• Carregando...
Conheça jogos “secretos” que Google e Facebook escondem de você
| Foto:
Foto: divulgação

Para jogar o xadrez do Facebook, basta enviar um pequeno código para um contato. Foto: reprodução

Talvez você nunca tenha percebido (e pode até passar uma vida sem perceber), mas os programas de computador e aplicativos que mais usamos “escondem” alguns joguinhos divertidos. O termo para isso é “easter egg” (ovo de Páscoa), uma referência ao fato de os ovos de chocolate usualmente terem uma surpresa dentro, como brinquedos ou bombons.

>>>Quanto custa um apartamento em Paris? Veja preços em várias cidades

O mais recente deles foi disponibilizado neste mês no app do Facebook Messenger para smartphone. Se o usuário enviar o emoji de bola de futebol para algum dos contatos, e clicar nele depois, poderá brincar com um joguinho bem básico de embaixadinhas (ele pontua ao não deixar a bola cair e a velocidade aumenta com o passar do tempo).

É um joguinho oculto similar a outro que já existia no aplicativo: ao enviar e clicar no emoji de bola de basquete, dá para brincar de lançá-la à cesta.

>>>Isso sim é frio! Veja as temperaturas mais baixas já registradas

Um dos easter eggs mais bacanas está disponível também na versão web do Facebook, no bate-papo. Você pode jogar xadrez com algum de seus contatos. Basta enviar o código “@fbchess play” (sem as aspas) para a pessoa. Os movimentos são feitos com determinados códigos e para conhecê-los o usuário deve digitar “@fbchess help” (sem as aspas, novamente).

Um joguinho mais útil é o do dinossauro “escondido” no Google Chrome. Mais útil porque ele serve de passatempo quando você está sem internet. É que o navegador exibe uma imagem de dinossauro para usuários offline. Se clicar nela, ele poderá jogar um game de pular obstáculos até a conexão ser restabelecida.

>>>Cálculo mostra quando faremos contato com ETs

Obviamente nada disso vai causar uma revolução no mundo digital. Mas os easter eggs estão cada dia mais comuns. Segundo alguns especialistas em marketing digital, apoiadores destes jogos secretos, ele adicionam um elemento de surpresa aos produtos (softwares e aplicativos), influenciam no engajamento do usuário com a marca e dão uma mostra do potencial visual do desenvolvedor. E tudo de forma quase oculta…

 

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]