aprovação aconteceu justamente no primeiro mês do fim do auxilio emergencial", diz o valente aí. É mesmo? Será que foi isso, o prezado? Ou seria o fato do massacre diário que a imprensa canal faz contra o "Bozo"? Genocida gritam eles. As mazelas do país por conta do corona são tudo culpa de um único homem, o presidente da república, hein? Impeachment deste momento - qual seria outro momento que então seria provável? Perseguição criminosa de uma imprensa - que tem à frente a Rede Lixo - que perdeu suas benesses, diga-se, bilhões - não se conforma por motivos ideológicos e birra mesmo ter um presidente que não se curva às suas vontades nada republicanas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Dilbert

                                                20/01/2021 13:31:00

                                                Enfrentamos a pior pandemia do século com um Governo Federal terrivelmente incompetente e despreparado, o que não exime outros entes federativos e a sociedade em geral de seus próprios erros. Até entendo quem, por ter uma agenda econômica liberal ou visão conservadora do mundo, ter votado no Bolsonaro achando que ele podia entregar algo. Não pode, porque é um incapaz cercado por boçais similares. Ponham outro para levar essas pautas adiante. Temos agora que nos unir para lidar com a pandemia e com os milicianos fanatizados agressivos que infestam o país. Somente quando acabarmos com esses dois vírus é que a economia irá melhorar e iremos respirar novamente como Nação. Impeachment já.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • F

                                                  Freitas

                                                  20/01/2021 19:38:47

                                                  Luiz, o STF tirou os poderes? Mas, meter a mão grande no estoque de vacinas de São Paulo pode? O que você faria? >>> Seria mais humano, usaria máscara, não provocaria aglomerações, mostraria ao povo mais humilde como se higieniza, jamais falaria "e daí", "não sou coveiro". Seria uma ser humano, não essa pessoa desequilibrada que está no poder.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luiz

                                                  20/01/2021 13:56:12

                                                  Diz aí, valente, o que vc faria de diferente se fosse o presidente da república? Não esqueça, o STF lhe tirou todos os poderes p/ tratar a pandemia. Vc só tem que mandar grana p/estados e municípios, certo? O Min. da Saúde atendeu a todas as revindicações dos estados. Mas faltou oxigênio no Amazonas _ eles vão te chamar de genocida, viu? - ué, mas a grana - bilhões enviados ao Amazonas não deu p/ comprar oxigênio? Diz aí inteligente, o que vc faria de diferente?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Reinaldo de Oliveira

                                                20/01/2021 12:55:27

                                                Pedro, boa e coerente leitura do momento politico atual. Não concordo com parte das iniciativas do presidente, contudo, não torço contra o governo, pois estou no mesmo barco que é o Brasil. Só me causa perplexidade a capacidade que o Bolsonaro tem de perder para ele mesmo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Mauricio Conde

                                                  20/01/2021 12:49:36

                                                  Excelente análise. Parabéns ao autor. Um impeachment vai acirrar ainda a mais a divisão política que está o Brasil.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    Tupinambá

                                                    20/01/2021 12:43:01

                                                    O colunista ignora que a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas no dia 17/01/21 e em apenas 48 horas já tinha estoque de vacinas colocadas em 22 estados. Se isso não é mostra de competência, não sei porque o colunista afirma que houve negligência do ministério da saúde!!! Além do mais o colunista sorrateiramente não informou o percentual de regular na pesquisa XP/Ipesp... esse percentual somado aos 32% de ótimo passa de 50%..... É triste para os detratores do JB ver que o povo ainda aprova com grande margem o governo federal!!!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      rogerio

                                                      20/01/2021 12:15:34

                                                      Excelente texto, mostra a realidade que parte da imprensa e "isentoes" não conseguem enxergar

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MdJ

                                                        20/01/2021 11:40:32

                                                        A situação do, Presidente eleito democráticamente,precisa de atenção máxima agora no meu ver.Artigo e muito bom.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo Roberto Pinheiro

                                                          20/01/2021 9:59:13

                                                          O impeachment de Bolsonaro foi selado quando ele, ainda na campanha, cometeu o sincericidio de dizer: "mais Brasil e menos Brasilia". Aí o monstro despertou.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            JAMC

                                                            20/01/2021 15:21:05

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              CARLO MELONI

                                                              20/01/2021 15:21:11

                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                                20/01/2021 2:56:07

                                                                Excelente este artigo ....A mídia , diga-se tv globo , Folha e Estadão culpam o PR de tudo de errado que acontece no país. Na verdade , não é bem assim. No Amazonas , todo os 8 bilhões enviados pelo governo federal foram, literalmente , roubados. A secretaria da saúde de Manaus foi presa. Que culpa tem Bolsonaro ? Foi impedido, pelo stf corrupto , de meter o bico nos estados e municípios e ficou na dele . Bolsonaro vai se eleger para governar o Brasil por mais 4 anos. Mas , não é fácil governar o Brasil .....Principalmente , quando você tira previlégio de poderosos corruptos que ainda detém algum poder como a globo, folha e o próprio stf é aqueles milhares de cabides ....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • N

                                                                  Nekara

                                                                  20/01/2021 9:56:50

                                                                  STF só impediu de interferir no fechamento de comércio e lockdown. Não.impediu de coordensr nacionalmente, fazer um programa integrado, campanhas de testagem em massa, etc. Bolso se omitiu. Negou a pandemia e deu uma baita mau exemplo. Canalha é o que ele é.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                TIAGO

                                                                20/01/2021 2:46:01

                                                                Eu não sei se Bolsonaro corre risco de sofrer impeachnent. Eu só sei q na cabeça dos isentões histéricos esse possível risco é BEEEEM maior do que o risco real.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • S

                                                                  Sou Brasil

                                                                  20/01/2021 2:25:26

                                                                  excelente artigo...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    LSB

                                                                    20/01/2021 0:41:03

                                                                    Bom artigo, só não tenho certeza que o pior já passou (da pandemia parece que sim, mas do caos brasileiro não...).

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.