i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil

Democracia em vertigem, um filme para sobrinhos do zap

  • Por Rafael Augusto Salvi
  • 25/06/2019 22:57
Democracia em Vertigem: a diretora Petra Costa
Democracia em Vertigem: a documentarista Petra Costa acompanhou o processo de impeachment de Dilma.| Foto: Divulgação

Enquanto todo mundo pedia para que o PT fizesse autocrítica, o partido fazia documentário. O nome é Democracia em Vertigem (ou The Edge of Democracy), em parceria com a Netflix. Por que uma grande marca do capitalismo americano se uniria ao petismo? Pergunta interessante. Vale outra coluna, que não escrevo por falta de convicções sobre o assunto. Mas esse detalhe intrigante não descaracteriza o petismo do documentário, nítido do início ao fim.

“Democracia em Vertigem” narra o impeachment e a prisão de Lula com a mesma posição dos documentos oficiais do PT. As críticas ao petismo são as já frequentes no discurso de qualquer Fernando Haddad. O maior trunfo da obra são as imagens de grão-petistas nos períodos mais nervosos da crise política. A diretora Petra Costa teve acesso exclusivo a Dilma e Lula no olho do furacão, privilégio que certamente não seria concedido a um infiel. Mais do que esquerdista, o filme é petista – são coisas bem diferentes, como argumentarei daqui a algumas linhas.

Há talento no documentário. Petra mostra um olhar sensível ao comentar cenas como a de Dilma, Marisa e Lula descendo a rampa após a entrega da faixa presidencial em 1º de janeiro de 2011, na qual o trio petista desfila fisicamente distante do então vice-presidente Temer. Há talento também nas filmagens, de muito bom gosto estético. Mas boa filmagem, sozinha, não sustenta um bom documentário. É preciso algum compromisso com a realidade.

“Democracia em Vertigem" é inútil enquanto fonte de informação. Se um alemão desinformado assistir ao documentário, terminará sem saber se os protestos contra Dilma foram maiores do que os contra Temer – nenhum número é divulgado.

O alemão seguiria ignorante sobre a dimensão da crise econômica brasileira. Esta é comentada em duas frases aos 30 minutos de documentário. Pouco aparece depois. Incorretamente, Petra relata a crise como iniciada em 2015. Na realidade, a recessão começou em 2014 e a desaceleração do crescimento vem desde 2010. Tal desaceleração foi uma das causas de junho de 2013, assim como a alta da inflação naqueles tempos, mas o espectador termina o filme sem saber disso.

Petra também acha que o alemão desinformado não precisa saber das pesquisas de opinião pública sobre impeachment e prisão de Lula. Também nega a ele qualquer explicação sobre o que são pedaladas fiscais. Todas as defesas do impeachment apresentadas no documentário são ridículas e tratam de outros assuntos. No fim das contas, o filme ignora a presença de crimes orçamentários na lei do impeachment, assim como o julgamento do TCU sobre as contas de Dilma.

Em seu discurso de posse, quando Temer diz que o início do seu governo seria um ato religioso, Petra edita maldosamente a fala. Fica parecendo que o ex-presidente atentava contra o estado laico. A edição esconde a maior parte dos trechos sobre a etimologia da palavra – que remete a “religar”. Temer usou o termo para afirmar que seu governo gostaria de unir os brasileiros após a polarização do impeachment. A palavra “religião”, naquele discurso de posse, tinha um significado quase secular, mas é retratado por Petra em tons teocráticos.

O alemão desinformado não saberia dizer a dimensão do petrolão e dos esquemas de caixa dois para as eleições presidenciais do PT. Para Petra Costa, tudo isso é secundário. Só lhe serve o que agrada ao partido.

Que fique claro: não há crime em ser petista. Gosto de ler petistas como Celso Rocha de Barros. Celso é um sociólogo que tem partido, assim como Laura Carvalho é uma economista que tem partido, enquanto Petra é uma cineasta a serviço do partido. É importante ressaltar a diferença. Celso e Laura são capazes de desagradar o PT em nome da boa reflexão. Petra, não.

Outra diferença é que Celso e Laura acompanham a política brasileira de perto, com informações e pontos de vista valiosos. Já Petra diz que o impeachment foi “a primeira vez em mais de 20 anos que o pais prestava atenção no que acontecia no Congresso”. Em seguida, admite que “não sabia quase nada” sobre os parlamentares até então. Poucas cenas depois, confessa que só foi descobrir do que Dilma era acusada durante as filmagens do documentário.

A ignorância chega ao cúmulo quando Petra aborda os processos contra Lula. Primeiro, diz que o Amigo da Odebrecht foi acusado de chefiar o Petrolão apenas por ser próximo de outros envolvidos e ter o poder de tomar decisões. Essa descrição varia entre o eufemismo e a desonestidade. Em seguida, emenda: “a acusação de fato, após dois anos de investigação, era de que Lula havia recebido um triplex de uma empreiteira”. Não é verdade, Petra. Esta é uma dentre várias denúncias. Os processos contra Lula se baseiam até em provas acidentalmente produzidas por ele mesmo – é o caso, por exemplo, dos pedidos para que seguranças da Polícia Federal acompanhassem o ex-presidente no sítio de Atibaia durante mais de 20% dos seus dias entre 2012 e o início de 2015.

O ápice da ignorância de Petra aparece em resposta a um promotor do Ministério Público contra Lula. Transcrevo as falas abaixo. Na íntegra, pois editar o contraditório para que ele pareça ridículo é atitude de documentarista picareta.

Na cena de Democracia em Vertigem, o procurador diz: “Não temos provas cabais de que Lula é efetivo proprietário, no papel, do apartamento, pois justamente o fato dele não figurar como proprietário do triplex da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação e simulação da verdadeira propriedade”.

Mesmo com esse português enrolado - se existiam falas mais claras de outros procuradores, por que Petra escolheu logo essa? -, o conteúdo do que ele diz é cristalino: o registro do imóvel no nome de Lula é irrelevante porque ele estava sendo julgado por ocultação de patrimônio. Se o crime é esconder a verdadeira propriedade do apartamento, a ausência do nome na escritura do tríplex não prova a inocência do acusado.

Assim responde Petra, na sequência: “O fato de que não existem provas de que ele é o dono do apartamento é considerado prova da sua tentativa de escondê-lo; e essa prova então é usada como evidência de que ele é o chefe do esquema”.

É tão absurdo que chega a ser difícil comentar. Além de não entender a fala do procurador, Petra inventou que o tríplex justificava a descrição de Lula como chefe do Petrolão.

Cena seguinte: velório de Marisa, cuja morte é atribuída à Lava Jato.

Democracia em Vertigem: crítica ao filme

A ignorância confessa de Petra sobre a política brasileira, assim como seu petismo, poderiam ser resolvidos mantendo o viés de esquerda do documentário Democracia em Vertigem: como crítica, para isso, o talento cinematográfico precisaria conversar com alguns acadêmicos, intelectuais, gente disposta à contestação. A diretora os dispensou. Três pessoas narram quase todos os acontecimentos: Petra (em off), Lula e Dilma (nas imagens exclusivas que concederam, sem ingenuidade, à companheira).

Como resultado, o documentário encaixa-se perfeitamente no que George Orwell chamou de “linguagem política” no seu clássico ensaio Política e a Língua Inglesa.  Nem todo documentário sobre política precisa de linguagem política, nesta acepção orwelliana do termo. Talvez o significado seja mais facilmente apreensível como linguagem partidária ou politiqueira. Isto fica claro no seguinte trecho do referido ensaio, traduzido por Desiderio Murcho:

“No nosso tempo, o discurso e a escrita política são em grande medida a defesa do indefensável. Coisas como a continuidade do domínio britânico na Índia, as purgas e deportações russas, o bombardeamento atômico do Japão, podem realmente ser defendidas, mas apenas com argumentos que são demasiado brutais para que a maior parte das pessoas os assuma, e que não combina bem com os objetivos professados dos partidos políticos. Assim, a linguagem política tem de consistir em grande medida em eufemismo, petição de princípio e pura vagueza turva.”

Eufemismo e vagueza são as linhas mestras do filme Democracia em Vertigem, seja através da já comentada omissão de fatos fundamentais ou pela apresentação cuidadosamente bondosa dos crimes petistas.

O documentário consiste essencialmente numa narrativa pessoal, baseada na história familiar de Petra Costa. Seus pais foram torturados durante a ditadura militar. Petra não informa muito sobre a atuação política e filiação ideológica deles, mas cita Pedro Pomar, histórico dirigente do PCdoB, como um importante mentor. Foi Pedro quem inspirou o nome de Petra. Enquanto a diretora conta essa história, o filme mostra o slogan “quero votar para presidente”, das Diretas Já.

Pedro Pomar, em 1968, descreveu a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung como:

"contundente derrota para a coalizão mundial contrarrevolucionária do imperialismo, da reação e do revisionismo contemporâneo". E completa: "Ao mobilizar massas de centenas de milhões, num movimento de envergadura sem precedente, a Revolução Cultural Proletária, em menos de dois anos, já estendeu-se a toda a China e desbaratou a trama revisionista burguesa, que visava a restauração do capitalismo".

É claro que Pedro Pomar queria votar para presidente: como alto dirigente do PCdoB, ele talvez tivesse um assento no Comitê Central caso sua revolução triunfasse. Eis a única conexão possível entre voto pra presidente e os ideais que inspiraram os pais de Petra.

Seria desumano relativizar a tortura, assim como é desonesto retratar o PCdoB daqueles tempos como democrata. Não era. Petra a ideologia dos seus pais assim porque a verdade é dura demais para ser assumida, como preconizava Orwell. Além da imprecisão calculada, o trecho revela já no início a presença de uma esquerda sem disposição para a autocrítica.

Pouco adiante, na apresentação de Lula, Petra afirma que o ex-presidente se interessou por política após entrar no Congresso e notar que 2 dos 443 deputados vinha da classe trabalhadora. Ela diz da própria boca, sem citar fonte ou duvidar da afirmação. O relato provavelmente veio de Lula, em mais um dos tradicionais auto-elogios do homem que já se comparou com Jesus Cristo. Petra aceita tudo pelo valor de face, porque atua a serviço de um partido.

Pelo mesmo motivo, ela abusa também da má dialética: com frequência contrapõe dois lados com o objetivo de ridicularizar um deles. Diz, por exemplo, que “de um lado, eu só ouvia que Dilma era responsável por todos os problemas do país; do outro, que a acusação contra ela não justificava um impeachment”.

Não conheço um defensor do anti-petista que conscientemente acuse Dilma de todos os problemas do país. Todos os petistas que eu conheço concordam que o impeachment foi mal justificado. Esse é um padrão na narrativa de Petra, que desumaniza o contraditório e não o leva a sério, mas trata a narrativa petista com todo carinho possível.

A dialética desonesta aparece em diversos momentos. “De um lado, a história da elite da qual meus avós faziam parte; do outro, a história dos meus pais e da esquerda que eles sonharam, que está desmoronando”, nos conta a documentarista. Como se a esquerda não pudesse fazer parte da elite. Petra, que anda rodeada de ex-presidentes e descende de um fundador da Andrade Gutierrez, certamente não é operária.

A diretora gosta tanto desta prática que a repete até através de imagens. Após mostrar pedidos de intervenção militar, Petra emenda: “o país se dividiu em duas partes, esse é o outro lado”. Em seguida, aparece o tal do outro lado defendendo justiça social e belos valores. São uns puros.

Na contraposição mais ridícula, uma mulher branca e aparentemente rica aparece reclamando do que chama de “cotas racistas”, enquanto gente aparentemente pobre agradece a Lula pela sua generosidade. Como esperado, a redução da pobreza e desigualdade no governo Lula é atribuída à bondade do petismo.

Naturalmente, Petra ignora que quase todos os países sul-americanos passaram por reduções na pobreza e desigualdade no mesmo período – e na maioria deles, essa redução foi maior que a brasileira. Ignora também que a política econômica do PT teve bons resultados quando não era petista, depois piorou conforme quadros do partido ganharam espaço na equipe econômica.

Confesso que, antes de assistir Democracia em Vertigem, já esperava um documentário com visões à esquerda, mas não com visões tão petistas. Há diferença fundamental entre uma coisa e outra. Uma visão à esquerda pode ter o propósito sincero de esclarecer o mundo. Uma visão petista tem o objetivo único de concentrar poder em torno do PT, através de narrativas agradáveis ao partido. Foi a isso que Petra se submeteu - e é com essa premissa que seu documentário deve ser assistido.

Um filme para sobrinhos do zap

Não acredito que Petra seja mentirosa, pura e simplesmente. O tom e a história familiar da diretora corroboram a imagem de uma crença política sincera na inocência de Lula. Por isso, apesar do documentário não ser boa fonte de informações sobre o Brasil, a obra é útil para entender a mentalidade de parte da elite brasileira.

A visão pessoal de Petra sobre nossa política serve como base para o roteiro, mas não é só dela. Muita gente pensa assim. Por isso, mesmo não sendo bom para entender o Brasil, o filme é ótimo enquanto retrato de certa elite culpada que não se reconhece como tal.

Mais do que isso, Petra não esconde o desprezo por aqueles que pensam diferente. Estes seriam autoritários e ignorantes, uns brucutus que não merecem nuance. Cerca de 60% da população brasileira é favorável à prisão de Lula e impeachment de Dilma. Será que essa maioria se resume a defensores da ditadura militar e racistas, como os que aparecem no filme de Petra?

Não há, ali, um esforço sincero para entender a maioria dos brasileiros. Há a ridicularização destes por alguém que é incapaz de retratar o divergente como humano. Eis um forte sinal de radicalismo político que aproxima Petra de Pedro, o dirigente do PCdoB que inspirava os pais dela em meio a elogios ao genocídio de Mao Tsé-Tung.

No fim das contas, o que o documentário Democracia em Vertigem revela é a tribo dos sobrinhos do zap. Estes guardam semelhanças com os tiozões do zap, seu par mais velho e direitista. O sobrinho do zap também é incapaz de ver valor em quem discorda dele. Como o tiozão, ele aceita acriticamente o discurso do seu populista de estimação.

Sobrinhos do zap, como Petra, tem todas as características dos tiozões do zap. As diferenças são principalmente geracionais. Além da idade, os sobrinhos se destacam por uma linguagem interessada em arrotar virtude. Sobrinhos são superficiais e péssimas fontes de informação, como os tiozões. Odeiam o pensamento crítico, apesar de usarem a expressão a todo tempo. Eles não sabem a diferença entre juízo de fato e de valor. Em geral, encaram a política como um combustível para a própria vaidade, sem se importar com as pessoas reais que são afetadas no caminho.

Tiozões e sobrinhos são danosos ao debate público, mas se proliferam no contexto da internet. Ambos se odeiam. O tiozão acha que o sobrinho é um esquerdista autoritário. O sobrinho acha que o tiozão é um fascista autoritário. Com frequência, ambos estão certos.

Uma curiosidade é que o tiozão do zap costuma odiar o sobrinho do zap – e vice-versa. Petra, ao retratar diversos tiozões em seu filme, mostra que compartilha desse ódio. Ironicamente, ela não repara suas semelhanças com os velhinhos que odeia. O resultado não poderia ser outro: um filme que ironiza as fotos dos ditadores militares no antigo gabinete parlamentar de Jair Bolsonaro, mas o faz através dos depoimentos de quem idolatra Chávez, Mao ou Vargas.

53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 53 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    ARMINDO VILSON ANGERER

    ± 0 minutos

    Muito boa e bem fundamentada a matéria! Infelizmente os "Petistas" continuarão na sua linha ideológica e os "direitistas" também. A velha e sábia decisão através dos tempos tem sido o uso da razão e do bom senso, coisa que não existe para nenhum extremista. A matéria é otima e sem viés ideológico. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dulcemar Szeremeta

    ± 6 horas

    Excelente análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDRE LUIS TISI RIBEIRO

    ± 197 dias

    Artigo excelente! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 199 dias

    Pra quem gosta de *******e um prato cheio

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARILIA COSTA JORDAO

    ± 202 dias

    Gostei do documentário e dos apontamentos do seu artigo... Espero a leitura de um parecer seu com críticas tão inteligentes e acirradas em relação aos áudios do Moro, cocaína no avião militar... Você é muito bom nas palavras, vamos ver no exercício da neutralidade. ;)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 203 dias

    NETFLIX É CAPITALISTA. O CAPITAL VISA O MERCADO. NETFLIX COMUNISTA hahahaha gente maluca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      Netflix é um ANTRO de lacração PC, uma invenção dos comunas, tem vídeo no youtube

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 203 dias

    Zap é o Bolso que enganou essa manada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      James Paul Macca

      ± 180 dias

      E os governos petistas foram os carrascos que levaram a manada ao matadouro. Educação em 183º lugar no mundo, abaixo da Etiópia; milhares de desempregados e sem qualquer qualificação para o trabalho; epidemias voltando com crianças morrendo de miningite; compras de refinarias sucatas; empréstimos do BNDES para gerar infraestrutura em países ditatoriais enquanto nossas estradas, portos, etc morrem a míngua. em parte da manada você está?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao abu

    ± 203 dias

    documentario excelente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 203 dias

    Olha Pedro , quanto ao filme ainda não posso opinar , mas o teu artigo achei excelente , e talvez esse discernimento da realidade e fantasia falte a nós brasileiros , pra deixarmos de sermos tão passivos , com a podridão nossa de cada dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aureli Teixeira Moreira de Abreu

    ± 203 dias

    Excelente, Pedro. Ajuda- nos a entender o cunho quase religioso do petismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 203 dias

    Podem notar: as produções que a Netflix exibe sempre tem o seguinte tripé: drogas - homossexualidade - promiscuidade. No caso desse filme (que nem trailer vou assistir), falta só a homossexualidade. Filme de esquerdistas para esquerdistas, só material de propaganda para jovens que não pagam contas nem arrumam o quarto. Dispenso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MARILIA COSTA JORDAO

      ± 202 dias

      Qual o problema da sessão LGBT?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      Achar um filme sem lacração PC na Netflix é arqueologia pura! Quase tudo contaminado. Ah, e tem uma seção inteira só para filmes "LGBT***".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

      ± 203 dias

      Venho notando isso tem um tempo já.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    josé viegas conde

    ± 203 dias

    Acredito que a volta do PT a liderança do cenário pólítico vai demorar muito. Além de não reconhecer os erros ( o que facilitaria a análise interna para a retomada) insiste neles. Depois de tantos anos martelando um método a seus simpatizantes o PT acabou sendo êle mesmo vítima desse mesmo método , ou seja, o exercício da "cegueira ideológica"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joel Madureira

    ± 203 dias

    Você viu o filme "*****narcos e seus minions" e confundiu com o filme da Petra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra regina

    ± 203 dias

    Boicote a Netflix! Assistam “1964 - O Brasil entre armas livros” esse sim deveria estar no NETFLIX

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maroog

    ± 203 dias

    Olha, parabéns pela análise. Fina ironia quanto ao alemão médio que assistir ao filme. Em geral cineastas (e demais artistas) amigos do regime ajudam a criar a narrativa que sustenta ditaduras autoritárias, sejam de direita ou esquerda, como o purgatório necessário para chegar ao paraíso socialista. Nada mais perigoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      Cite aí um único filme louvando uma ditadura de direita. Aliás, cite uma ditadura de direita sem ser a nossa ditabranda, a de Pinochet (o cara!!!) ou de Franco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 203 dias

    O filme é um lixo! nem sei porque o netflix mantém essa porcaria no catálogo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MBP

    ± 203 dias

    lixo mentiroso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eds@n ©️®️

    ± 203 dias

    Gostei do documentário e não mudei minha visão crítica do PT após assisti-lo. É parcial, sem dúvida, e uma Diretora tem esta prerrogativa ( ao contrário de juízes) , como é parcial a história contada nas escolas brasileiras desde 1500 sobre os nossos pseudos heróis .Cenas do hipócrita Aécio e do inaceitável comentário quando do voto do atual presidente sobre o impeachment da Dilma, enaltecendo " o pavor da Dilma" ( seu torturador ) evidenciam que nossos problemas são muito maiores que os escândalos do Mensalão e Petrolao, infelizmente .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      Isso ai é a sua "visão crítica do PT". hahaha? Caramba, imagina se resolver elogiar!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jared280

    ± 203 dias

    Ele escancarou o óbvio: o PT já sabia que todos os descalabros praticados nas duas gestões de Lula, e uma e meia gestão de Dilma, terminariam por inviabilizar o famoso "Projeto de Poder de Longo Prazo". De posse de tal consciência, só restava ao partido, para não legar aos seus seguidores fanáticos o batismo de "******s úteis", que roteirizar e encenar uma autêntica Ópera-Bufa, que se materializou nas passeatas de vermelhinhos, toda a novela pré-impeachment - com discurso de golpismo, resistência, medidas judiciais perante o STF, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jared280

      ± 203 dias

      O documentário em questão, assim, é mero registro de um roteiro pré-concebido e que pretende amalgamar na história uma versão dos fatos. Que nós sabemos ser mentirosa. Aí reside o maior defeito da película, pois para tentar atingir seus objetivos de propaganda, só adotando a técnica de falsear a realidade e, pior, aproximar-se da paranóia, como insinuações de que havia um sistema todo contra o PT, seu líder (Lula) e o governo então em elisão (Dilma). O filme é, assim, puro engodo. Uma pregação para convertidos. Quem viveu os fatos, e se informou acerca deles, sabe que a propaganda petista é apenas isso: auto-promoção inversa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson Galvao

    ± 203 dias

    Pedro, mais um tiozão do zap que faz tipo de analista crítico, mas com o jeitão dos altivos procuradores da lava-jato, que agora deixaram de dar entrevista coletiva. Sua crítica me ensejou a assistir o documentário, justamente porque reproduz uma síntese do que a grande mídia brasileira diz a quase uma década. Joga com a platéia. Replica uma opinião pública cristalizada na cabeça do brasileiro médio, fruto de muitas horas de exposição ao jornalismo tipo Globo News, onde o PT é a encarnação do mal e Lula o anti-cristo. Para Menezes, o mensalão e o caixa 2 uma exclusividade petista. Mas, pera, e agora, o que fazer com os vazamentos do The Intercept? Diz que é falso que dói menos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      Ai, que preguiça! A po&¨%rra do gringo é comuna de carteirinha, tinha que estar em cana! É um criminoso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 203 dias

      Essas conversas que o gringo publicou no blogue dele carecem de autenticidade. Pode ser tudo edição/invenção. Não servem como prova de nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wilson Galvao

      ± 203 dias

      Alexandre Souza: O jornalista Glenn estava a disposição para responder a todos. A narrativa da Globo e S/A, dizendo que as conversas foram obtidas de maneira criminosa é uma tentativa para tirar o foco. Se julgarmos a conduta de quem conseguiu as mensagens, também teremos que considerar que Moro e a Lava-jato também cometeram crimes. Eles colocaram escutas em advogados de defesa e na própria presidência da república, além dos vazamentos seletivos para a Globo News. Se o desejo por condenar o PT se justifica neste tipo de conduta, por que agora se condena a forma que as mensagens do Telegram foram obtidas? Em tempo, os criadores do aplicativo negam que seja possível hackear o sistema.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre Souza

      ± 203 dias

      Do ministro do STF, Luís Roberto Barroso: “A única coisa que se sabe ao certo, até agora, é que as conversas foram obtidas mediante ação criminosa. E é preciso ter cuidado para que o crime não compense”.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre Souza

      ± 203 dias

      Não seja falacioso! E sim: o mensalão é uma exclusividade petista. Assim como o petrolão. O petismo mudou o paradigma da corrupção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    osvaldo americo

    ± 203 dias

    Tudo muito falso. A maior prova é que a Dilma não falou uma besteira no documentário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    ± 203 dias

    O problema é o dinheiro. Uma milhonaria que nunca trabalhou, não faz a menor ideia do que está acontecendo e acha que idolatrando o PT da algum sentido a sua vida fútil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex Fox

    ± 203 dias

    Lembrando que nosso querido Pedro Menezes declarou seu voto no PT nas últimas eleições...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURÍCIO DE OLIVEIRA

    ± 203 dias

    Excelente crítica! Esse tipo de cineasta lembra os que serviram e se serviram do nazismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor Hugo Figueiredo Marques

    ± 203 dias

    Sensacional, muito bom ler algo com esse conteúdo em um jornal!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 203 dias

    Muito boa sua análise!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus

    ± 203 dias

    Que crítica foi essa? Dizer que uma cineasta é ignorante política não é comum a um crítico sério. Não que críticos sejam imparciais ou neutros, mas sua crítica não me pareceu mais que um manifesto anti-petista. Esperava mais, fruto justamente da polarização que o filme evidencia - e que, não vi na sua crítica - está posto e estamos naturalizando, inclusive através de postagens como a sua. Achei muito válido o documentários para que possamos, sempre, ter acesso a todas as versões do fato, e não permanecermos prostrados diante apenas das versões oficiais de quaisquer. Dizer que possui apenas poucas boas imagens é de um reducionismo lamentável. Não achei a crítica séria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Alexandre Souza

      ± 203 dias

      A crítica foi bem embasada e seríssima.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alex Fox

      ± 203 dias

      Ele escancarou o fato de que a "cineasta" fez um manifesto político ao invés de documentário, é uma crítica séria. Marcus, pare de ser petista, abra os olhos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Machado de Barros Jr.

    ± 203 dias

    Excelente análise!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elza Janzen

    ± 203 dias

    "o film é retrato de certa elite culpada que não se aceita como tal", um hadouken nos petistas haha nossa dei muita risada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Borges de Santana

    ± 203 dias

    Pedro, seu artigo se soma a tantos outros que analisaram o documentário e chegaram a conclusão de que ele apenas reforça as narrativas que a esquerda quer imprimir na sociedade sobre o impeachment. Espectros políticos rivais são tratados como inimigos da democracia e poucos intelectuais que apoiaram o impeachment foram entrevistados por ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 203 dias

    A esquerda brasileira se reduziu a um bando de picaretas apoiado por um bando de lunáticos. Nem perco meu tempo escutando o que essa gente tem a dizer. O importante é que fiquem longe do poder e que as fontes de financiamento público (via corrupção, ONGs, patrocínios estatais, etc) sejam cortadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 203 dias

      A esquerda nunca prestou em lugar algum do mundo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wanderson Rigo

    ± 203 dias

    É só mais um enlatado produzido na fábrica de narrativas profissionais do mundo do faz de conta petista, mas agora com ares de poesia e emoção para ser mais palatável. Nada melhor que a arte para retratar o irreal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilberto Nascimento

    ± 203 dias

    Petra B.sta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilberto Nascimento

    ± 203 dias

    Petra B.sta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elias a reinaldin

    ± 203 dias

    Resumindo: perda de tempo. Não preciso assistir essa abobrinha pra saber como petista pensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 203 dias

    Essa Netflix é retardada. Pedindo para perder assinantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 203 dias

    A esquerda se alimenta de mentiras, ignorância e hipocrisia... como o mundo parece que cada vez está mais cheio disso tudo, sinto ter que chegar a essa conclusão, mas o mundo está condenado a sofrer !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.