• Carregando...
O cantor Justin Bieber preferiu criar um hot pop em seu pedido de desculpas. Foto: Divulgação
O cantor Justin Bieber preferiu criar um hot pop em seu pedido de desculpas. Foto: Divulgação| Foto:
O cantor Justin Bieber preferiu criar um hot pop em seu pedido de desculpas. Foto: Divulgação

O cantor Justin Bieber preferiu criar um hit pop em seu pedido de desculpas. Foto: Divulgação

Você se exaltou na discussão política dos últimos meses? Pisou na bola com alguém de alguma outra forma? Calma, pois ainda existe solução. E científica — o que significa que você nem precisará ensaiar uma serenata com “Sorry”, de Justin Bieber, o que certamente iria piorar as coisas.

Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, criaram a fórmula perfeita para um pedido de desculpas. De acordo com a ciência, é só seguir seis passos que tudo tende a dar certo.

Para chegar a esta conclusão, os estudiosos analisaram as respostas de um grupo de 755 pessoas a alguns pedidos de perdão em uma situação cotidiana – o erro foi simulado como se fosse em ambiente de trabalho.

Roy Lewicki, professor emérito na área de humanas da universidade e condutor da pesquisa, constatou que um pedido de desculpas com maior aceitação incluía os seis elementos abaixo ou, pelo menos, a maioria deles. Curiosamente, o pedido de desculpas em si é o menos importante.

“Talvez você não consiga usar todos os elementos. Mas, em particular, admitir a responsabilidade é um componente importante”, destacou o pesquisador em entrevista à CBS News.

E outro detalhe importante: quanto antes se desculpar, melhor. “Se esperar muito tempo, não terá mais volta”, apontou Lewicki. Eis os seis elementos para a desculpa perfeita:

1 – Mostre remorso

2 – Explique o que aconteceu e onde você errou

3 – Responsabilize-se pelo erro

4 – Declare-se arrependido

5 – Ofereça-se para corrigir o erro

6 – Finalmente peça desculpas

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]