Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Armas de Lanza

De acordo com a revista eletrônica Slate, pelo menos 3.093 pessoas foram mortas com armas desde o massacre de Newtown, em que 20 crianças e seis adultos foram assassinados a tiros por Adam Lanza, o jovem de 20 anos que matou também a própria mãe (com um tiro na testa) e depois do tiroteio na escola, cometeu suicídio. Na semana passada, a polícia divulgou mais informações sobre a casa em que ele vivia junto com a mãe. Nela, informou o jornal londrino The Independent, foram encontradas várias armas, incluindo espingardas, pistolas, uma baioneta e até espadas samurais.

Discriminação ou não

No site The Daily Beast, a discussão em torno do casamento gay ganhou cobertura extensa – assim como em todos os maiores jornais dos EUA. Uma decisão da Suprema Corte é esperada para antes de julho. O site argumenta que o processo movido por Edith Windsor, ou Edie, hoje com 83 anos, é sobre discriminação (ela foi obrigada a pagar US$ 363 mil de impostos sobre os bens deixados por sua companheira porque o governo não reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo). “Muitos deles [dos juízes] querem falar sobre qualquer coisa que não seja discriminação contra gays”, diz o Daily Beast. “Em vez disso, eles se concentram as audiências em questões processuais, por exemplo, quem tem a autoridade de defender a lei.”

Jurisprudência

Na revista The New Yorker, Amy Davidson também chamou atenção sobre o embate entre o que é controlado pelo estado (o casamento é) e não deve ter a interferência do governo federal (ao não reconhecer o casamento de Edie e Thea, ele estaria interferindo). “Na jurisprudência americana, é a lei estadual que diz quem é casado, mesmo que a lei federal determine quais os direitos de pessoas casadas, como a isenção de imposto sobre imóveis que Windsor, uma viúva, não teve”, escreveu Davidson.

Embora Edie Windsor tivesse o seu casamento com Thea reconhecido em Nova York, ele foi ignorado pelo governo, que cobrou dela impostos que não cobraria de um casal heterossexual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.